Como traçar objetivos estratégicos eficazes para a sua empresa

Como traçar objetivos estratégicos eficazes para a sua empresa

Ao trabalhar em uma empresa, é comum que o foco seja em tarefas e obrigações que se têm a curto prazo, e assim algumas pessoas acabam seguindo suas ações diárias sem compreender o rumo da organização, ou não ter articulado de maneira clara o próximo passo. Você sabe o que quer que sua empresa esteja fazendo daqui há 10 anos? Você sabe como chegar lá? É para isso que é importante traçar objetivos estratégicos. Com isso, vale pensar não só em metas vagas a longo prazo, que muitas vezes podem parecer inatingíveis, como é necessário destrinchar tais metas em objetivos menores que possam levar a elas.

 

Por onde começar?

Caso a sua empresa ainda não tenha nenhum objetivo explicitamente traçado, um bom ponto de partida é pensar na visão e na missão da entidade. Por que a sua empresa existe? O que você quer que ela seja no futuro? À base desses questionamentos, é possível ter uma noção geral de o que você quer para o futuro da sua organização, e com isso traçar objetivos mais desenvolvidos que busquem viabilizar tais aspirações.

Objetivos de nível estratégico

São objetivos gerais para a empresa, traduzindo a missão em termos concretos. Eles costumam ser pensados mais a longo prazo, há anos do momento atual, e em  organizações maiores são geralmente estabelecidos pela alta administração.

Objetivos de nível tático

São um meio termo entre os objetivos estratégicos e operacionais, pensados a médio prazo. Eles desenvolvem os objetivos gerais da empresa em metas para cada departamento, deixando mais claro os caminhos que cada área deve seguir para que se cumpram os propósitos da empresa como um todo.

Objetivo de nível operacional

Expressam metas mais específicas e diretas, pensadas no curto prazo e que viabilizarão o sucesso dos outros objetivos. Eles podem ser pensados no âmbito individual de cada trabalhador ou como orientações para grupos, equipes ou projetos dentro de uma área da empresa.

Assim, a ideia é pensar em objetivos mais amplos e ir dissecando eles em versões mais específicas, para garantir sua eficiência. Então, por exemplo, digamos que uma empresa que vende brinquedos tenha como visão ser a marca mais comprada pelas crianças. Ela poderia ter o objetivo, a nível estratégico, de triplicar o seu número de vendas nos próximos 10 anos; no departamento de marketing, o objetivo tático é dobrar o alcance das nossas mídias em três anos.; a nível operacional, isso poderia significar que o time responsável pelo Instagram deve pensar em novas promoções para fazer pela plataforma.

Desse modo, traçou-se um caminho de metas práticas para a empresa, que transforma a distante visão de ser a marca mais comprada em um objetivo alcançável e estruturado a longo prazo. O ideal para planejar o futuro da sua empresa é traçar seus objetivos, buscando desenvolver suas metas de maneira concreta, e assim saber o caminho que cada parte da empresa precisa seguir para alcançar suas aspirações.

Para alavancar seu negócio e conseguir traçar seus objetivos da melhor maneira possível, entre em contato já e agente seu diagnóstico gratuito!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros