Posicionamento de Mercado e estratégias Go-to-Market
O que é Posicionamento de Mercado?
De modo geral, encontrar seu posicionamento de mercado significa, a partir do seu diferencial, posicionar-se assertivamente perante seu público-alvo. Para isso, é necessário ter em mente os Jobs to be Done.
Para ter sucesso e impactar seu público-alvo, é essencial compreender os “Jobs to be Done” do seu produto ou serviço. Isso envolve identificar as necessidades e desejos do seu público-alvo e desenvolver estratégias eficazes para atendê-los.
Do que preciso para definir o posicionamento de mercado?
Em primeiro momento, é necessário realizar uma análise de mercado voltada à compreensão de seu público-alvo, suas demandas e dores relacionadas ao recorte de mercado do produto ou serviço. Somado a isso, é preciso entender não apenas o panorama e características presentes do seu setor e suas inovações. Também é necessário compreender como seus concorrentes, diretos e indiretos, se portam no mercado, como se relacionam e prestam serviços a seus clientes.
Validado seu produto/serviço e possuindo o contexto no qual procura posicionar-se, pode-se determinar sua proposta de valor, que é o meio pelo qual o negócio soluciona as dores de seus clientes. Para determiná-la, podem ser utilizadas diversas metodologias. Uma delas é o Value Proposition Canvas, que dispõe a proposta de valor de seu produto de forma coesa e visual. Essa ferramenta auxilia na identificação dos elementos-chave da proposta de valor, como os ganhos oferecidos, os problemas solucionados e as características distintivas do produto
Como definir meu posicionamento de mercado?
Em seguida, estabelecidas as características do mercado do produto e como ele entrega valor, pode-se determinar seu posicionamento de mercado. Assim, a partir dos principais diferenciais do produto percebidos, pode-se veiculá-los nas estratégias de inserção e publicidade do produto. Com isso, permite-se sua associação às características desejadas como diferenciais por parte do público-alvo e sua busca por satisfazer suas dores a elas relacionadas.
Como definir a transmissão do posicionamento?
Para transmitir de modo assertivo o posicionamento, utiliza-se um conjunto de estratégias conhecido como Go-to-Market, que envolvem o lançamento ou reposicionamento de um produto ou serviço em um mercado.
Assim, baseando-se nas metodologias acima descritas, o ferramental busca estruturar todas as fases do produto, desde sua descoberta até a entrega ao público final. Dessa forma, é possível definir de maneira assertiva o encaixe do produto com o mercado em questão.
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