Como ter um time engajado?

Seu time não está engajado?

Uma das maiores dores de grande parte dos empreendedores é como ter um time engajado. Ou seja, elaborar maneiras de que o esforço coletivo dos colaboradores seja maior que a soma dos esforços individuais. Quem nunca teve um problema com a união e os resultados do seu time?

 

A arquitetura organizacional é responsável por orientar os membros da empresa a entenderem os seus papéis em relação ao time. Mas, também direcionar parâmetros de como se relacionar com outros departamentos. Resultando em um maior entendimento em relação ao objetivo da empresa e um time engajado.

A Arquitetura

Como o próprio conceito diz, é uma arquitetura. Desse modo, não é possível copiar de outra organização. Visto que cada instituição possui ambiente, tanto externo quanto interno, diferentes, culturas e outros fatores que impossibilitam essa questão.

 

Então, esse é o modelo padrão da metodologia:

Estratégia: Plano para alcançar determinado objetivo. Se mudar, a arquitetura também deve mudar.

Estrutura: Recursos necessários para a realização das atividades. 

Capacidade Lateral: Organização das relações dentro da empresa, visando o desenvolvimento de melhores resultados.

Pessoas: O principal recurso de toda instituição. A arquitetura tem o papel de organizar os grupos, para que os resultados dos times sejam os melhores possíveis.

Controle e Incentivos: “Quem não mede não gerencia”. É necessário mensurar os resultados e elaborar planos e incentivos para melhorar.

Melhorias Contínuas

Assim, essa é a estrutura básica da arquitetura organizacional. No fim do processo, vai ser possível melhorar o rendimento do grupo, para que todos entendam o seu papel dentro da organização e do time. Aperfeiçoar os colaboradores das atividades primárias da Cadeia de Valor (caso não saiba esse framework, clique aqui) é de extrema urgência.

 

Por fim, depois das melhorias contínuas, a empresa será capaz de desenvolver times unidos e melhores. Obtendo funcionários engajados e buscando, cada vez mais, o alcance dos objetivos.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa  A integração entre os membros