Marketing de Conteúdo nas Etapas do Funil de Vendas

O Marketing de Conteúdo para a web é mais difícil do que aparenta. Pensa que basta escolher um tema e escrever sobre ele? Mas não, a produção de conteúdo passa por uma sequência lógica que leva o consumidor por todo um percurso até a decisão de compra.

 

Entendendo o Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo é uma estratégia muito utilizada pelas empresas, isso porque é bastante efetiva quando se trata de criar um relacionamento com o usuário da internet a fim de gerar uma relação de confiança até que ele esteja pronto para consumir sua marca.

Assim, para que essa relação seja construída, é necessário produzir conteúdos de acordo com cada etapa da Jornada de Compra para que a comunicação elaborada seja assertiva. Dessa forma, os textos do blog, por exemplo, vão direcionar o usuário que pesquisou uma dúvida, inicialmente, a todas as etapas do seu Funil de Vendas

Com isso, o Marketing de Conteúdo necessita seguir esse caminho até a compra. Se não, a produção de conteúdo apenas elaborado para a etapa inicial do contato com esse consumidor, dificilmente guiará o seu cliente para a compra e não alcançará seu objetivo.

 

Escolha os temas de acordo com a Jornada de Compra 

A Jornada de Compra é um modelo do caminho que um potencial consumidor percorre pelo processo de compra. Essa ferramenta ajuda a entender o comportamento e mentalidade do cliente em cada estágio. No caso do Marketing de Conteúdo, a Jornada de Compra é útil para entender qual o tema é o ideal para ser construído.

Além disso, é importante ressaltar que as etapas da jornada ocorrem de maneira simultânea, ou seja, um cliente pode estar na primeira etapa desse processo, há quem está no final e pronto para realizar uma compra. Dessa forma, a produção de conteúdo deve ser realizada também concomitantemente a esses diferentes estágios. 

A Jornada de Compra é dividida em 4 etapas, em cada uma delas os leads (que podem ser representados por personas) estão em estágios diferentes, o que representa também maturidade de compra diferentes. 

  • Aprendizado e Descoberta

No início da jornada o consumidor está desenvolvendo um interesse em determinado assunto, por isso o objetivo principal é atraí-lo. Não sabe que possui um problema ou pelo menos desconhece a solução exata. Assim, nessa primeira etapa é interessante que você pense em assuntos mais amplos, para que seus potenciais clientes despertem a atenção.

 

  • Reconhecimento do Problema

No segundo estágio da jornada o seu consumidor adquiriu um estudo um pouco mais aprofundado sobre um determinado tema. O objetivo aqui é despertar uma necessidade ou atenção ao seu problema. Os conteúdos são mais focados no problema ou na solução, já que o cliente já obteve anteriormente um conhecimento sobre o assunto.

 

  • Consideração da solução

Nesta etapa, o consumidor adquiriu noção das soluções cabíveis para o seu negócio. Assim, o ideal é que sejam produzidos conteúdos que ajudem o potencial cliente a avaliar uma solução para o seu caso e, com isso, criar um senso de urgência. Por isso, é importante que nessa lista haja a presença do seu produto ou serviço. 

 

  • Decisão de Compra

Ao fim da jornada de compra, o consumidor analisa suas opções no mercado e chega a decisão final. Nesse momento, a sua empresa está competindo pela atenção de diversas outras. Por isso é essencial que os seus diferenciais ganhem destaque e sejam decisivos para a tomada de decisão.

 

O Marketing de Conteúdo na prática

Para ficar ainda mais fácil de entender como acontece a escolha do tema para cada etapa da jornada, vamos pensar em um exemplo na prática. O João é dono de uma loja de roupas, com a pandemia está enfrentando problemas financeiros e suas vendas despencaram. Com isso, resolveu estudar mais sobre gestão de negócios para buscar solução para o cenário atual.

A solução poderia estar no Marketing de Conteúdo para atrair novos clientes no meio digital e aumentar  suas vendas. Nesse caso, se a sua empresa trabalha com essa área poderia publicar no blog um texto em que fala sobre como alavancar as vendas com o marketing. 

A Solução

Nessa etapa do reconhecimento do problema,  o João encontrou nas suas pesquisas como é importante o relacionamento com o cliente na internet para que sua marca seja lembrada. Com isso, o conteúdo a ser produzido poderia ser “Dicas de como fazer uma gestão de mídias eficiente” ou “Estratégias para usar o E-mail Marketing”.

Na gestão de mídias, é evidenciado como o trabalho em gerir as redes sociais de uma empresa não é uma tarefa simples, é preciso uma equipe com senso estético e que saiba aplicar estratégias. Ou então, se você for o dono de uma plataforma de e-mail marketing, pode vender os benefícios de adquirir seu produto. 

 

Conclusão

Agora você já sabe como a produção de conteúdo não é tão simples quanto parece. É preciso que toda a produção guie o consumidor até o momento mais esperado de qualquer empresa, a venda. 

Dessa forma, fique atento ao momento que o lead se encontra, isso definirá a maneira como deve ser abordado e qual tema, deve ser direcionado para ele. Para isso, é bom ter mapeado quais temas ou materiais de conteúdo você possui e como eles se relacionam ao produto ou serviço. 

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