Dicas para modernizar a logo da sua imobiliária.
O primeiro trimestre de 2023 está chegando ao fim e, com este, crescem as especulações sobre as tendências do ano para os diversos setores, principalmente o imobiliário. Este que, segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), movimentou cerca de 11 bilhões de reais em vendas em 2021. Apesar das divergências sobre o TikTok no marketing digital ou a polêmica do ChatGPT na produção de conteúdo, é importante se manter atento às tendências que permanecem vigentes a cada virada de ano, como uma identidade visual, com destaque para uma Logo atualizada e bem definida. Dessa forma, a Ayra separou algumas dicas para te auxiliar nesse processo:
Analisando o Mercado e o Público
Primeiramente, deve-se falar sobre a Análise de Mercado e a Análise de Público-alvo, essenciais para a criação de uma base de dados. Tomando o ramo imobiliário como referência no processo, a ideia é estudar o comportamento do seu mercado, as certezas e as tendências, e direcionar a estratégia da marca em torno disso, como por exemplo, o efeito da queda do desemprego no comportamento da empresa e dos consumidores. Nesse momento, quanto maior a gestão de conhecimento melhor, foque em estreitar e segmentar o seu alcance, com análises como a faixa etária média dos clientes e em que classe social se encontram.
Posicionamento de Marca
Feita a gestão de conhecimento sobre o setor e o público, é hora do Posicionamento de Marca. A estratégia é definida pela localização do negócio no mercado, a forma como ele é percebido pelos consumidores e como se situa frente aos concorrentes. Nesse momento, a análise recai sobre as expectativas do que a marca é hoje e do que ela quer ser. Além disso, é pensar em estratégias para cobrir as brechas de mercado e atrair as oportunidades é fundamental. Vai se estruturando o caminho para a modernização da Logo quando se estabelece o rumo do negócio, seja ele organizacional, estético ou institucional.
Estruturando a Identidade Visual
Aterrissando na Identidade Visual da marca, é possível colocar em prática toda análise de dados e mapeamento de expectativas feitos nas etapas anteriores. Em consonância com as tendências atuais do mercado, também leva em consideração a imagem a ser passada com o negócio. Dessa forma, uma pesquisa sobre as estratégias dos concorrentes e do setor é também produtiva, como uma paleta de cores clara para transmitir modernidade.
Paleta de Cores e Símbolo bem Definidos
Por fim, é hora de pensar sobre a Paleta de Cores e o Símbolo da sua Logo, imprescindíveis para uma Identidade Visual de sucesso. Além de pensar em símbolos e cores representantes da história da marca, é importante também se atentar para a compatibilidade com os gostos do público. Dessa forma, para um público mais jovem procurando seu primeiro apartamento, cores vibrantes para mostrar motivação com símbolo moderno (digitalizado, geométrico). Por outro lado, para um público de idade mais avançada buscando uma casa para a família, cores suaves para passar segurança e acolhimento com um símbolo facilmente reconhecido.
Ainda com dificuldades em repaginar a Logo da sua imobiliária? Entre em contato com o time de especialistas da Ayra Consultoria e descubra o passo a passo de como construir o diferencial do seu negócio.