A importância da matriz BCG

A importância da matriz BCG

A ferramenta matriz BCG é utilizada para analisar o portfólio de produtos e serviços da empresa. Essa avaliação é feita e avaliada de acordo com o desempenho do mercado de acordo com fatores internos e externos. Em um gráfico, analisa-se o produto em questão em relação ao mercado em que ele é colocado e aos seus concorrentes por meio de dois eixos: o crescimento de mercado e a participação relativa no mercado. Esses eixos são compostos por dois setores que formam um quadrante: vaca leiteira, estrela, interrogação e abacaxi. 

Mas o que esses quadrantes significam? 

Eles representam as quatro categorias de produtos de uma empresa. 

  • Vaca Leiteira: esses são produtos mais lucrativos, estabelecidos no mercado, contribuindo para o balanço positivo da empresa. 
  • Estrela: compreendem produtos também muito lucrativos, com potencial no mercado, mas ainda sem estar estabelecido no mercado.  
  • Interrogação: essa categoria engloba produtos que ainda geram dúvidas à empresa acerca da lucratividade, apresentam muito potencial, porém apresentam riscos. 
  • Abacaxi: produtos ”abacaxi” são os pouco lucrativos, pouco potencial no mercado. 

 Gráficos matriz bcg

Esse instrumento possibilita analisar o ciclo de vida do produto e permite traçar estratégias, analisar o desempenho da gestão das marcas. Assim, possibilita ter uma visão certeira sobre os produtos mais lucrativos e que demanda menores gasto tanto de tempo, quanto de dinheiro. Além disso, o ciclo de vida de um produto é dividido em quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

 A ferramenta matriz BCG contribui para que o tomador de decisões adote uma dentro quatro estratégias ao lidar com esses produtos de acordo com o ciclo em que eles se encontram. Assim, sendo elas: construir, manter, colher, abandonar.  

 Com isso em mente, como incorporá-la?

Já que esta fornece informações essenciais de maneira clara e visual, a matriz BCG atua um papel crucial na gestão de negócios. Isso aprimora a qualidade das análises realizadas e orienta os tomadores de decisões na tomada de decisões mais acertadas em relação aos produtos comercializados. Caso tenha se interessado, agende agora seu diagnóstico gratuito com nossa equipe de especialistas! Entre em contato já!

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