Como apresentar um Plano de Negócios?

Como apresentar um Plano de Negócios?

No processo de captação de investidores e apresentação do negócio a investidores, stakeholders e demais partes interessadas. Antes de tudo, é essencial saber como apresentar um Plano de Negócios e dispor de um modelo bem desenvolvido e estruturado. Deste modo, a garantir credibilidade aos que forem dedicar tempo e recursos ao empreendimento.

Contudo, é necessária sua apresentação estratégica aqueles interessados, por meios que valorizem os pontos chaves e oportunidades de mercado que sua empresa busca explorar e minimizem os elos fracos de sua proposta de negócios.

Como apresentar a empresa?

Antes do produto ou serviço, é preciso apresentar quem é a empresa, sua identidade organizacional e pelo que preza. Para isso, é essencial o desenvolvimento de uma apresentação institucional, ou seja, apresentar quais os principais pontos que definem a identidade da empresa.

Nessa apresentação, permeando o documento, você deve realizar um storytelling que não apenas apresenta quem é a empresa, transmitindo sua identidade organizacional e MVV, mas também humaniza-a por meio da apresentação de seus membros, referências e trajetória profissional. Vale dizer que deve ser uma apresentação mais visual e que destaque mais quem é a empresa e não seu plano de negócios. Por exemplo, a apresentação explorada na seção a seguir.

 

Como destacar e valorizar a proposta?

Agora, com a intenção de destacar o plano elaborado para o empreendimento, sugere-se elaborar um Pitch Deck, um documento voltado a apresentações que, de maneira concisa, destacará o plano. Portanto, busca credibilizar a proposta e convencer os espectadores de sua viabilidade não apenas financeira, mas também de mercado.

Nesse documento, devem ser apresentados pontos do negócio como as oportunidades de mercado que busca explorar, com dados e informações relativas às projeções de crescimento do setor, fit da sua proposta com o público que busca atingir, diferenciais competitivos em relação aos concorrentes, além de seu modelo de negócios e proposta de valor intencionada.

Ainda, é essencial apresentar, para garantir credibilidade e previsibilidade financeira, projeções de receita e custos, além de indicadores financeiros assertivos relativos à proposta. Para essa seção, mas não só, é importante destacar informações que se destaquem para os stakeholders, visando garantir a captura de seu interesse e atenção pelo seu produto ou serviço.

Além disso, introduza brevemente a empresa, trazendo elementos de sua apresentação institucional, de modo a humanizar a proposta que será apresentada.

E agora, como prosseguir?

Com esse instrumental, pode-se apresentar a proposta de negócios intencionada, transposta a uma apresentação voltada aos stakeholders. Caso tenha interessado, no Pitch Deck e Apresentação Institucional podem ser incluídos no nosso Planos de Negócios, para clientes que desejem empresa ao mercado. Nosso diagnóstico é 100% gratuito e todo projeto é feito especialmente para as necessidades de cada cliente, agende já!

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