Quem nunca escutou falar sobre marketing e vendas dentro de uma empresa? São termos bem conhecidos, mas, na realidade, você sabe qual a diferença entre eles? Venha com a gente neste texto, que iremos te mostrar quais são as diferenciações básicas entre os setores e a importância deles para o crescimento do seu negócio.
Antes de propriamente falar das diferenciações, é necessário falar de alguns pontos em comum, como o fato de ambos tratarem com as necessidades e desejos do consumidor. A jornada do cliente com a sua marca tem como primeiro contato o marketing e é continuado com a sua equipe de vendas. Por isso, as funções desses dois setores são muitas das vezes confundidas, porém distintas. Elas se complementam devido à consolidação e crescimento da empresa estarem dependentes destes setores.
Funil de Vendas
Um conceito fundamental que evidencia como ambos os processos são complementares é o funil de vendas. Mas o que seria esse tal funil? É basicamente o trajeto que o cliente percorre desde a sua identificação como potencial cliente até o momento final da efetivação da compra. Ou seja, resume o processo de venda como um todo. E é justamente nesse ponto que eles se completam.
Fases do Funil
O marketing é responsável pelo topo do funil, ou seja, atrair visitantes para abastecer com leads o processo comercial. E, para isso, adota as mais diversas estratégias de captação a partir do perfil do cliente ideal da sua empresa. Por exemplo, a criação de conteúdos ricos, como textos e planilhas editáveis, são materiais que atraem a atenção do público para o seu site, de maneira orgânica, fazendo a identificação e o reconhecimento inicial da marca.
E, é neste momento que ocorre a transição. O marketing faz a divulgação da marca, trabalha o lead ainda “cru” para que ele se torne mais inclinado a ser uma oportunidade de negócio. Em outras palavras, até aqui é feito o encantamento inicial do lead, que terá continuidade com os vendedores, responsáveis pela transformação dos leads em clientes.
A partir do segundo estágio do funil, a equipe de vendas começa a participar efetivamente. Com a chegada do lead, o vendedor entra em contato na identificação do problema existente no empreendimento para que, a partir disso, apresente uma solução para essa demanda, com o intuito de chegar na última fase do funil, que é apresentar os valores de investimento no serviço/produto que foi identificado anteriormente.
Do marketing para vendas
Vale destacar que durante todo o processo de acompanhamento de um cliente, com a transição do marketing para vendas, exista uma plataforma de integração. Com isso, é mais do que necessário um sistema que mostre o caminho que o lead teve, desde a sua chegada até os processos finais, como a apresentação de proposta. Além de enriquecer a base de dados de clientes da empresa, é um facilitador no acompanhamento do funil e no rendimento das suas equipes, uma vez que a plataforma permite uma visão macro de quais etapas estão ocorrendo perdas de mais oportunidades, para que, assim, sejam tomados planos de ações estratégicos.
Outro ponto fundamental é a coleta do NPS, que metrifica o nível de satisfação do cliente com a sua empresa. Com a jornada do cliente sendo integrada entre as equipes de marketing e vendas, este indicador é fundamental como parâmetro da percepção do cliente perante a empresa, pois estratégias devem ser focadas para que haja tanto a conversão do lead em cliente como também um alto nível de satisfação, tornando-o promotor de sua marca.
No fim das contas, ambos os setores estão na mesma frente de batalha de uma empresa: a geração de receitas. As brigas internas não são benéficas para nenhum dos lados, cada um tem a sua área dentro do negócio e a sua respectiva eficácia e habilidade. Marketing e vendas precisam estar alinhados, são atividades complementares que são fundamentais na consolidação e crescimento da sua empresa. Pois, com um boas estratégias, mas sem um time de vendas capacitado, não há resultado e, a mesma medida o inverso: sem ações de marketing bem definidas, dificulta, e muito, a abordagem e captação de leads por parte da equipe comercial, deixando o processo como um todo bem mais difícil e demorado.
Conclusão
Esses foram alguns conceitos para ajudar você a entender mais quais as diferenças do marketing e vendas na sua empresa e como impactam o crescimento final. Aproveite também para conhecer as nossas soluções nas áreas de marketing e comercial para gerar resultados na sua empresa. Entre em contato com a gente, agende um diagnóstico totalmente gratuito e veja a melhor solução personalizada para o seu negócio. Acompanhe as nossas redes sociais para aprender mais sobre como manter o seu empreendimento cada vez mais atualizado diante das inovações do mercado.