A importância de influenciar a cultura empresarial dentro das organizações

A importância de influenciar a cultura empresarial dentro das organizações

A cultura organizacional refere-se ao conjunto de normas, crenças,  tradições, comportamentos e práticas compartilhadas por membros de uma organização. São os valores que movem o funcionamento de uma instituição e influenciam no comportamento dos trabalhadores, ditando como os colaboradores se portam e se relacionam entre si dentro desse ambiente. É uma espécie de identidade coletiva única de uma empresa, que influencia na conduta, desempenho e hábitos dos funcionários. Assim sendo, essa cultura tem bastante influência na maneira na qual a organização é vista pelos stakeholders externos e na tomada de decisão de estratégias da empresa.

Em primeiro plano, cabe citar a importância de ter os valores e crenças de uma empresa bem estruturados e bem difundidos entre os colaboradores, já que esses preceitos orientam as ações e decisões dos membros.

Assim, é interessante investir na cultura da empresa. Estando focado em tradições e rituais de uma organização, como práticas de integração dos membros, dentro e fora do ambiente de trabalho. Ou até mesmo com a realização de eventos e atividades recorrentes que ajudam a reforçar a cultura e aproximação das equipes. Um exemplo disso é a elaboração e implementação de ritos comuns na empresa. Isso incentiva a criação de uma cultura organizacional no ambiente e fomenta um senso de pertencimento entre os colaboradores. Portanto, é possível fortalecer as equipes, já que cria-se um senso de propósito em estar na empresa ou no seu respectivo cargo e contribui com a criação de uma boa relação entre os colegas de equipe, o que colabora com a manutenção desse cenário positivo, motivando seus colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Como nós aplicamos isso na prática?

Aqui na Ayra, uma empresa júnior de consultoria, temos alguns ritos e práticas comuns na empresa para engajar os membros e estimular esse senso de pertencimento. Um deles é a prática no ‘’mandou bem’’, onde encorajamos nossos membros a darem feedbacks positivos a respeito do trabalho de seus colegas. Além disso, outra prática realizada recorrentemente na empresa é a comemoração de projetos vendidos no grupo da empresa com todos os membros, onde tem-se uma grande comemoração, por meio de diversas mensagens parabenizando a equipe de comercial. Tem-se, também, a imersão, que é um evento de trabalho onde, em um final de semana a cada um semestre, realizamos trocas de ideias em relação a empresa, buscando melhorar diversos pontos, pensando em estratégias e logísticas para aperfeiçoar o gerenciamento e funcionamento interno e externo, além de ser um momento de integração entre os membros.

Assim, é possível cultivar um bom clima na sua empresa. Isso por meio do desenvolvimento, implementação e perpetuação de uma cultura organizacional no cotidiano da sua corporação ou instituição. Aumentando, consequentemente, a motivação de seus colaboradores por meio desse sentimento de pertencimento e propósito atrelado a suas atividades e cargo. 

Como ela afeta o funcionamento e comportamento?

De forma resumida, uma cultura organizacional saudável e bem alinhada com os objetivos da empresa pode levar a vários benefícios. Sendo eles  maior satisfação dos funcionários, maior engajamento, melhor desempenho e uma maior capacidade de adaptação a mudanças no ambiente de negócios. Por outro lado, uma cultura mal gerenciada ou em conflito com os objetivos da organização pode levar a problemas. Estes relacionados a produtividade, alta rotatividade, falta de inovação e uma percepção externa negativa sobre a organização.

Dessa maneira, a cultura organizacional é um aspecto que deve estar presente em todas as empresas. Onde deve-se consolidar uma cultura baseada, principalmente, nos valores que a empresa busca seguir. E também constantemente reforçar esses valores no ambiente organizacional visando o aumento do engajamento dos membros, por meio desse senso de pertencimento, e, consequentemente, aumento da produtividade e satisfação das equipes.

Como a Ayra pode te ajudar a se desenvolver?

Somos especializados em promover soluções estratégicas e podemos te ajudar a desenvolver e colocar em prática rotinas, estruturações e muito mais! Nossos serviços proporcionam toda a base necessária para que todos seus objetivos sejam atingidos. Agende agora seu diagnóstico gratuito conosco!

 

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros