Como uma Análise SWOT agrega à sua empresa?

Como uma Análise SWOT agrega à sua empresa?

 

A Análise SWOT, também chamada de Matriz FOFA quando traduzida para o português, é uma estratégia que auxilia em uma tomada de decisão mais assertiva. Diante de um momento de escolha, essa ferramenta irá mostrar qual será o melhor caminho a ser seguido. Dessa forma, recebe este nome porque é uma sigla das palavras: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças); juntando estes quatro elementos, poderemos tirar todas as conclusões que precisamos do cenário em questão. De modo geral, essa análise agrega à sua empresa para tirar as ideias do papel e fazer com que qualquer tipo de projeto tenha uma implementação mais segura e estratégias com mais chances de serem bem sucedidas.

Podemos trazer como exemplo um momento em que o método da Análise SWOT foi importante para muitas empresas: durante a pandemia de 2020. Naquela situação muitas empresas se viram afogadas em dívidas, por possuírem espaço físico e não conseguirem arcar com os aluguéis e salários para a quantidade de funcionários necessária. Algumas destas fecharam, outras foram para os meios digitais, e também tiveram empresas, especificamente do setor de restaurantes, que puderam optar pelo funcionamento em um espaço menor, utilizando somente a cozinha e dessa forma atendendo apenas com a opção de delivery. Diferentes foram as opções que cada empresa pôde escolher, mas com uma Matriz FOFA bem estruturada, possivelmente essas empresas fizeram uma escolha mais certeira.

Quais são suas principais vantagens?

Uma das suas principais vantagens é ser extremamente eficaz. Mesmo com incontáveis ferramentas de gestão de negócios, a Análise SWOT continua sendo utilizada após décadas da sua criação. Além disso, quando mapeamos as situações que um cenário pode oferecer, bem como quando detalhamos os pontos fortes e pontos fracos em relação aos concorrentes, formamos então um panorama da empresa. A partir dessa visão geral, outras vantagens podem ser percebidas.

Insights para solucionar problemas e priorização de tarefas

Quando detalhamos os pontos fracos da empresa, podemos nos deparar com problemas que podem ser resolvidos, e isso gera uma oportunidade de melhoria na entrega do produto, oferecendo chances de otimização contínua em todas as áreas da empresa. Outro ponto importante que a Análise SWOT agrega à sua empresa, é a partir da hierarquização das fraquezas, ameaças e oportunidades, podendo então priorizar algumas delas na tomada de decisão. Desse modo, isso fará com que a aplicação dos recursos seja mais eficiente.

Auxilia na tomada de decisão, melhorias nos serviços e novas tendências

Você poderá entender melhor qual o potencial da sua empresa e o mercado em que está inserida. Consequentemente, poderá avaliar se a posição da sua marca dentro dele está de acordo com suas expectativas. Além disso, com essa pesquisa sobre o mercado, ajudará a determinar quem são os clientes em potencial (melhorando sua entrega de valor), possíveis estratégias de expansão (trazendo diferentes possibilidades de distribuição e gestão logística) e mapeamento de tendências para novos produtos (buscando compreender os riscos envolvidos e assim cultivando uma cultura inovadora).

Destrinchando os elementos da ferramenta

Forças: as forças são os pontos fortes da sua empresa. Elas dizem respeito ao que você faz de melhor e o que te destaca no mercado, expondo suas vantagens sobre os concorrentes. Dessa maneira, as perguntas que podem ser feitas para encontrá-las são: “Quais são as minhas especialidades?”, “O que me diferencia dos outros?”, “Que conquistas pude fazer?”.

Oportunidades: são as novas possibilidades que o mercado está oferecendo e que a empresa pode aproveitar para expandir e captar novos clientes. Nesse sentido, podemos nos perguntar: “Quais as principais tendências atuais que posso aproveitar?”, “Existem recursos externos que posso utilizar para atingir metas?”.

Fraquezas: são os fatores que fazem o negócio se destacar de forma negativa. Eles estão sob o controle da empresa porém configuram uma desvantagem. Portanto, estas fraquezas podem ser complexas e difíceis de resolver, porém possuem solução. Essa análise irá mostrar as áreas internas de melhoria e vulnerabilidades que existem dentro do negócio. Para encontrá-las, nos perguntamos: “O que dificulta o alcance das metas dentro da empresa?”, “O que pode estar faltando (recursos, pessoas, tecnologia, etc.)?”

Ameaças: são os fatores externos e totalmente fora do controle da empresa, que tem potencial de impactar negativamente e prejudicá-la. Essas ameaças geralmente incluem regulamentações ou tendências de consumo capazes de afastar clientes da empresa. Como resultado, nos deparamos então com os seguintes questionamentos: “O mercado do meu produto está estável ou turbulento?”, “Existem novos concorrentes em potencial?”, “O produto ou serviço que ofereço está se tornando obsoleto?”

Para uma Análise SWOT assertiva:

Defina seu posicionamento diante da concorrência: entender o panorama atual é uma necessidade, já que servirá de base para a análise.
Conte com a ajuda da sua equipe: para resultados mais completos e objetivos, uma análise é melhor conduzida por pessoas que conhecem sua empresa e que possuem diferentes perspectivas e interesses para o negócio.
Analise fatores internos e externos separadamente: as forças e fraquezas são os elementos internos que exigem uma pesquisa dentro da empresa. Em contrapartida, as ameaças e oportunidades são os fatores externos, que dependem de dados e pesquisas de mercado.
Identifique se o projeto em questão será viável ou não: caso o intuito da análise seja validar um projeto, é nesse momento que você precisará entender se será viável ou não trazê-lo para a realidade.

Exemplo de uma Matriz FOFA: Empresa Coca-Cola

 

O objetivo é entender que não existe certo ou errado quando avaliamos os elementos na matriz, mas sim que existirão escolhas melhores que nos levarão a uma estratégia que trará resultados de maiores rendimentos para a empresa.

Assim, se você quer entender como Análise SWOT agrega à sua empresa, entre em contato conosco e marque um diagnóstico 100% gratuito!

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