5 tendências de mercado para começar 2025 com o pé direito!

O início de um novo ano representa a possibilidade de fazer diferente e de agarrar novas oportunidades. Mas, para isso, é necessário sempre estar atento às novas tendências de mercado, a fim de estar alinhado às expectativas para 2025.  Seja para quem já tem o seu negócio ou para aqueles que desejam abrir um, essa postura de constante pesquisa e adaptação é essencial para o crescimento do seu empreendimento e representa uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. 

1- Inteligência artificial

A utilização de inteligência artificial nas empresas está cada vez mais difundida, contribuindo para o impulsionamento de sua transformação digital. Atividades como qualificação de leads, análise de dados e automação de tarefas podem ser otimizadas a partir do bom uso da IA. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que haja um pleno domínio dessa tecnologia, a fim de ser aproveitada de maneira eficaz. 

Segundo um relatório da Cisco, — companhia transnacional estadunidense — apenas 25% das empresas estão prontas para usar IA no Brasil, o que revela a falta de capacitação como uma lacuna a ser preenchida. Assim, torna-se fundamental dominar essa ferramenta, a partir de uma qualificação da equipe, para que ela passe a ser uma aliada na evolução da sua empresa. 

2- Sustentabilidade

O empreendedorismo social, que vem ganhando destaque ao longo dos anos, combina propósito social com estratégias de negócios a partir de práticas sustentáveis. A preocupação do mundo e dos consumidores com o meio ambiente leva os empresários a adotarem medidas que estejam de acordo com o que é ecologicamente correto.  

Pensando na imagem construída de uma empresa, aquela que prioriza princípios sustentáveis tende a fortalecer seu espaço no mercado. Para além disso, esse tipo de atitude costuma gerar uma fidelização de clientes, atraindo um público-alvo mais jovem, alinhado a esses valores. Um exemplo de empresa referência em responsabilidade ambiental é a Natura, que utiliza ingredientes naturais, buscando minimizar o impacto ambiental em suas operações.

3- Personalização de produtos e serviços

Quem não gosta de comprar um produto ou um serviço que foi personalizado para você? Esse senso de exclusividade está em alta e é essencial para estabelecer uma maior conexão emocional com a marca. Para fazer uma personalização de qualidade, é preciso coletar dados, identificar padrões e segmentar os clientes, com o objetivo de oferecer uma experiência única ao consumidor. 

Trata-se do chamado marketing personalizado, que utiliza estratégias eficazes para criar relacionamentos duradouros com seus clientes a partir de práticas como designs individualizados ou serviços que se ajustam ao comportamento do usuário. Um bom exemplo disso é o Spotify, que utiliza um poderoso algoritmo para identificar as preferências e gostos dos ouvintes, construindo um perfil para cada um deles. Recomendações como “Descobertas da Semana” e “Programas que você talvez curta”, além da tão esperada retrospectiva, contribuem para essa personalização.

4- Social commerce

O Social Commerce é a estratégia de vendas que usa as redes sociais para alcançar novos clientes. Por meio dela, os consumidores são capazes de comprar produtos e serviços diretamente de uma postagem ou anúncio de mídia social a partir de botões, como “Comprar agora”. Desse modo, o cliente acaba tendo uma experiência mais prática e atrativa, enquanto a sua marca obtém maior visibilidade e autoridade.

Assim, ter um modelo de vendas online, ainda mais em uma era digital, é fundamental para o crescimento do seu negócio. Como o Social Commerce tem a intenção de construir uma jornada de compra, desde a descoberta do produto até a sua aquisição, é necessário que haja investimento para a produção de um conteúdo de qualidade nas redes sociais, a fim de proporcionar uma ótima experiência aos clientes e fidelizá-los.

5- Setores em alta

Confira a lista divulgada pela CNN Brasil:

– Corretor de imóveis

– Designer gráfico 

– Distribuidora de bebidas

– Escritório de consultoria 

– Fábrica de produtos de chocolate 

– Loja de cosméticos e perfumes

– Papelaria

– Imobiliária

– Pet shop

– Agência de viagens

Se você está interessado em abrir um novo negócio em 2025, vale a pena estar atento a esses setores, principalmente àqueles que permitem o trabalho em ambientes remotos — tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos. Além disso, é sempre importante buscar conhecimento e capacitação para se planejar estrategicamente e fazer do seu empreendimento um sucesso. Para além de se atentar às tendências, é de suma importância estar alinhado aos segmentos que correspondem às suas próprias aptidões profissionais. 

Para fazer de 2025 um ano de muito sucesso, conte sempre com a Ayra Consultoria. Nossos serviços são ideais para te auxiliar a seguir as tendências e colocar o seu sonho em prática. Confira o nosso site e marque um diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

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