A importância da responsabilidade social para empresas

A importância da responsabilidade social para empresas 

O conceito de ESG

A partir de 2020, com a pandemia, o conceito de ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança) passou a ser muito utilizado no meio corporativo. A sigla é uma reformulação mais abrangente de um conceito já utilizado há muitos anos e visto pelas empresas e pela sociedade de forma cada vez mais notável: a sustentabilidade. A agenda ESG, em suma, diz respeito às boas práticas ambientais, sociais e de governança, ou seja, uma empresa que está em conformidade com tal conceito, se mostra sustentável nos três âmbitos. 

 

 

Nas empresas

Até o século XX, a máxima do lucro ainda movia única e exclusivamente a maior parte das corporativas. Entretanto, a virada do século se deu juntamente com uma demanda por mudança em tal visão. As empresas no século XXI são exigidas pelas suas partes interessadas que busquem uma conciliação, a qual o lucro exista gerando o mínimo de externalidades negativas possíveis. 

Dentro desse amplo conceito, existe a responsabilidade social, que está relacionada com a preocupação da empresa em, não só não gerar impacto social negativo com suas ações, mas também gerar impacto social positivo. A adequação das empresas a tal política se dá por basicamente um motivo interno e outro externo. 

 

Benefícios internos

O motivo interno é o benefício que a responsabilidade social gera para o empreendimento. No que tange a diversidade e inclusão, um ambiente mais diverso, tanto em relação à inclusão de minorias, mas também em relação à diversidade de pessoas em geral, torna ele mais criativo e inovador, isso porque em um grupo de pessoas diversas há maior diversidade de formas de pensar, gerando óticas de pensamento diferentes. 

Além disso, as questões de preocupação com o colaborador são algo relacionado com a responsabilidade social. Uma experiência de trabalho mais agradável torna-o mais satisfeito e, portanto, produtivo. Dessa forma, ações visando a segurança, saúde (física e mental) e satisfação em geral do colaborador podem gerar resultados significativos para qualquer negócio. 

 

Benefícios externos

O motivo que incentiva a adequação das empresas às práticas de responsabilidade social, de uma perspectiva externa, é a pressão por parte dos stakeholders. Atualmente, clientes têm preferências cada vez maiores por consumir sustentavelmente, investidores procuram cada vez mais alocar seus capitais em negócios sustentáveis, governos cada vez mais, não só regulam, mas incentivam setores a terem práticas sustentáveis. 

Dessa forma, o meio corporativo tende a ceder a tais demandas e, portanto, buscar fomentar ações de impacto. São exemplos a participação de projetos sociais, a realização de doações e a inclusão de grupos minoritários no seu ambiente de trabalho. Tudo isso visando que seus stakeholders tenham uma visão melhor do empreendimento, tornando o posicionamento de marca da empresa mais forte. 

 

Como a Ayra pode te ajudar

A Ayra Consultoria tem buscado se integrar nas políticas de ESG, como de responsabilidade social. Fomos pioneiros no Movimento Empresa Júnior na criação de núcleos de afinidade. Como por exemplo o núcleo de pessoas LGBTs e o de pessoas pretas da empresa, visando acolher tais minorias. Além disso, possuímos o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental, no qual já promovemos ações de impacto como uma campanha de Páscoa para as ONGs União das Operárias de Jesus e Casa Reviver. Venha conferir nossas soluções para ampliar o alcance do ESG no seu negócio! 

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um