Metodologias ágeis e oferta de produtos e serviços
A metodologia ágil é, na verdade, um conjunto de preceitos, do SCRUM ao Kanban, que se voltam à organização e validação de produtos e serviços. Hoje em dia, de modo geral para os setores, tem-se tornado cada vez mais importante não apenas cumprir prazos de projetos, mas também validar sua eficácia por meio de feedbacks. Assim, por meio de ciclos de revisão e feedbacks que focam no cliente, surgem as metodologias ágeis como resposta a esse panorama e ferramenta de melhoria contínua em negócios.
Como implementar metodologias ágeis?
Para usar a gestão ágil de modo a melhorar os serviços que sua empresa oferece, é importante entender suas principais práticas.
Entre essas práticas, as sprints se destacam. Elas são períodos flexíveis usados para organizar os projetos da empresa. Organizar em sprints permite ver melhor o que pode ser feito durante esse tempo. Além disso, as sprints alinham as expectativas da equipe e as metas. As sprints incluem duas reuniões principais: uma de planejamento e outra de revisão, intermediadas por reuniões diárias de alinhamento da execução. Fazer isso direito ajuda a melhorar constantemente o valor entregue pela empresa por meio de planejamento e revisão constantes.
Além disso, junto com as sprints, é bom manter e cuidar do backlog do projeto. Isso inclui tarefas que estão por fazer, em andamento e já concluídas. Essa prática, idealmente, reflete o que o projeto precisa agora e a visão de quem está tocando o projeto. O backlog muda ao longo do tempo. Para tornar mais fácil de ver, muitas vezes o método Kanban é usado em conjunto. Ele ajuda a mostrar visualmente para todos os colegas, melhorando a comunicação e o fluxo de trabalho.
Como a empresa se beneficia com essas metodologias?
Com isso, usar métodos ágeis como o SCRUM, conforme explicado por Jeff Sutherland, traz muitos benefícios para a empresa e sua entrega de valor.
Ao dividirmos e priorizarmos as entregas conforme esses métodos, é mais fácil acompanhar e entender os feedbacks dos clientes e das partes interessadas. Assim, focando no cliente final e no que eles dizem, podemos validar de forma mais segura produtos, serviços e suas partes.
Além disso, ao priorizarmos as tarefas como sugerido pelo método, não só facilitamos a geração de ideias, mas também a validação de MVPs. Dessa forma, fazemos isso ao priorizar as funcionalidades planejadas para o produto, identificando as características principais a incluir em cada versão do MVP. Sendo assim, esse processo ajuda na validação do próprio MVP e na obtenção de feedbacks do público-alvo. Sobre como as coisas funcionam internamente, quando implementamos esses métodos, damos aos colaboradores um fluxo constante de informações. Isso se refere às atividades deles e de todos envolvidos no projeto. Através do que Sutherland chama de comunicação intensiva, todos sabem como o projeto está indo e podem dar ideias sobre o produto e as atividades dos colegas. Então, a validação contínua sugerida pelos métodos também ajuda a usar recursos de forma mais segura e sem desperdícios.
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