Seu time não está engajado?
Uma das maiores dores de grande parte dos empreendedores é como ter um time engajado. Ou seja, elaborar maneiras de que o esforço coletivo dos colaboradores seja maior que a soma dos esforços individuais. Quem nunca teve um problema com a união e os resultados do seu time?
A arquitetura organizacional é responsável por orientar os membros da empresa a entenderem os seus papéis em relação ao time. Mas, também direcionar parâmetros de como se relacionar com outros departamentos. Resultando em um maior entendimento em relação ao objetivo da empresa e um time engajado.
A Arquitetura
Como o próprio conceito diz, é uma arquitetura. Desse modo, não é possível copiar de outra organização. Visto que cada instituição possui ambiente, tanto externo quanto interno, diferentes, culturas e outros fatores que impossibilitam essa questão.
Então, esse é o modelo padrão da metodologia:
Estratégia: Plano para alcançar determinado objetivo. Se mudar, a arquitetura também deve mudar.
Estrutura: Recursos necessários para a realização das atividades.
Capacidade Lateral: Organização das relações dentro da empresa, visando o desenvolvimento de melhores resultados.
Pessoas: O principal recurso de toda instituição. A arquitetura tem o papel de organizar os grupos, para que os resultados dos times sejam os melhores possíveis.
Controle e Incentivos: “Quem não mede não gerencia”. É necessário mensurar os resultados e elaborar planos e incentivos para melhorar.
Melhorias Contínuas
Assim, essa é a estrutura básica da arquitetura organizacional. No fim do processo, vai ser possível melhorar o rendimento do grupo, para que todos entendam o seu papel dentro da organização e do time. Aperfeiçoar os colaboradores das atividades primárias da Cadeia de Valor (caso não saiba esse framework, clique aqui) é de extrema urgência.
Por fim, depois das melhorias contínuas, a empresa será capaz de desenvolver times unidos e melhores. Obtendo funcionários engajados e buscando, cada vez mais, o alcance dos objetivos.