O setor dos bares e dos restaurantes têm crescido muito no Brasil. De acordo com dados da Folha de São Paulo, as refeições fora de casa aumentaram mais de cem por cento nos últimos anos. Por isso, como se diferenciar dos demais concorrentes e chamar a atenção dos clientes? Para responder a essa pergunta, desenvolvemos cinco estratégias de marketing ideais para o seu restaurante.
Antes de qualquer coisa: conheça o seu público-alvo
Fazer uma análise do público é fundamental para qualquer negócio. As melhores estratégias de marketing só são efetivas se corresponderem ao perfil dos consumidores.
Portanto, é importante que sejam feitas pesquisas, a fim de definir as principais características do público-alvo. A persona é a pessoa que representará o perfil comum do consumidor do seu restaurante. Ela será o resultado final dessa análise.
Com essa pessoa criada, separe como é o seu cotidiano. Além disso, descubra suas principais dores e necessidades. É importante entender a jornada que ela precisa percorrer para chegar ao seu restaurante. Dessa forma, você conseguirá entender quais táticas serão ideais para os clientes.
Depois de ter seu público-alvo definido, vamos às estratégias de marketing:
1 – Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais permitem um contato frequente, rápido e direto com o público do seu restaurante. Nos dias atuais, elas se tornaram o principal meio de prospecção de grande parte dos negócios. Por isso, é importante mantê-las atualizadas com posts frequentes e que deixem os consumidores interessados. Ademais, é preciso colocar o contato e o endereço em locais fáceis de visualizar.
Além das redes sociais mais conhecidas como o Facebook e o Instagram, é importante que o seu restaurante esteja presente nas de localização e avaliação. Esse é o caso, por exemplo, do TripAdvisor e do FourSquare. Dessa maneira, a estratégia facilitará a busca pelo seu restaurante.
Essas mídias são, muitas vezes, a principal referência para muitas pessoas, principalmente os turistas. Uma vez que, eles não obtêm muitos parâmetros para avaliar a qualidade dos demais restaurantes. Por isso, crie estratégias como as campanhas, os descontos ou a distribuição de brindes para atrair a clientela. Isso fará com que eles avaliem bem o restaurante nas redes sociais.
2 – Invista no Google Ads
Estatísticas mostram que 61% das pessoas clicam apenas nos três primeiros links que aparecem na pesquisa do Google. Isso significa que apenas quatro a cada dez pessoas rolam a página para baixo quando buscam por algum assunto. Por isso, para garantir que seu restaurante aparecerá entre as primeiras opções para o público, invista no Google Ads.
Como o Google recebe quase 80% das buscas feitas na internet, o Google Ads é um investimento que gera bons retornos. No entanto, isso ocorre somente quanto há a segmentação adequada do público-alvo.
Além disso, a plataforma disponibilizará métricas que facilitam o acompanhamento do resultado das estratégias de marketing. A taxa de conversão ajudará a decidir se estratégia deve se manter ou não.
3 – Crie programas de fidelização
Os empresários normalmente procuram vias para a captação de novos clientes. Porém, muitas vezes, não se vê o mesmo empenho em fidelizar os clientes. Isso é um erro, pois ao fazê-lo você estaria garantindo, além do seu consumo frequente, a chegada de novos consumidores por indicação.
Dentro dessa perspectiva, é fácil identificar como as campanhas de fidelização são de grande valia para um negócio. Por esse motivo, separamos quatro ações que colocam isso em prática em seu restaurante:
- Utilize um tom de voz que dialoga com o perfil do seu público-alvo. Assim, eles se sentirão à vontade no seu restaurante;
- Crie cartões de fidelidade para estimular o retorno dos clientes;
- Mostre que se preocupa com a qualidade do atendimento e com o que está sendo oferecido. Busque saber o que o cliente achou e sentiu;
- Disponibilize promoções ou cupons para clientes que compartilham a marca nas redes sociais;
4 – Abasteça suas redes com marketing de conteúdo
Uma boa técnica para atrair a atenção dos seus seguidores é produzir conteúdos úteis para eles. Dessa maneira, o público terá interesse em seguir.
Criar um perfil com receitas e curiosidades será um diferencial. Assim, as pessoas compartilharão a sua página com conhecidos. Por conseguinte, você aumentará o seu engajamento.
5 – Escolha um produto para ter baixa margem de lucro
Esse método é voltado para estimular a ida de novos clientes ao restaurante. Ele é uma maneira de despertar o interesse do público que ainda não conhece os seus produtos e os seus serviços.
Para isso, é necessário que haja, no seu cardápio, algum produto que ofereça baixa margem de lucro. Essa opção atrairá as pessoas por conta do baixo preço, os estimulando conhecer o restaurante.
Com essa primeira barreira quebrada, o público terá a oportunidade de consumir outros itens do restaurante. E, além disso, o estabelecimento terá a possibilidade de utilizar as estratégias de fidelização para garantir um novo público.
Conclusão
Esperamos que esse conteúdo ajude você a aplicar estratégias de marketing no seu restaurante que resultem no aumento das vendas. Para ter acesso a outros conteúdos acompanhe nossas redes sociais. Caso esteja precisando de suporte com seu negócio, entre em contato com a gente e solicite um diagnóstico gratuito.