Posicionamento de Mercado e estratégias Go-to-Market

Posicionamento de Mercado e estratégias Go-to-Market

O que é Posicionamento de Mercado?

De modo geral, encontrar seu posicionamento de mercado significa, a partir do seu diferencial, posicionar-se assertivamente perante seu público-alvo. Para isso, é necessário ter em mente os Jobs to be Done.

 

Para ter sucesso e impactar seu público-alvo, é essencial compreender os “Jobs to be Done” do seu produto ou serviço. Isso envolve identificar as necessidades e desejos do seu público-alvo e desenvolver estratégias eficazes para atendê-los.

Do que preciso para definir o posicionamento de mercado?

Em primeiro momento, é necessário realizar uma análise de mercado voltada à compreensão de seu público-alvo, suas demandas e dores relacionadas ao recorte de mercado do produto ou serviço. Somado a isso, é preciso entender não apenas o panorama e características presentes do seu setor e suas inovações. Também é necessário compreender como seus concorrentes, diretos e indiretos, se portam no mercado, como se relacionam e prestam serviços a seus clientes.

Validado seu produto/serviço e possuindo o contexto no qual procura posicionar-se, pode-se determinar sua proposta de valor, que é o meio pelo qual o negócio soluciona as dores de seus clientes. Para determiná-la, podem ser utilizadas diversas metodologias. Uma delas é o Value Proposition Canvas, que dispõe a proposta de valor de seu produto de forma coesa e visual. Essa ferramenta auxilia na identificação dos elementos-chave da proposta de valor, como os ganhos oferecidos, os problemas solucionados e as características distintivas do produto

Como definir meu posicionamento de mercado?

Em seguida, estabelecidas as características do mercado do produto e como ele entrega valor, pode-se determinar seu posicionamento de mercado. Assim, a partir dos principais diferenciais do produto percebidos, pode-se veiculá-los nas estratégias de inserção e publicidade do produto. Com isso, permite-se sua associação às características desejadas como diferenciais por parte do público-alvo e sua busca por satisfazer suas dores a elas relacionadas.

Como definir a transmissão do posicionamento?

Para transmitir de modo assertivo o posicionamento, utiliza-se um conjunto de estratégias conhecido como Go-to-Market, que envolvem o lançamento ou reposicionamento de um produto ou serviço em um mercado.

Assim, baseando-se nas metodologias acima descritas, o ferramental busca estruturar todas as fases do produto, desde sua descoberta até a entrega ao público final. Dessa forma, é possível definir de maneira assertiva o encaixe do produto com o mercado em questão.

Estratégia Go-to-Market na Ayra Consultoria

Caso tenha se interessado, a Ayra Consultoria realiza a criação e implementação de estratégias Go-to-Market para o lançamento ou reposicionamento de serviços ou produtos. Agende já seu diagnóstico gratuito!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um