A tendência do Motion Graphics no Marketing

A tendência do Motion Graphics no Marketing

Você já se deparou com um comercial na internet ou na TV com diferentes elementos em movimento formando transições para dar destaque a uma informação ou uma marca?

Há grande chance que a sua resposta tenha sido positiva. 

 

 

Conteúdo mais visto e compartilhado na internet

A utilização de vídeos na internet mostra-se cada vez mais frequente e em geral mais eficiente que o uso de imagens estáticas. Segundo relatório do HubSpot, vídeos curtos são o formato com o mais alto retorno de investimento para marketing em mídias sociais.  Além disso, conteúdos de vídeo são compartilhados em torno de 1200% vezes mais do que aqueles com apenas imagem e texto estáticos.

Dito isso, no contexto em que há cada vez mais vídeos na internet, cresce a necessidade de criar diferenciais para o seu vídeo publicitário. O uso de gráficos em movimento, já há alguns anos, vem se mostrando uma estratégia benéfica para chamar a atenção do público online. De modo que vídeos com tempo mais curto e banners no canto de sites precisam de algo a mais para captar o olhar dos navegadores na internet.

Se você deseja vender algum produto ou serviço online num setor de ampla concorrência, provavelmente precisará de um vídeo animado para divulgar a sua oferta. Ou seja, para destacar a sua marca,  o produto que você oferece e o seu preço é muito mais prático utilizar motion graphics.

 

Versatilidade

Porém, o recurso não para por aí, uma vez que vídeos institucionais e informativos também podem beber na mesma fonte. As cores da marca em movimento garantem uma ideia maior de dinamismo, flexibilidade e atualidade para a mensagem veiculada. Além disso, o motion design também tem o potencial de evocar emoções e sentimentos que podem aumentar e aprofundar a conexão com os consumidores. Um vídeo animado bem elaborado, por exemplo, pode ajudar uma marca a transmitir seus valores, missão, personalidade e fazer uma conexão emocional com seu público-alvo. De forma que, quando essa mensagem sobre os valores da empresa é manifestada com qualidade através de animações, a marca se associa aos atributos comunicados quase automaticamente.

Com isso, os gráficos em movimento  contribuem para a comunicação com frequência, independentemente da complexidade, da duração ou do contexto em que se utiliza o vídeo. Sendo assim, seu uso vai de um efeito para chamar atenção em um comercial a uma vinheta de abertura para um conteúdo institucional em vídeo. Até mesmo a comunicação interna de uma empresa pode se beneficiar do recurso que torna uma apresentação de slides mais dinâmica e didática, por exemplo.

Por todos os motivos citados, é muito importante contar, portanto, com um profissional de motion design no departamento de marketing da sua empresa. Esse profissional deve, também, estar apto a colaborar com todos os membros do departamento. Visando garantir que o conteúdo esteja em sintonia e com os objetivos, necessidades e valores da empresa.

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