A importância do acompanhamento pós-projeto

A importância do acompanhamento pós-projeto

Se o Core Business do seu negócio é a execução de projetos, é importante que se tenha uma divisão bem estruturada das etapas dos seus serviços e qual o objetivo de cada uma. De forma padrão, as empresas que trabalham com no modelo de projetização, executam tais etapas desde o início até o término dos projetos:

 

 

Entretanto, vale ressaltar a importância do monitoramento, visto que, mesmo sendo feita após a execução do serviço, ela é primordial para garantir os resultados desejados. Essa estratégia gera valor para o cliente e garante que ele tenha uma maior satisfação. Por isso, o acompanhamento pós-projeto se faz necessário para efetuar uma etapa com maior qualidade.

Benefícios

Mensuração de resultados

Durante os encontros e reuniões com o cliente feitos após a execução do projeto, é possível medir em qual grau as implementações feitas estão sendo eficazes e trazendo resultados para o cliente. Dessa forma, torna-se mais fácil medir a qualidade daquele serviço prestado. Ademais, também se torna possível identificar os principais pontos de melhora no serviço. Além de executar pequenas mudanças dentro do projeto para que a satisfação daquele cliente aumente e possibilitar a criação de cases de sucesso que contenham dados sobre a eficácia do projeto, medida pelos indicadores que o cliente prioriza melhorar.

Relacionamento com o cliente

Quando esse acompanhamento é bem feito, o relacionamento com o cliente se torna mais próximo, visto que se passa uma imagem de que a preocupação da sua empresa vai além de apenas realizar o projeto e aumentar seu faturamento, mas garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível. Assim, aumentam-se as chances desse consumidor indicar a sua empresa para amigos, ou até mesmo fidelizar com mais um projeto da sua carta de serviços.

Como fazer?

Planeje o acompanhamento desde o início do projeto

É mister, desde a elaboração do escopo do projeto, já incluir o período destinado ao pós-projeto, a pessoa responsável e quanto tempo irá durar. Dessa maneira, é possível se preparar para que o seu negócio tenha tempo e capacidade produtiva para realizar essa etapa após a execução dos seus serviços.

Estabeleça o tempo e a frequência de contato com o cliente

Determinar se as reuniões pós-projetos com o cliente serão realizadas semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou da forma como for mais viável para o seu negócio, é primordial para que esse processo tenha uma rotina bem estruturada. Também é necessário decidir durante quanto tempo durará o acompanhamento. Para isso, é preciso pensar no “turnover”, ou seja, a rotatividade de membros dentro da sua empresa, a capacidade produtiva de cada funcionário, a capacidade de realizar alterações rápidas nos seus projetos e durante quanto tempo você pretende manter um relacionamento com cada cliente. Assim, evitam-se problemas como a sobrecarga de tarefas sobre os funcionários, o prolongamento desnecessário do tempo dos projetos e a insatisfação dos clientes.

Monte uma planilha que padronize o processo

As planilhas podem ter diversas funcionalidades para o seu negócio. No caso do pós-projeto, ela pode ser utilizada para anotar as perguntas que serão feitas a cada encontro com o cliente e as suas respostas. Além de garantir que todo membro da sua equipe saiba como realizar esse processo de forma padronizada, garantindo que essa etapa seja realizada com qualidade. Aqui está uma sugestão de como podem ser feitas as perguntas durante o acompanhamento:

 

 

Para mais sugestões de tabelas e outros materiais úteis para o seu negócio, clique aqui!

O pós-projeto pode ser o que falta para alavancar o sucesso do seu negócio!

Com os benefícios dessa prática, um melhor relacionamento com clientes é proporcionado, possibilitando a diversificação dos canais de venda e aumentando a qualidade dos serviços! Aqui, na Ayra Consultoria, realizamos um acompanhamento pós-projeto de 6 meses de forma gratuita para todos os nossos clientes! Se estiver procurando por uma consultoria de gestão empresarial para resolver as dores do seu negócio, ou até mesmo ajudar a arquitetar um processo bem estruturado para que sua empresa comece a realizar monitoramentos dos seus projetos, marque uma reunião de diagnóstico com nossos consultores!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

A importância do User Experience UX Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros