A importância de um MVV assertivo

A importância de um MVV assertivo

Da identificação dos colaboradores à definição de seu posicionamento, a identidade organizacional de uma empresa faz-se presente, daí a importância de defini-la assertivamente. Com isso, é essencial definir uma missão, visão e valores condizentes com as percepções dos sócios, tomadores de decisão, clientes e stakeholders, visando a identificação com a empresa.

 

 

Como definir o MVV?

Para delinear a cultura organizacional da empresa, é necessário primeiro definir seu MVV, que se divide em:

• Missão, que, essencialmente, é o propósito para o qual a empresa existe e, almejando atingí-lo, busca entregar valor a seus clientes e stakeholders;

• Visão, sendo o ponto ou objetivo que a empresa busca atingir com seu desenvolvimento. Não necessariamente é algo concreto ou tangível à realidade imediata, mas é importante que seja reflexo da visão da empresa e de como deseja ser vista e ver a si mesma no futuro. Além disso, também é essencial que norteie e sirva de bússola às ações tomadas para atingir o ponto ou objetivo almejado.

• E Valores, que, por sua vez, são os princípios e normas que guiam a prática do dia a dia da empresa, visando à satisfação de sua visão e missão. Em relação à transmissão da identidade organizacional da empresa, os valores são aquilo que mais deve ser transparecido e guiar seu posicionamento.

O que uma identidade organizacional bem definida permite à empresa?

Definida a identidade organizacional da empresa, pode-se utilizar ela para guiar o funcionamento da empresa em diversas frentes, do marketing a suas práticas internas.

Internamente, é importante que todos os colaboradores estejam alinhados à cultura da empresa e a transmitam em suas atividades e relacionamentos com seus colegas. Assim, cria-se um sentimento de pertencimento no quadro da empresa e, também, identificação entre o colaborador e empresa, favorecendo seu clima organizacional.

Somado a isso, a empresa pode usar a identidade organizacional estrategicamente para guiar suas práticas e estratégias de vendas. Assim, transmitindo sua identidade ao mercado, a empresa pode diferenciar-se perante seu público-alvo, com um MVV que reflita suas características. Isso gera uma identificação mais profunda e assertiva, impactando-o de maneira significativa. Além disso, utiliza-se a missão, visão e valores determinados nas práticas extra-vendas da empresa, como, por exemplo, no trato com seus parceiros.

Sendo assim, toda a relação estratégica da empresa com seus stakeholders pode ser definida de modo a, atendendo sua identidade organizacional, diferenciá-la.

Por fim, destaca-se também como o marketing da empresa é um canal de transmissão de sua identidade organizacional, operando com o mesmo fim descrito acima. Assim, com um marketing que reflita quem a empresa é, ela define cada vez mais robustamente sua identidade para seu público. Além disso, é capaz de captar cada vez mais o interesse desse público, já conhecedores e de primeiro contato, fortalecendo sua posição no mercado.

Como a Ayra Consultoria pode auxiliar sua empresa a desenvolver sua identidade?

A Ayra Consultoria oferece soluções especializadas que vão desde a modelagem da sua empresa até o planejamento do seu marketing. Com isso, é possível definir e consolidar a identidade da sua empresa, diferenciando-a perante stakeholders e colaboradores. Nossos serviços abrangem todas as etapas necessárias para alcançar esse objetivo, agende já seu diagnóstico gratuito!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros