Atualmente, ter uma empresa que preze por diversidade e inclusão é um fator fundamental para que ela ocupe uma posição de destaque no mercado e as suas vantagens são cada vez mais claras. Por mais que a justiça e a equidade social estejam por trás de tais iniciativas, especialistas apontam que há uma vantagem competitiva.
As empresas que desenvolvem tais práticas de D&I se diferem das outras frente ao mercado. Sob essa ótica, os consumidores buscam, com maior frequência, fechar contratos com negócios que possuam essa promoção mais presente e assertiva.
Quais as vantagens das estratégias de diversidade e inclusão para a sua empresa?
Uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresa global de consultoria empresarial, retrata que as corporações mais diversificadas conseguem atrair os melhores talentos, o maior foco no cliente, a satisfação dos funcionários e a melhora na tomada de decisões. Ainda de acordo com esse estudo, companhias com diversidade de raça têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média e as com diversidade de gênero, 15% mais chances.
Além disso, com tal diversidade cada vez mais presente no trabalho, os colaboradores aprendem a lidar com as diferenças e a reduzir o preconceito e as discriminações. Quando bem estruturadas, as premissas DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) tornam-se um diferencial para a empresa em performance, focando na pluralidade e aproximando os colegas de trabalho, gerando colaboração e espírito de equipe.
Como consequência, há a melhora das condições de desempenho na empresa. Com uma cultura organizacional mais inclusiva, a produtividade do seu time aumenta, uma vez que há uma promoção de melhorias na sua rotina de trabalho. Dessa maneira, um ambiente mais acolhedor e inovador apresenta mais chances de lucrar acima da média do mercado, favorecendo o desenvolvimento do seu negócio.
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Por mais que garantir a diversidade e inclusão em uma empresa seja desafiador, os resultados positivos e inspiradores compensam, impactando positivamente o ambiente de trabalho. É indispensável que o CEO dissemine tais ideias, divulgando o compromisso de toda a organização com o D&I, assumindo responsabilidade e apoio.
Na Ayra Consultoria, temos orgulho de apresentar três núcleos de D&I:
– Anama: para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+;
– NRSA: nosso Núcleo de Responsabilidade Socioambiental;
– BlackAyra: para pessoas da comunidade negra.
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