Como fazer a precificação de um produto?

Como fazer a precificação de um produto?

Você sabe como fazer a precificação de um produto? Bem, quando pensamos em precificação logo vem à mente o custo. Entretanto, mesmo sendo um conceito comum ao cotidiano de todos, custo se trata somente do cálculo de preço final. Por isso, existem algumas formas de calcularmos custos, neste texto vamos trazer uma das maneiras de realizar este cálculo.

 

Primeiramente, você precisa de uma planilha de precificação, que pode ser feita na plataforma da sua preferência (disponibilizamos o modelo que descrevemos). Nela organizamos primeiro os custos calculáveis (direto, pois são específicos de cada produto). Além disso, também temos a matéria-prima utilizada na produção, dispondo-a de forma a discriminar qual o insumo, quantidade utilizada, preço por kg e custo final do utilizado. 

Mão na massa

Após compreendermos os custos materiais, iniciamos o cálculo dos custos incontáveis (indireto, pois estão relacionados com a empresa em si). Em primeiro lugar, precisamos encontrar qual o custo da operação. Para isso contamos contas fixas, salários, programas, cursos,  custos recorrentes, etc. Com esse valor total, realizamos uma divisão com base nas horas produtivas deste período, por exemplo, custos de um mês dividido pelas horas produzidas no mês. Com este cálculo já temos um custo próximo da hora produtiva. 

 

Além do custo do tempo de operação, também é necessário incorporar ao custo os equipamentos que vamos utilizar e a deterioração que ocorre com o uso. Utilizaremos, como exemplo, uma batedeira em uma loja de bolos. Precisamos pensar no tempo de vida médio deste equipamento, sua importância e a frequência de seu uso na produção. Portanto, pense que uma batedeira é utilizada em todos os bolos, todos os dias na produção. Outrossim, que tenha, em média, um tempo de vida de 1 ano até um primeiro defeito. Nesse momento, será necessário – dentro deste período de um ano – além de pagar a batedeira, cobrirmos  integralmente a próxima que irá substituir ou o conserto.

Somando os custos na precificação do Produto

Por fim, encontramos o custo total do produto, somando os custos diretos e indiretos proporcionais!

Assim, para concluir a precificação, vamos fracionar o custo ao tamanho que venderemos e contabilizar este tempo (não foi nosso caso). Além disso, vamos estipular uma margem de lucro, esta preferencialmente embasada em uma pesquisa de mercado. Mas também, pode ser por meio de uma análise de concorrentes, Stakeholders, público alvo, entre outras. (CT+CT*Marg)

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