A Arquitetura de Processos como Diferencial do negócio

A arquitetura de processos como diferencial do negócio

A arquitetura de processos, nada mais é do que uma estruturação dos processos internos ou operacionais de uma empresa com o intuito de ditar o rumo e a eficácia, a fim de cooperar para que o negócio haja de forma mais eficiente.

 

 

Benefícios

O motivo pelo qual seu negócio pode ser diferente dos demais no mercado, pode ser as simples otimizações dos seus processos ou a estruturação deles. Há alguns benefícios principais que o ato de arquitetar seus processos traz, entre eles temos:

Colaborar para organização interna: sabemos que muita das vezes, o que mais estressa os funcionários no ambiente de trabalho é quando não se sabe o que deve ser feito em determinada situação. Ou seja, quando há escassez de informação e até mesmo quando as funções não estão bem definidas. A arquitetura de processos é extremamente eficaz em extinguir este problema, visto que ela dá “nome aos bois”. Ela  define padrões e procedimentos claros, além de ser responsável por estruturar a maior parte das informações pertinentes aos processos internos.

Melhora na qualidade de exercício de funções: de forma geral, a arquitetura de processos pode proporcionar cargos bem definidos, procedimentos operacionais padrões e instruções de trabalho. Desta forma, o funcionário terá um guia arquitetado de como exercer suas funções. Portanto, a qualidade de seu serviço melhora, por depender menos dos outros e mais do seu entendimento sobre a arquitetura de processos.

 

Oportunidades

Primeiramente, a eficiência na tomada de decisão: a arquitetura de processos vai permitir que você visualize melhor os seus dados internos. Um grande exemplo disso é a utilização do Business Intelligence nesse processo de arquitetura, você pode encontrar um texto sobre o BI aqui no blog da Ayra, e entender como a retirada de Insights pode auxiliar na tomada de decisão. 

Além disso, a identificação de problemas e oportunidades de melhora: é claro que nossos negócios nem sempre funcionam como queremos. Sabemos que pode sempre haver algum problema em algum processo interno ou haver algum gargalo, porém, adivinha? A arquitetura de processos também pode te ajudar com isso! O mapeamento de processos pode ser muito útil para visualizar todo o processo da sua cadeia produtiva, até mesmo de forma dinâmica ou gráfica. Isso vai facilitar a leitura da sua organização interna e vai permitir a identificação dos problemas ou gargalos, proporcionando, assim, melhoria contínua no seu negócio.

 

Conclusão

Estes são só alguns dos exemplos de benefícios que a Arquitetura de processos pode trazer para o seu negócio. Mas só esses já bastaram para mostrar como o seu negócio pode se diferenciar dos demais se aplicar essa ideia dentro da empresa, não é? Nós da Ayra Consultoria oferecemos diversos tipos de projeto, e a Arquitetura de Processos é um deles, se gostou do que ela pode te proporcionar, entre em contato conosco e faça seu diagnóstico já!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um