Ferramentas de análise de causa raíz

Provavelmente você já escutou a frase “Você precisa achar a causa raíz do seu problema”. Mas, você realmente sabe o que isso significa? Sabe o que é uma causa raiz e quais são as ferramentas necessárias para realizar sua análise?

 

Entendendo a Causa Raíz

A causa raiz de um problema é o principal fator em questão. Só que mais do que isso, entender qual é exatamente e como resolver os problemas é essencial para o sucesso do negócio. Por esse motivo, há diversas ferramentas para achar essa causa raiz, como as quais iremos apresentar nesse post.

 

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, surgiu em 1943 com o químico japonês o Kaoru Ishikawa. O principal objetivo ao criar essa ferramenta é principalmente estruturar uma metodologia que fosse capaz de ser utilizada por todos os cargos da empresa.

A estrutura considera o método utilizado, a mão de obra presente o material que compõe, as medidas que funcionam na empresa, o meio ambiente que está inserida e as máquinas que são essenciais para o processo.

 

O principal benefício dessa ferramenta é representar graficamente os possíveis fatores que influenciam nos resultados da empresa. Assim, o gestor consegue visualizar de maneira clara como estão os aspectos estudados, quais necessitam de melhoria, quais estão em bom estado e, claro, qual a causa raiz dos problemas.

 

Cinco Porquês

‘Os 5 Porquês’ é uma ferramenta de análise de causa raiz, que consiste na repetição da pergunta “ Por quê?” cinco vezes, com o objetivo de aprofundar os motivos do problema analisado, chegando na origem da questão. Essa técnica surgiu no Japão, pela empresa Toyota, com a finalidade de aumentar a qualidade plena de seus processos.

E deixamos aqui bem claro que, em alguns casos, não é necessário realizar exatamente cinco perguntas, às vezes necessitam de mais questionamentos, como, também,  existem outros casos que os problemas se resolvem com menos perguntas. A grande vantagem dessa técnica é a simplicidade, que é aplicada a qualquer momento e para qualquer problema.

 

Conclusão 

 

Sendo assim, ao utilizar essas ferramentas citadas nesse artigo. te ajudarão a encontrar de maneira mais assertiva a causa raiz da adversidade estudada e entender melhor seu problema. Assim, observar a situação e entender qual ferramenta é mais indicada é um fator primordial para o sucesso do seu negócio.

Gostou do conteúdo? acompanhe as nossas redes sociais para ler materiais como esse! Entre em contato conosco e tenha a melhor solução para o seu negócio!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros