Como desenvolver responsabilidade social?

Como a empresa pode desenvolver sua responsabilidade social?

 

Já pensou como desenvolver sua responsabilidade social? A questão da desigualdade social é um problema político-econômico, que afeta a maior parte da população brasileira. Apesar de estar entre os 10 países com o maior PIB, o Brasil se encontra na oitava posição no ranking de desigualdade social do mundo.

As evidências da assimetria de renda no Brasil podem ser encontradas de diversas formas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a distância física entre os apartamentos de luxo no Leblon e as casas mais simples no Vidigal é minúscula. Porém, trata-se de vidas, direitos e condições completamente opostas.

A Desigualdade Social

 

De um lado, pessoas com acesso à informação, hospitais, alimentação digna, transporte e entre outras necessidades básicas. De outro, vidas que são tratadas com negligência, falta de acesso à informação e condições precárias de saneamento básico.

Com isso, pensando em promover a prática da inclusão social por parte do setor privado, este texto tem como intuito citar alguns exemplos de empresas que praticam a responsabilidade social. A fim de incentivar outros empreendedores a adotarem esta prática.

Uma das vantagens em promover a responsabilidade social a partir de uma firma é que ela pode se tornar mais conhecida, por demonstrar preocupação com a qualidade de vida do próximo. Isso faz com que as pessoas enxerguem que essa empresa veja seus clientes como pessoas de fato, e não simplesmente números.

Dessa maneira, é possível até mesmo tornar-se referência entre os demais empreendimentos. Podemos citar como exemplos o aplicativo de bicicletas do Itaú e as estações de ginástica do Santander.

O Caso do Itaú

 

No Bike Itaú, não só gera um fluxo de caixa para a instituição a partir dos planos de utilização. Mas também promove aos clientes um momento de bem-estar e cuidado com sua saúde.

Além disso, em meio a grande demanda por este serviço vinda dos entregadores de aplicativos. Em muitos casos essas pessoas não possuem renda para iniciar seus serviços em uma bicicleta própria e utilizam as bicicletas do Itaú para realizar as entregas.

Bike Itaú: banco renova patrocínio e estuda ampliação

O Caso do Santander

 

Um outro exemplo são as estações de ginástica realizadas pelo banco Santander. Localizadas em pontos estratégicos das cidades Rio de Janeiro e São Paulo. Estas estações também promovem aos usuários um momento de bem-estar e cuidado com o corpo. Além de ser uma oportunidade de a empresa se apresentar ao público como “além de um banco”.

Rede de ginástica fatura R$ 13 milhões por ano com aulas ao ar livre | Exame

Existem formas simples de uma empresa desenvolver responsabilidade social. Ela pode se tornar apoiadora ou realizar parcerias com projetos sociais que estejam envolvidos com meio ambiente, educação ou cuidado com a saúde.

Outra opção é realizar um estudo acerca do contexto em que a marca está inserida. Entender de que forma o setor pode reduzir seus pontos negativos para o tecido social. Firmas dos ramos alimentício ou têxtil, por exemplo, podem pensar em alternativas para dar um novo rumo aos resíduos. Pensar na responsabilidade social é também pensar no retorno que a empresa leva à sociedade. Tal ação agrega conhecimento e melhorias, em que muitas vezes o estado não se faz presente.

Responsabilidade social na Ayra Consultoria

 

Nesse sentido, o termo “ESG”, ou melhor, Environmental, Social and Corporate Governance, relacionado à contribuição com movimentos sociais está em alta no ramo empresarial. Se trata de uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol dos objetivos sociais que vão além de seu papel principal.

Diante disso, a Ayra Consultoria mostrou-se pró ativa ao aderir à causa, veja a matéria completa aqui. Sendo uma empresa júnior de consultoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concedeu projetos gratuitos para microempreendedores e até mesmo ONGs. Tudo durante a última fase de seu último processo seletivo, em agosto de 2022. O projeto se deu por meio de alunos da universidade. Buscando fazer parte da empresa, realizaram mini projetos de consultoria para pequenos negócios e instituições filantrópicas.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros