A Análise de Sentimentos e a definição do Público-Alvo
Como desenvolvido em outros textos no blog, a compreensão de quem é o público-alvo do produto, suas dores e características é essencial ao sucesso de uma empresa no mercado.
É nesse sentido que surge a análise de sentimentos: um ferramental voltado a extrair, a partir de menções na internet, percepções do público sobre um produto ou serviço. Por meio de softwares de processamento das menções citadas, permite-se mapear feedbacks do público e, com eles, desenvolver maneiras assertivas e mercadologicamente embasadas para gerar mais valor ao público consumidor.
Aplicando a Análise de Sentimentos
Comumente, os softwares desenvolvidos com esse propósito atuam por meio da captação e filtragem das menções ao produto em diversas redes sociais. Em sequência, essas menções são segmentadas de acordo com seu teor e tópico. Por exemplo, podendo ser categorizadas como positivas ou negativas, ou voltadas à funcionalidade do serviço ou o relacionamento da marca com seu público.
Vale dizer também que embora essa seja sua forma mais comum, a análise de sentimentos não se restringe às redes. Hoje em dia, já existem softwares voltados à análise de menções além do texto. Por meio de técnicas de processamento de mídia, é possível analisar as menções ao produto em vídeos e imagens veiculados na internet.
Por fim, a análise de sentimentos também pode ser utilizada para compreender a percepção do público não sobre um produto específico, mas sim sobre a empresa que o produz. Desse modo, pode-se visualizar como o público-alvo percebe a empresa, assim compreendendo se suas práticas de marketing estão sendo assertivas para o público que intencionam.
O que a análise de sentimentos permite à empresa?
A partir de uma análise de sentimentos assertiva, a empresa pode planejar-se estrategicamente com embasamento em dados mercadologicamente validados. Além disso, pode-se compreender o impacto de decisões tomadas pela empresa, avaliando a percepção do público-alvo e, subsequentemente, definindo sua continuidade ou não.
A empresa realiza a tomada de decisão de modo mais embasado a partir das informações coletadas. Consequentemente, permitindo a criação de métricas e estratégias mais assertivas e adequadas à realidade de mercado da empresa.
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