Como o ciclo PDCA vai ajudar a sua empresa

Como o ciclo PDCA vai ajudar a sua empresa

O ambiente de trabalho nem sempre é tão funcional quanto queremos, podemos encontrar gargalos ou problemas nos nossos processos internos. Afinal, problemas sempre existem e nada é tão bom que não possa melhorar. Então, como vamos continuar melhorando? É pensando nisso que trouxemos como o ciclo PDCA vai ajudar a sua empresa resolver os impasses e continuar alcançando seus objetivos.

Mas o que é o Ciclo PDCA?

Primeiramente, PDCA é uma sigla para as etapas: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir/Resolver). Estas etapas são cíclicas e é daí que vem a ideia de melhoria contínua. Você sempre pode recomeçar o processo de execução do PDCA se não obteve os resultados esperados e mesmo se os obteve, também pode reinicia-lo se tiver outro objetivo em mente.
Levando isso em consideração, o ciclo PDCA nada mais é que uma ferramenta de otimização de processos, ou seja, você a implementa na sua empresa com o objetivo de ou resolver determinado problema ou alcançar determinado objetivo.

 

Planejar:

Aqui é o ponto de partida e o ponto primordial para o seu sucesso. É onde definiremos juntos o seu objetivo, os indicadores e quais são os elementos-chave que nos levarão a resolver as ditas questões. Além disso, também definiremos um plano de ação claro que irá dizer o que se deve fazer, como fazer, quem deve fazer, quando fazer e mostrará até mesmo o quanto custará determinada atividade. É uma previsão sujeita a erros, mas bem estimada. Portanto, é essencial que essa parte seja bem elaborada e que os problemas estejam bem definidos.

Executar:

Como o nome já sugere, iremos efetivamente executar o que definimos e é por isso que a etapa de planejamento é tão importante. Pois utilizaremos de forma ampla o plano de ação elaborado na dita etapa, desenvolver o que foi planejado lá. Assegure-se também de que todas as partes envolvidas no processo de execução da melhoria estejam alinhadas e dispostas a solucionar o problema.

Verificar:

Etapa esta onde a execução planejada foi consumada e nos resta agora avaliar se os resultados obtidos estão de acordo com os resultados planejados. É interessante observar se há possíveis lacunas e pontos de ajuste.

Agir:

A partir da conclusão da etapa anterior tomaremos as medidas cabíveis, de prevenção ou correção. Se o objetivo foi atingido iremos analisar, tratar e repassar o conhecimento de forma que aquela nova prática se torne a comum. Se o objetivo não foi concluído, iremos analisar também e concluir se o ciclo deve ser reiniciado com as mudanças metodológicas pertinentes ou não.

Por fim, ao adotar o Ciclo PDCA você promove uma cultura de melhoria e inovação constante dentro do seu ambiente empresarial, o que vai te proporcionar processos mais eficientes, rapidez na execução de tarefas, melhoria na qualidade dos bens ou serviços que a sua empresa oferta e até um faturamento melhor! Dito isso, é bom ressaltar que a Ayra como uma consultoria de gestão de negócios é capaz de desenvolver o melhor Ciclo PDCA, adaptado para a realidade da sua empresa. Estamos prontos para auxiliar você em cada etapa do processo.
Gostou da ferramenta e se interessou pelo modo como ela pode te ajudar? Entre em contato conosco e marque já seu diagnóstico para que possamos solucionar seus problemas e gerar resultado.

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