Matriz Ansoff e as Oportunidades de Crescimento
Conhecido como o pai da gestão estratégica, Igor Ansoff, um matemático russo e estadunidense, criou dezenas de livros e artigos voltados para a gestão empresarial, um deles abordava a Matriz Ansoff. Ele acreditava que as empresas precisavam olhar com mais clareza as suas práticas e oportunidades. Mas, para que afinal ela serve, se já conhecemos a Matriz SWOT?
Você com certeza já pensou em ter um planejamento estratégico para cada produto da sua empresa, aí entra a magia da matriz. Ela é uma ferramenta mais completa, abrange planejamento, análise e gestão, visando otimizar a criação dos planos de ação da empresa. Portanto, conseguimos analisar com mais precisão cenários hipotéticos do macroambiente ao nosso redor.
Como funciona a Matriz?
A ideia do Igor foi bem simples: um gráfico matemático comum, com eixos x e y, onde cruzamos o mercado com o produto a ser analisado, para enxergarmos melhor as oportunidades de crescimento da organização. Dessa forma, a base do raciocínio é a expansão e a diversificação da entidade.
De acordo com a Ansoff, o eixo dos mercados abrange os novos e existentes, assim como dos produtos. Portanto, temos quatro cenários possíveis, que resultam em quatro estratégias que podem ser abordadas.
Análise de Cenários
Penetração de Mercado: possui como base se concentrar em aumentar a participação de mercado da empresa com seus produtos atuais em seu mercado atual. Isso pode ser feito por meio de esforços de marketing mais agressivos, como campanhas publicitárias ou promoções.
Exemplo: quando tentamos vender um produto que a pessoa já consome em outro estabelecimento, nesse caso vamos convencer que o nosso produto é melhor.
Desenvolvimento de Mercado: nessa estratégia, a empresa busca expandir sua presença em mercados novos ou existentes, oferecendo seus produtos atuais para novos segmentos de clientes ou novas regiões geográficas.
Exemplo: abrir uma loja nossa em outra cidade.
Desenvolvimento de Produtos: possui como conceito introduzir novos produtos em seu mercado atual. Isso pode ser feito por meio de inovações ou melhorias em produtos existentes, ou pelo lançamento de produtos completamente novos.
Exemplo: uma loja de sorvete começa a vender bolos para a sua base de clientes.
Diversificação: essa estratégia envolve a introdução de novos produtos em novos mercados. Isso pode ser feito por meio de aquisições ou fusões, ou pelo desenvolvimento de novos negócios internamente.
Exemplo: por ser uma mudança total, tanto em produtos quanto mercados, podemos pensar em uma loja de roupas no Rio de Janeiro ir vender chocolates em Londres.
Escolha da Estratégia
Cada uma dessas estratégias tem seus próprios riscos e benefícios, e a escolha da estratégia certa depende de vários fatores, como a situação atual da empresa, o ambiente competitivo, a disponibilidade de recursos e as oportunidades de mercado.
Assim, a matriz de Ansoff é uma ferramenta útil para empresas que buscam crescer e expandir seus negócios. Ao avaliar as quatro estratégias de crescimento, as empresas podem identificar as opções mais adequadas para alcançar seus objetivos de negócios. No entanto, é importante lembrar que a escolha da estratégia certa requer uma análise cuidadosa da situação atual da empresa e do mercado em que atua.
Ainda com dificuldades em utilizar a Matriz de Ansoff para o seu negócio? Entre em contato com o time de especialistas da Ayra Consultoria e descubra o passo a passo de como construir o diferencial das estratégias da sua empresa.