Aderir à plataformas de entrega de alimentos ou não?

É inegável que as plataformas de entrega mudaram a forma como as pessoas escolhem e pedem o que vão comer no lanche de sábado à noite e todo o setor de alimentação. Assim como “tirar uma xerox (marca)” virou significado de “vou tirar uma fotocópia”, dizer que vai pedir um lanche, para muitos, foi substituído por “pede um ifood”. 

Além disso, devido as circunstâncias atuais do mundo digital, aliado a pandemia que fez com que as pessoas permanecessem em suas casas, os pedidos via aplicativos de entrega aumentaram em cerca de 250% segundo a Appflyer, uma famosa plataforma de análise de marketing móvel. Apesar de todos os números e os impactos gerados, muitos ainda duvidam se vale a pena aderir à plataformas de entrega. Por isso, separamos alguns pontos positivos, algumas desvantagens e condições que você precisa levar em consideração na hora de tomar essa decisão. 

Antes de tudo…

Antes de levar em consideração a adesão à uma plataforma de entrega, é preciso ter uma base para começar bem. Imagine o seguinte, você chega na plataforma, onde diversos concorrentes também estão, e não tem uma infraestrutura adequada que suporte a demanda. Com isso, é muito provável que suas notas sejam detratoras, ou seja, você receberá avaliações negativas, o que faz com que seu restaurante perca visibilidade e vá para colocações ou páginas inferiores. Por isso, entenda bem como funcionam os ranqueamentos nesses aplicativos e ofereça um produto de qualidade, com bom atendimento e uma boa embalagem. 

O segundo ponto, talvez ainda mais importante: presença online. É vital estar presente nas redes sociais e no Google Maps caso você queira ter algum nível de sucesso. Mostre o seu produto e passe credibilidade por meio de suas redes. Não se esqueça desse ponto, mais pra frente voltaremos a falar dele.

Pontos Positivos

Para se ter uma noção, só o Ifood, o principal Marketplace de entregas no brasil, está presente em 4 países, mais de 800 cidades, 80 mil entregadores, mais de 100 mil restaurantes cadastrados e por aí vai. Para chegar a números tão expressivos de parceiros e entregadores, com certeza, essas plataformas de entrega precisaram oferecer algumas vantagens interessantes para ambas as partes.

1) Visibilidade

A maioria dessas plataformas possuem uma base de clientes gigantescas, ou seja, o seu alcance se torna muito maior. Como falado anteriormente, é melhor ter um leque de opções para se escolher o que vai pedir, do que ser refém da única pizzaria do seu bairro. É muito provável que a princípio ocorra a chegada de novos clientes que, provavelmente, não teria conhecimento do seu estabelecimento caso você não estivesse na plataforma. Além do fato disso aumentar a sua visibilidade, também passa mais confiança. Muitas pessoas acham mais confiável pedir via aplicativos de plataformas de delivery, por serem famosas e amplamente utilizadas. 

Enxergue como se fosse uma vitrine, ou seja, uma oportunidade de mostrar o seu serviço e potencializar as suas vendas. 

2) Fácil adesão e gerenciamento

Para entrar nesses aplicativos e poder divulgar o seu serviço, você não vai precisar passar por muitos processos burocráticos. Na verdade, geralmente é algo bem prático e não requer o pagamento de uma taxa alta para que você entre na plataforma. Além disso, é muito fácil gerenciar a conta do seus restaurante, seja para atualizar o cardápio, as imagens ou o preço, de maneira totalmente descomplicada e em poucos minutos. Mas vale ressaltar que algumas plataformas, como a Rappi, não oferecem essa atualização instantânea.

3) Praticidade

A plataforma de delivery está ali não apenas para divulgar o seu serviço, mas também para que você foque no que é mais importante: produzir. Além dos pedidos serem feitos com maior velocidade, ele é realizado por um aplicativo, o que diminui consideravelmente o número de pedidos errados, em comparação ao atendimento telefônico. Outro fator importante é que o pagamento é mais seguro e depois que o pedido sai do seu restaurante, não é mais responsabilidade sua, mas da plataforma.

Pontos Negativos

Se para uns as plataformas vieram para te fazer lucrar, outros acham que elas são o verdadeiro inimigo do micro e pequeno empreendedor. Alguns chegam a culpá-las por serem responsáveis pelo fechamento de diversos restaurantes. 

Na verdade, é difícil poder colocar toda a culpa nos aplicativos de delivery, pois existem muitas situações que podem levar um restaurante a falência, mas se você não ficar atento com alguns pontos, certamente elas podem vir a prejudicar o seu negócio.

1) Concorrência elevada

Se antes o seu cliente já tinha seu número gravado na mente e já digitava automaticamente quando batia aquela fome, agora ele tem uma lista para conferir antes de fazer o pedido. É muito fácil se tornar apenas mais um em meio a tantas opções. Por isso, garanta que você terá um diferencial que trará uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, os quais não são poucos. 

2) Altas taxas de comissão

Apesar de que para entrar na plataforma não exista uma taxa de adesão, eles compensam nas altas taxas de comissão. A maioria delas cobram por volta de 10% a 15% em cima de todos os pedidos, sendo que existem planos que cobram cerca de 25%, além de uma possível cobrança de mensalidade dependendo do seu faturamento. Pode não parecer, mas no final do mês essas taxas fazem a diferença. Por isso, fique atento, mesmo que a taxa de pedidos tenha aumentado, observe se o seu negócio está faturando.

3) Pouca personalização

Dentro da plataforma as suas chances de mostrar a sua identidade visual, ou seja, a cara do seu negócio, são muito mais limitadas. Dessa forma, o que mais vai contar são o nome e o as fotos que forem dispostas no layout da plataforma. Com isso, a fim de driblar essa carência de personalização, busque ter uma ótima aparência na medida do possível, com fotos de alta qualidade.

4) Dependência da Internet

É um fato que a cada dia as pessoas tem tido mais acesso à internet e cada vez mais rápida. Ter um cliente que por algum motivo perdeu a conexão ou não possui acesso à internet é algo ruim, mas provavelmente será algo pontual e não muito grave. Porém, caso o problema seja do seu restaurante, nessa situação o problema será muito maior, já que é preciso ter uma boa conexão para receber as notificações de pedidos. Nesse sentido, certifique-se de que você terá um bom acesso à internet.

Então, vale a pena aderir à plataforma de delivery ou não?

Nessa hora você deve estar com mais dúvidas do que antes. Mas calma, chegamos no momento mais importante. 

A nossa dica é: depende! Depende da sua cidade, do seu negócio, da infraestrutura que você possui, etc.

No entanto, de forma mais genérica, os pontos positivos, aliados à boas estratégias, as plataformas de entrega de alimentos contribuem muito. Por isso, separamos uma estratégia que pode ser muito eficaz.

Faça da plataforma uma porta de entrada

Você pode utilizar às plataformas com a mentalidade de que será uma oportunidade de captar novos clientes, ou seja, faça com que o primeiro pedido seja por meio de algum app de entrega, mas que o segundo seja direto com você. 

Sim, essa não é uma tarefa fácil, mas é um esforço que vale a pena. Mas quais são as atitudes que o seu restaurante pode tomar a fim de que você fidelize esse cliente e ele faça a compra diretamente com você?

1) Tenha uma boa primeira impressão

A embalagem é o primeiro contato que o seu cliente terá do seu restaurante. Por isso, surpreendê-lo com design diferenciado, uma boa conservação da temperatura e bom estado do alimento, são ótimas maneiras de chamar a atenção. Além disso, utilize o chat das plataformas mandando uma mensagem que o pedido já foi enviado, mesmo que ele receba a notificação pelo aplicativo. Se você quiser ir além, dê mimos! Quem não gosta de receber mais do que pediu? Mas óbvio, dê algo simples e eficaz, que não vá prejudicar o seu faturamento. O importante é se mostrar solícito e deixar uma boa primeira impressão.

2) Redes sociais

Lembra que lá em cima nós pedimos para que você não se esquecesse deste ponto? Então, se você não quer ser refém das plataformas de entrega, é vital ter redes sociais impecáveis. As pessoas querem ver a credibilidade do seu negócio, se é um restaurante sério. É a forma de garantir que esse cliente manterá constantemente o contato com o seu restaurante e os seus produtos, fazendo com que ele esteja por dentro das novidades.

3) Deixe um recado!

Pode parecer estranho, mas é algo completamente eficaz.  Depois de uma embalagem bacana, um contato pelo chat, receber mimos, estar muito satisfeito com o lanche, porque não levar em consideração o recado que foi deixado? 

Dessa forma, deixe uma mensagem pedindo para que ele siga as redes sociais do estabelecimento e mostre que tem como esse contato ser direto!

Existe vida sem as plataformas de entrega?

Com certeza existe! Como dissemos anteriormente, cada negócio possui uma circunstância diferente da outra. Mas caso você deseja ter um atendimento direto com o cliente, mas que também seja tecnológico, é totalmente possível ter o seu próprio aplicativo ou um site.

Isso vai custar um pouco mais no início, porém pode ser muito vantajoso a longo prazo, caso seja acompanhado de boas redes sociais e todos os outros pontos levantados aqui.

Conclusão

Continue acompanhando as nossas redes sociais para aprender dicas como essas. Entre em contato com a gente, agende um diagnóstico gratuito e obtenha um serviço personalizado para a sua empresa.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

A importância do User Experience UX Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros