Com o crescimento do ambiente competitivo no mercado mundial e a popularização da internet, o Marketing Digital veio tomando espaço de destaque na operação dos mais diversos tipos de empresas ao longo dos anos. Atualmente, o Marketing Digital está presente dentre as atividades de quase todo negócio e com sua ampla disseminação, erros comuns começaram a surgir.
Grande parte das falhas acaba resultando em uma aplicação ineficiente das estratégias de Marketing e, consequentemente, pouco resultado para o negócio. Não existe uma receita mágica para o sucesso de toda e qualquer empresa, as estratégias variam dependendo da natureza do seu negócio. No entanto, algumas falhas recorrentes quase sempre trazem prejuízos para as marcas. Nesse sentido, alguns dos erros mais comuns estão listados abaixo:
1) Não ter um público definido
Uma das primeiras etapas que deve existir em todo planejamento de Marketing é o estudo do Público-Alvo (grupo de indivíduos que compartilha de um perfil e necessidades semelhantes). Isso porque somente entendendo qual segmento de clientes se deseja atingir, que é possível compreender como eles se comunicam, quais mensagens valorizam e quais formatos de mídia normalmente consomem. A partir da definição do Público-Alvo, é possível identificar oportunidades estratégicas para reunir esforços e orientar o posicionamento da marca de forma efetiva.
Ao elaborar a estruturação de um produto ou serviço é importante que se pense acerca de qual segmento de clientes tais ofertas estarão, possivelmente, impactando majoritariamente. Da mesma forma, essa linha de pensamento é essencial ao elaborar estratégias de Marketing e pensar em como divulgar a imagem da marca nas redes sociais, pois um conteúdo voltado para o Público-Alvo da empresa tem maiores chances de transformar os visitantes das redes em futuros clientes, além de gerar maior engajamento e identificação com a marca.
2) Não ter frequência de postagem
Muitos empreendedores que possuem ou planejam estruturar um negócio entendem a importância de estar presente nas redes sociais, onde grande parte dos indivíduos interage e conhece marcas. Porém, negligenciam a importância o fator-chave frequência. É crucial estar presente nas mídias de maneira frequente e consistente, postando também em horários em que o público está ativo para proporcionar o engajamento nas postagens. O objetivo de criação das mídias sociais é a conexão do público com a marca, no entanto, se não houver frequência de produção de conteúdo, os indivíduos podem esquecer da marca por não ser presente em seu cotidiano.
Além disso, sem posts e publicações de conteúdo frequente, o público não tem tantas possibilidades de interação com as postagens, o que faz com o as redes sociais entendam que o conteúdo veiculado não é relevante e passam a diminuir o alcance das publicações. Por fim, a falha em estar presente nas redes sociais resulta em possível impacto na confiabilidade da marca. Se um possível cliente conhece o negócio através das mídias, porém observa que a última postagem foi realizada há semanas atrás e que não existem muitas interações de outros clientes, pode-se ter a ideia de que não se trata de uma marca tão confiável. No entanto, uma observação é crucial: postar em excesso também pode se tornar negativo. Não existe uma regra que seja aplicável para todos os negócios. No entanto, normalmente, o equilíbrio e a frequência trazem bons resultados.
3) Não ter objetivos bem definidos e estratégicos
Quando pensamos em alavancar as vendas e construir uma marca forte através do Marketing Digital, muitas vezes pensamos em começar a postar nas redes sociais, fazer stories e IGTV. Mas, na maioria dessas situações, negligenciamos a importância de objetivos e de uma estratégia bem definida para realizar tais ações. Quando esses não existem, o que acontece é o maior emprego de esforço sem compreender o quão efetivo isso está sendo. Quando não há objetivo, o caminho e o progresso ficam confuso. O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Logo, a falta de definição desses aspectos resulta em ações desnecessárias ou que não trazem resultados para o negócio. Dessa forma, evidencia-se a importância de objetivos para a evolução da marca. Eles devem ser poucos e devem ser revisados idealmente de 3 em 3 meses, para que os esforços se concentrem em um número razoável de ações que serão melhor executadas de forma mais atenciosa nesse período.
É recomendado que a estruturação de tais metas siga o método S.M.A.R.T. A técnica é um dos métodos mais importantes para definição de estratégia, pois auxilia no desenvolvimento de metas e objetivos mais pontuais e relevantes para o negócio. A sigla determina 5 objetivos a serem cumpridos para a elaboração de uma estratégia eficiente.
- S (Specific | Específico) – Como especificar melhor as ideias abrangentes que os objetivos trazem para que os planos de ação sejam mais aplicáveis na realidade da empresa?
- M (Measurable | Mensurável) – Como os os pontos de metas e objetivos escolhidos vão ser monitorados e medidos?
- A (Attainable | Atingível) – Metas e objetivos devem ser desafiadores, mas não impossíveis. Devem considerar o histórico da empresa e o cenário atual e projetado do mercado.
- R (Relevant | Relevante) – Como citado anteriormente, uma priorização deve ser feita. Ao listar todas as metas e objetivos possíveis, os planos de ação não são objetivos e se torna impossível monitorar efetivamente as ações realizadas.
- T (Time based | Temporal) – Um período de tempo deve ser estabelecido para que as ações sejam executadas, revistas, monitoradas e as metas atingidas.
Os objetivos do desenvolvimento de objetivos é a criação de estratégia e planos de ação integrados para a empresa. Tais estratégias devem focar em Marketing e Vendas no Plano de Marketing. Além disso, o objetivo dessa etapa é realizar uma priorização do que é mais importante para a empresa e um alinhamento disso com todos os colaboradores. Por fim, é também importante definir meios de medir se as ações voltadas para o alcance desses objetivos estão sendo efetivas, a fim de compreender melhor o desempenho das atividades da empresa.
Dicas!
1) Seja Autêntico!
Copiar estratégias e a identidade visual de outras marcas não irá fazer com que se destaque no mercado. Em um ambiente cada vez mais competitivo, destacam-se as marcas que conseguem permanecer na memória do consumidor e isso pode ser gerado através da autenticidade.
2) Não esqueça que seu cliente é um indivíduo que valoriza o relacionamento
Quando focamos apenas em vender, esquecemo-nos do foco de todo negócio: o cliente. Devemos adaptar nossas estratégias e formas de comunicação para melhor atender às necessidades do cliente. Nesse contexto, o Marketing Digital não tem somente a função de impulsionar as vendas da marca, mas também de criar e fortalecer laços com o cliente através de dicas, Marketing de Conteúdo ou estratégias personalizadas para gerar o engajamento dos indivíduos impactados pelas redes sociais da empresa na internet.
3) Defina poucos objetivos e concentre esforços
Normalmente empreendedores possuem muitas ideias diferentes do que aplicar no Marketing Digital do negócio e não priorizam objetivos claros e mais importantes. É importante definir um grupo prioritário de objetivos (normalmente, 3 a 6 seis objetivos são uma quantidade boa para começar a se trabalhar) e definir planos de ação para alcançá-los. Porém, também é crucial acompanhar a eficiência em trazer os resultados almejados desses planos.
4) Acompanhe as métricas.
É de extrema importância que após traçar objetivos, estratégias e planos de ação; o desempenho de cada um deles seja monitorado através de métricas para entender quais aspectos são efetivos e apresentam resultados para o negócio e se a execução de cada um dos pontos planejados está sendo feita devidamente.
5) Use palavras-chave
Ao escrever em sites, blogs, anúncios é importante usar palavras que têm maior tráfego de busca na internet, pois existe maior probabilidade do conteúdo postado por seu negócio aparecer nas pesquisas de possíveis clientes. Para isso, uma boa sugestão são as ferramentas Ubersuggest e Google Ads.
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