Saiba de quanto você precisa para montar seu próprio negócio

Você, empreendedor, teve aquela ideia maravilhosa e não sabe de quanto precisa para por ela em prática? A Ayra pode lhe ajudar! Projetar os investimentos iniciais é uma das etapas do estudo da viabilidade econômica. Ela responde claramente o quanto você precisa para montar seu negócio.

Passo 1: Levantar os Investimentos Fixos e Pré-Operacionais

Os investimentos são todos aqueles bens que você precisará adquirir para que a empresa funcione. Pretende abrir uma padaria? Em primeiro lugar, terá que investir em máquinas, móveis, utensílios, imóveis e todos os ativos necessários para o funcionamento do negócio. De equipamentos para a linha de produção até para funções administrativas como balcão de atendimento.

Os investimentos pré-operacionais são todos os gastos feitos antes da abertura da empresa que não fazem parte de sua estrutura, porém são essenciais. Assim, nesse momento devem-se levantar os gastos com a legalização da empresa (taxas da junta comercial de seu estado e honorários advocatícios e contábeis, se necessário), reformas, campanhas publicitárias, cursos e treinamentos e consultoria.

Nessa etapa o empreendedor deve-se esquecer do quanto de dinheiro tem disponível para investimento, para que se deixe de considerar investimentos necessários com medo de não ter dinheiro o suficiente.

 

Passo 2: Classificar os Investimentos do negócio

Com os investimentos em mãos, deve-se classificá-los conforme sua urgência. Assim, nessa etapa você deve avaliar o quanto tal investimento é prioritário para a abertura da empresa. Você pode separá-los em essenciais – não será possível abrir a empresa sem ele, como compra de equipamentos e legalização – e desejáveis – como contratação de uma consultoria especializada em negócios.

Passo 3: Realizar Orçamentos

Nessa etapa será feito um levantamento do quanto custa cada investimento. Não meça esforços! Pesquise o quanto custa cada item, desde sua versão mais ‘cara’ até a mais ‘barata’ e anote.

Passo 4: Avaliar Cenários

Pretende investir em seu negócio imediatamente? Quer se planejar para fazê-lo daqui a um tempo? Avalie cenários! Com quanto custa cada investimento, nessa fase você montará três cenários: pessimista, realista e otimista. Desse modo,  um cenário otimista seria aquele onde você terá dinheiro suficiente para investir em todos os itens levantados nas fases anteriores ou em suas versões mais caras. Ademais, um cenário realista onde você terá dinheiro para cobrir os investimentos essenciais e alguns desejáveis, ou todos os investimentos, porém com ajustes para as versões mais ‘baratas’. E por fim, um cenário pessimista onde se terá dinheiro para cobrir apenas os itens essenciais.

Sendo assim, sinta-se livre, aqui, para modificar as premissas de cada cenário conforme sua realidade. Assim, apenas não deixe de montá-los.

Passo 5: Estruture o Capital do seu negócio

Seu negócio poderá ser financiado totalmente por você e seus sócios, totalmente por terceiros (como bancos e demais investidores que não os sócios) ou por uma combinação dos dois. Assim, nessa etapa você levantará o quanto se tem disponível e fará uma decisão como “deverei investir todo meu dinheiro no negócio? Será que vale a pena pegar um empréstimo?”.

A Ayra Consultoria dispõe de consultores especializados em finanças e oferece vários projetos, como avaliação de viabilidade econômica, onde essa etapa é aprofundada. Conte conosco para o planejamento financeiro de sua futura empresa.  Ainda sim, continue acompanhando as nossas redes sociais para aprender mais sobre como manter o seu empreendimento cada vez mais atualizado diante das inovações do mercado.

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso. Por isso, é de extrema

A importância do User Experience (UX) Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros

Ferramentas para conhecer as tendências do seu setor Entender o que está em alta no

A importância da segmentação de leads Uma das partes mais importante do processo de venda

A importância de atrair clientes pelo encantamento Em um mercado crescentemente competitivo, destacar-se com um