As tendências de mercado para sua empresa

As tendências de mercado para sua empresa

Hoje em dia, é essencial manter-se atualizado com o contexto do setor e as práticas adotadas pelos concorrentes. Para isso, é necessário realizar uma análise aprofundada das tendências do mercado em questão. Com esse fim, é preciso aplicar metodologias de identificação e análise dos rumos que o setor está tomando, visando à aplicação na empresa.

Metodologias de análise de tendências

Para além da observação geral do mercado, por meio da visualização de agregados do setor, é preciso ir além para observar suas tendências. Essa identificação pode ser realizada por meio da análise dos concorrentes diretos e indiretos à empresa e subsequente realização de benchmarking em relação a sua operação.

Além disso, a análise PEST (ou PESTAL, dependendo do setor) é uma metodologia útil para identificar as tendências específicas do mercado em questão. Esse ferramental visa mapear as tendências observadas hoje no setor por meio desses tópicos:

As 6 óticas

  • Política: O primeiro âmbito de análise volta-se a identificar as tendências políticas do setor. Ou seja, compreender como novas normas e regulamentações implementadas pelo governo, além das perspectivas para tal, impactam no setor da empresa.
  • Econômica: Agora, esse fator busca delinear como, e em qual magnitude, variáveis macroeconômicas afetam o setor da empresa. Assim, visualizar variáveis como a taxa SELIC, desemprego, câmbio, crescimento e juros específicos ao setor, além de suas projeções, é essencial a essa etapa.
  • Social: Essa seção da metodologia visa identificar como tendências relativas à sociedade e público-alvo impactados pela empresa afetam seu produto. Desse modo, compreender fatores sociais, de questões demográficas a movimentações socioculturais, que afetem padrões de consumo é fundamental.
  • Tecnológica: Essa seção reflete os fatores tecnológicos que influenciam o setor no momento da análise. Com isso, é imprescindível destacar principalmente inovações disruptivas que estejam adentrando o mercado ou novas práticas relacionadas à implementação de softwares ou automatização de processos.
  • Ambiental: O penúltimo foco da análise se volta a compreender o panorama ambiental do setor. Nesse sentido, devem ser visualizadas questões ligadas às regulamentações ambientais vigentes, demandas por sustentabilidade do público-alvo e impacto ambiental das empresas do mercado.
  • Legal: Embora semelhante aos fatores políticos, a última frente da análise busca visualizar mudanças legislativas, sobretudo que afetem a operação da empresa, no setor. Assim, destacam-se as mudanças puramente legislativas e seu panorama, ao passo que a face política da análise visualiza o lado político das mudanças legislativas.

Como extrair insights de valor para seu negócio?

Com a realização compreensiva da análise das tendências e práticas do mercado da empresa, permite-se a visualização de novas metodologias e ferramentas a ela aplicáveis. Além disso, pode-se, com as informações coletadas, traçar um panorama compreensivo a curto médio prazo para o setor. Caso tenha interesse, a equipe de especialistas da Ayra Consultoria oferece serviços de análise e planejamento estratégico com base nos dados obtidos. Assim, proporcionando suporte completo para o crescimento da sua empresa. Agende já seu diagnóstico gratuito e visualize o futuro de seu negócio!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

O Business Intelligence (BI) é uma disciplina de análise de dados que revolucionou a formacomo

Você já parou para pensar a influência que diferentes grupos podem exercer no seu negócio?

O marketing digital se tornou a chave do sucesso para muitos negócios online, especialmentepara o

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros