O Business Intelligence como ferramenta estratégica

O Business Intelligence como ferramenta estratégica

O Business Intelligence, mais conhecido como BI, é um conjunto de práticas, processos ou ferramentas que ajudam na tomada de decisão. Seu principal objetivo é proporcionar uma visualização dos dados de forma dinâmica e também na retirada de insights sobre a situação atual do seu negócio.  

De forma prática, o BI envolve algumas etapas importantes, como a coleta e análise de dados de diversas fontes, processamento de dados, utilização de planilhas, entre diversas outras coisas. É com base nessas etapas que se é possível gerar todos os relatórios, gráficos e dashboards que serão toda a parte visualmente utilizada para a retirada dos insights antes comentados.  

 

E quais são os benefícios da utilização de uma estrutura de BI? 

Como dito anteriormente, a estruturação de um BI consiste em processar bases de dados empresariais e transformá-las em relatórios, gráficos e dashboards interativos. Dessa maneira, há de se perceber que um dos principais benefícios causados pela utilização do BI é a eficácia na tomada de decisão.

Por exemplo, se você utilizou como base de dados uma planilha de vendas que contenha as informações do indivíduo que comprou, o produto comprado, o gênero ou até mesmo sua faixa etária, você pode simplesmente filtrar seus relatórios para analisar as compras pelo sexo feminino ou masculino. Com isso, você poderá analisar o tipo de produto que determinado gênero mais consome e mudar o rumo de sua produção com base nisso. Esta situação é apenas um exemplo simples, vale ressaltar que a retirada de insights pode ir por caminhos muito mais complexos que este.  Visto que pode envolver muitas outras variáveis além do valor vendido e o gênero que comprou determinado produto, como a data da compra, o local e o montante por pedido. 

Entretanto, o benefício da eficácia na tomada de decisão causada pela utilização do BI é só um dos vários outros benefícios existentes. Dessa forma, há outros como: a identificação de gargalos, o monitoramento de desempenho, o aumento da eficácia operacional, a identificação de tendências e oportunidades, além de servir como recurso visual de transparência financeira. 

 

Conclusão 

Portanto, percebe-se que a utilização do BI é uma peça-chave para o sucesso de sua empresa. Ele emerge como elemento estratégico indispensável para gerar vantagem competitiva e promover o crescimento sustentável. Gostou de como o BI pode tornar mais ágil as suas tomadas de decisão, tornar o monitoramento de desempenho mais fluido e promover a transparência? Entre em contato conosco! Na Ayra consultoria, temos consultores capacitados para fazer relatórios, gráficos e dashboards interativos que vão ampliar o seu planejamento estratégico e corroborar com sua alavancagem.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros