Como priorizar uma ideia de negócio para investir?

Como priorizar uma ideia de negócio para investir?

 

 Gostaria de abrir um negócio, mas não sabe qual ideia escolher? Continue lendo que nós da Ayra Consultoria vamos dar algumas dicas de como priorizar uma ideia de negócio para investir. Dada a diversidade de possibilidades disponíveis na hora abrir um novo negócio, é natural que muitas pessoas fiquem em dúvida de qual caminho seguir. Justamente por isso, viemos aqui te ajudar nessa tomada de decisão, ao avaliar novas ideias de produtos, serviços e modelos de negócios tradicionais ou inovadores.

 

Tomada de Decisão

Antes de tudo, vale dizer que não existe uma resposta certa. Muito pelo contrário, é uma decisão muito particular e que está relacionada tanto aos objetivos pessoais e profissionais de cada pessoa, quanto a fatores externos. 

Mas vamos lá. Em primeiro lugar, é importante que a ideia esteja em conformidade com seus princípios e propósitos, afinal devemos colocar como prioridade aquilo que se encontra em sintonia com nossos valores, pois não faz sentido investir em uma ideia ou serviço que não condiz com nossos objetivos. Sendo assim, o autoconhecimento faz-se necessário, uma vez que através dele seremos capazes de guiar nossa escolha em direção à oportunidades, áreas ou tipos de negócios que estejam de acordo com aquilo em que acreditamos. Esse é o primeiro passo para empreender e ganhar dinheiro. Vale lembrar que boas ideias de negócio surgem do reconhecimento do empreendedor de suas habilidades e competências aliado à percepção das necessidades atuais do mercado. 

Gerando Valor ao Cliente

Após analisadas as áreas de interesse e habilidades profissionais, é essencial descobrir como transformar esse produto ou serviço em algo que gere valor ao cliente. Para isso, se tratando de algo que possa somar, é interessante tentar entender como este novo negócio poderia solucionar um problema existente. Em outras palavras, não é obrigatório possuir uma ideia revolucionária para montar um negócio, mas sim de apresentar e vender sua ideia como solução para a questão que sua marca está se propondo a resolver, afinal é possível construir um bom negócio e que irá gerar bons resultados com coisas que já existem. O segredo está em se diferenciar e se destacar das demais empresas do mesmo ramo. 

 

Análise do Mercado

Dito isso, realizar uma análise mercadológica levando em consideração as tendências deste e buscando identificar quais áreas apresentam, no contexto atual ao período em que você espera abrir sua empresa, uma expectativa de retorno atrativa é um bom caminho para começar. Para isso, é necessário estar constantemente atento a fatores como mudanças sociais, tecnológicas ou estruturais do setor em questão para saber como estas transformações podem interferir no produto ou serviço no qual se está considerando investir. Para exemplificar, tomemos como exemplo o setor de Moda e Vestuário. 

Sendo um dos que mais movimentam a economia brasileira atualmente, esse setor é extremamente diversificado e amplo, e, justamente por conta disso, apresenta vários desafios. Caso estivesse considerando investir em um negócio desse segmento, a primeira questão que o futuro empresário deveria ter em mente é que a concorrência entre as diversas lojas se constitui enquanto uma das principais características deste, de modo que realizar uma análise de concorrentes também torna-se relevante. Portanto, é essencial que sua empresa busque se diferenciar das demais, seja através da confecção de produtos de qualidade a preços competitivos, de um bom atendimento ao cliente, de coleções sempre atuais e diversificadas com designs inovadores, ou outros fatores. 

 

Comportamento e Setor

Além disso, outra mudança que vem ocorrendo na sociedade e impacta, diretamente, esse setor está relacionada ao comportamento das pessoas, sobretudo com relação à sustentabilidade. Hoje em dia, muitos clientes estão passando a optar por marcas que impactam menos o meio ambiente, e sendo a indústria da moda uma das mais prejudiciais à natureza, empresas desse ramo que dão preferência a formas mais sustentáveis de produzir suas coleções não apenas favorecem o desenvolvimento sustentável, como também acabam por ficar cada vez mais bem vistas pela sociedade e pelos consumidores. 

Entendeu como saber o contexto atual no qual o setor do seu negócio está inserido faz diferença? Essas informações, certamente, possibilitam uma melhor compreensão sobre o funcionamento do segmento em questão, de seu público-alvo e auxiliam na adaptação do novo empreendedor ao abrir a empresa e, ainda, o guiam no desenvolvimento de ideias de como sua marca poderia se destacar frente às demais. Mas lembre-se, apesar da importância de se atentar ao setor da empresa, uma visão sistêmica acerca do mercado é um diferencial para um negócio prosperar. 

 

Metodologia

Por fim, após levar esses pontos em consideração, uma boa forma de decidir qual ideia deve ser priorizada é através da aplicação de um método. Montar uma tabela que categorize suas opções criteriosamente e que pontue estas de acordo com os parâmetros é uma ótima técnica, afinal, será possível classificá-las. Ao final desse processo, a ideia ou serviço com maior nota é que deve ser priorizada. 

 

E agora, depois dessas dicas, se sente mais confiante em qual ideia de negócio apostar? 

Aqui na Ayra, nossa trilha de consultoria garante que independente do tamanho e da dor do seu negócio sempre haverá uma solução. Se deseja abrir ou reinventar o seu empreendimento, o projeto de Plano de Negócios da Ayra Consultoria é o ideal para o seu objetivo! Nesse tipo de projeto, é possível entender melhor as oportunidades do mercado atual, além de serem elaboradas instruções para guiar as decisões da empresa.

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