Benchmarking: o que é e como realizar?

Benchmarking: o que é e como realizar?

Benchmarking é um conceito em inglês que significa, em linhas gerais, analisar empresas do ramo e aplicar as lições aprendidas a sua empresa. Ao observar e entender como outras empresas lidam com determinados processos, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, entre outros aspectos, é possível otimizar as operações e melhorar a satisfação dos clientes em seu próprio negócio. Essa análise comparativa oferece insights valiosos que podem impulsionar o crescimento e o sucesso da sua empresa.

Como identificar oportunidades de benchmarking?

Primeiramente, a empresa pode realizar o benchmarking, geralmente, a partir de qualquer prática que ela observe no mercado e perceba como aplicável ou contraindicável.

Assim, para realizar o benchmarking, é necessário mapear não só empresas concorrentes com realidade e recortes de mercado próximos aos seus, mas também casos e referências de boas ou más práticas no campo de atuação. Em seguida, é preciso analisar todo o processo de geração e entrega de valor no modelo de negócio das empresas selecionadas, buscando identificar seus processos e seu impacto no sucesso ou insucesso da empresa. Para tanto, é necessário analisar essas empresas por diversas óticas, desde seu posicionamento de marca a seus preços e modelo de negócios escolhido.

Com base nessas análises, é possível identificar de forma assertiva os pontos positivos e negativos, embasados em experiências de mercado. Em seguida, resta apenas a implementação ou revisão dos processos em sua própria empresa, visando otimizá-los e alcançar melhores resultados.

 

Como aplicar o aprendizado?

Assim, a empresa deve listar os elementos que deve aplicar ou evitar em seu próprio negócio após a análise. Dessa maneira, a empresa deve traçar um paralelo com os processos hoje aplicados e apontar os pontos de mudança.

A partir dessas análises e identificação dos pontos a serem melhorados, é fundamental traçar planos de ação para a revisão ou implementação desses aspectos. Nesse sentido, a empresa pode utilizar metodologias como 5W2H, que permitem a visualização clara dos planos e facilitam sua operacionalização.

 

Benchmarking e revisão de processos na Ayra Consultoria

Caso tenha interesse em nossos serviços, nossa equipe de especialistas na Ayra Consultoria está preparada para realizar uma análise precisa do mercado, identificando oportunidades de benchmarking, além de revisar os processos de sua empresa visando a otimização e redução de gargalos. Agende agora mesmo seu diagnóstico gratuito e impulsione seu negócio!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros