
Você já se perguntou se realmente conhece o seu cliente? Nem sempre temos certeza do perfil de quem consome os produtos ou serviços que oferecemos, embora saber para quem estamos vendendo é primordial quando se fala de inovações, alinhamento com tendências e fidelização dos nossos consumidores.
É sempre importante propor questionamentos que geram soluções sobre os comportamentos e hábitos para melhorar a jornada dos nossos clientes. Aqui vão três perguntas que podem te ajudar a mapear os seus consumidores e a otimizar o funcionamento do seu negócio:
1- O que motiva a compra do seu produto/serviço? (Preço, qualidade, exclusividade?)
Esse questionamento é essencial para identificar os desejos, necessidades e dores do seu cliente. Uma vez obtidos esses dados, será possível moldar o seu negócio àquilo que o mercado requisita, por exemplo, por meio do ajuste da sua comunicação e marketing ou da personalização da abordagem dos consumidores, enfatizando aspectos que estes valorizam. Isso resultará em uma maior chance de conversão dos seus leads, uma vez que a oferta se torna direcionada especialmente para aqueles clientes, de modo a atender melhor às suas expectativas.
2- Quais são as principais objeções antes da compra? (Dúvidas, preço, necessidade?)
Conhecer as principais objeções dos clientes é essencial para o crescimento de uma empresa, uma vez que permite a antecipação, resolução e transformação dessas barreiras em oportunidades de venda. Utilizar críticas como uma possibilidade de identificação do que precisa ser desenvolvido no seu negócio possibilita a sua inovação e, consequentemente, o seu crescimento no mercado, além de fortalecer a sua relação com os consumidores, que se sentem escutados e valorizados, aumentando as chances de fidelizar clientes.
3- Como ele descobre sua empresa? (Redes sociais, indicações, anúncios?)
Por fim, saber como o cliente chega até a sua empresa é um fator central para o desenvolvimento dos seus meios de captação. Isso porque possibilita o investimento nos canais certos – aqueles que dão mais retorno -, além de otimizar a sua estratégia de marketing, aumentando o Retorno sobre o Investimento (ROI) da sua empresa ao reduzir gastos desnecessários e focar nos canais que realmente trazem leads qualificados, ou seja, consumidores que têm maior probabilidade de se tornarem clientes reais.
Desenvolver as respostas para essas três perguntas é essencial para quem deseja estruturar a jornada do seu cliente e deixar sua marca consistente e em constante evidência. Sendo assim, mapear desde o primeiro contato com a empresa até o momento da fidelização auxilia a identificar pontos fortes e oportunidades para melhorias.
Entender o seu cliente como um todo e querer saber mais sobre a experiência dele com a sua empresa é muito interessante para quem deseja se destacar da concorrência. Além de que, em mundo cada vez mais competitivo e globalizado, tentar criar uma relação próspera com seus consumidores é indispensável.
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