Anúncios para Cada Etapa na Jornada do Consumidor

Você sabia que existe um anúncio certo para cada etapa na Jornada do Consumidor?

Um indivíduo passa por diversas etapas na Jornada do Consumidor até se tornar cliente de uma empresa. Vai desde o conhecimento da marca até o pós-venda. Assim, os anúncios têm relevância em cada um dos pontos dessa jornada do consumidor.

 

O que é a Jornada do Consumidor?

Antes de explicar a importância dos anúncios, é preciso saber o que é a jornada do consumidor. Ela consiste na análise de todas as etapas que uma pessoa atravessa ao se tornar cliente de uma marca. Seu início se dá quando o indivíduo conhece a marca. Posteriormente, passa por todas as fases de interesse, pesquisa, compra, até chegar ao pós-venda.

O Papel dos Anúncios

Nesse contexto, os anúncios desempenham papel fundamental. Sem eles, menos pessoas sequer iniciariam a jornada. Visto que, nem tomariam conhecimento da marca! Eles servem não só para atrair a atenção do indivíduo. Mas também, para divulgar o diferencial da marca/produto. E, ainda, estabelecer uma relação com o consumidor.

 

Descoberta do Consumidor

Quando uma nova marca ou produto se lança no mercado, os anúncios desempenham papel chave na estratégia desse lançamento. Independente do tipo de produto. Os anúncios se fazem necessários para que o público-alvo tome conhecimento da marca e do que ela oferece. Nesse momento, precisam captar a atenção do espectador. Podendo ser com recursos visuais chamativos. Os jingles, e outras ferramentas são muito utilizadas com essa intenção.

 

Apresentação de um Diferencial

Algumas marcas já são amplamente conhecidas pelo público. Mas buscam se diferenciar da concorrência com o objetivo de ganhar vantagem nas vendas. É muito comum no ramo de marcas de carro, por exemplo, apresentar um modelo e destrinchar suas características que o fazem único ou superior. Diferente das marcas que não buscam um diferencial técnico, como as empresas de bebida. Apelam para a experiência que a bebida proporciona ao ser consumida. Isso desperta a sinestesia do espectador para que este vá atrás da experiência também. 

 

Construção de uma Relação

É através também de anúncios que algumas empresas tentam construir relacionamentos com seus clientes. Muitas vezes para a sua fidelização. A Apple, por exemplo, se demonstra preocupada com o meio ambiente. Anunciam cada vez mais produtos feitos com materiais reciclados e outras campanhas. Assim aproximam ela de consumidores de tecnologia que também têm essa preocupação em mente.

 

Gatilhos Mentais

Há ainda os anúncios que tentam utilizar gatilhos para fazer mais vendas. Normalmente, anunciam cortes de preço, queima de estoque, produto limitados. Todas essas são estratégias para impulsionar um lead a fazer a compra. Os supermercados, por exemplo, constantemente utilizam a estratégia de expor os cortes nos preços. E, sempre anunciam o valor anterior do produto e o desconto dado até o fim dos estoques.

 

Adaptabilidade dos Anúncios

Como se pode ver, os anúncios exercem diferentes papéis durante a jornada do consumidor. O que depende é de como os fazem e em que momento da jornada se utilizam. O anúncio certo é aquele que impacta o indivíduo da forma certa e na hora certa.

Conclusão

Como vimos, é extremamente importante segmentar bem seus consumidores. Entender em quais etapas cada um está localizado para direcionar melhor seu anúncio. Para isso, é necessária uma série de etapas, como um checklist. Assim, nos baseamos e não perdermos nenhuma informação.

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