Como as Startups lideram em mercados que já estão consolidados

Como as Startups lideram em mercados que já estão consolidados

Não é segredo que a tecnologia alinhada à força de vontade gera resultados impressionantes; essa importante combinação somada a empreendedores natos dá origem a como as startups lideram em mercados que já estão consolidados. Portanto, empresas com baixo custo de operação que ofertam serviços altamente escaláveis, a fim de exponencializar sua margem de lucro e crescimento.

O que são SME (Small & Medium Enterprises) e IDE (Innovation Driven Enterprises)?

Para contextualizar, cabe mencionar os conceitos de SME (Small & Medium Enterprises) e IDE (Innovation Driven Enterprises). Trazendo uma explicação, I mais aprofundada, SME são pequenas e médias empresas com razoável previsibilidade nas suas operações e com curva de crescimento linear, focando em mercados locais. Já as IDE’s são empresas disruptivas que buscam inovar em seu modelo de negócio e almejam o cenário global de vendas. Em resumo, esses dois modelos de negócios levam a entender que uma startup só prospera no 2º cenário, onde o crescimento é acelerado/exponencial. Afinal, a busca por escalabilidade é o foco desse tema.

Startups consolidadas no mercado

Por exemplo, temos algumas empresas hoje consolidadas que surgiram tais quais startups e hoje, atingem o patamar de unicórnios. “Unicórnios” no geral é o termo utilizado para nomear startups que atingiram o valor de mercado de US$1 bilhão. Dentre elas, temos algumas queridinhas dos brasileiros como: 99, Nu Bank, IFood e Stone. Sendo o setor das fintechs o mais desenvolvido, com 6 empresas atingindo esse patamar de alavancagem nos últimos 5 anos. Portanto assim, é importante mencionar o que são as famosas “fintechs”, já que elas têm sido a maioria no ranking de startups e unicórnios nos últimos anos.

Assim, cabe também mencionar cases de sucesso de forma mais aprofundada, tal qual o Nubank. Até meados de 2022 essa empresa que tinha menos de 10 anos de vida, superava bancos comerciais já consolidados em termos de valor mercadológico. Até ano passado (2022) superava seus concorrentes, chegando a valer 32,1 bilhões de reais. Levando em consideração ranking de reclamações, era líder com a menor porcentagem segundo o banco central. Por fim, ultrapassou rivais indiretos no último trimestre do ano anterior, chegando a impressionante marca de 65 milhões de clientes em sua base. Tais conquistas denotam que, quando há estruturação, escalabilidade e um marketing bem-feito, startups possuem um enorme potencial de globalização de suas marcas.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros