A importância de um Plano de Negócios bem definido
O que é um plano de negócios?
Antes de tudo, é essencial definir o que é um plano de negócios, qual a sua função e o que ele permite ao seu negócio ou produto. Um plano de negócios nada mais é que o desenvolvimento e apresentação, sob várias frentes, do produto, empreendimento, serviço ou ideia de negócios que se deseja lançar no mercado ou explorar uma nova frente. De maneira geral, esse alguém costuma ser algum sócio, investidor ou stakeholder interessado no empreendimento e com perspectiva de envolvimento.
Como desenvolver um plano de negócios?
Em primeiro momento, com a ideia do produto ou serviço que será destrinchado em mente, deve-se apresentar ao stakeholder um panorama geral do recorte de mercado onde busca-se a inserção. Dessa forma, por meio da apresentação de dados e informações que despertem seu interesse, como previsões de crescimento do setor, concorrentes relevantes e referências de benchmarking. Além de informações e dados que comprovem a validação do seu produto com seu nicho de público-alvo.
Apresentado o panorama do produto, deve-se, nesse sentido, prosseguir para a sua análise interna, seja de sua viabilidade financeira, por meio de projeções de receitas e custos, seja de seu modelo de negócios e proposta de valor diferencial. Estes podem ser visualizados por meio de ferramentas de modelagem de negócios como o Business Model e Value Proposition Canvas.
Desse modo, pode-se validar e credibilizar, perante o observador interessado em seu negócio, não apenas o modelo de negócios que se busca desenvolver, com uma proposta de valor que exponha o diferencial do produto, mas também sua viabilidade e saúde financeira, utilizando-se das projeções acima mencionadas e cálculo de indicadores que metrifiquem seu desempenho.
Estratégia
Subsequentemente, visualizado o contexto no qual se insere e analisadas suas características e propostas, pode-se prosseguir para o planejamento estratégico do produto ou serviço.
Cabe destacar, inclusive, que as estratégias desenvolvidas não precisam restringir-se necessariamente à estrutura organizacional ou funcionamento interno do produto ou serviço. Pelo contrário, não só podem, como recomenda-se que incluam meios para alcançar o público-alvo que se deseja impactar com o novo negócio.
Com isso, pode-se transmitir a visão esperada para o produto no prazo que o idealizador determinar, contribuindo para capturar o interesse e credibilizar o produto. Dessa maneira, utilizam-se metas tangíveis, estabelecidas por meio de metodologias, que permitam sua visualização e desenvolvimento de planos de ação coerentes com a proposta.
Por fim, tendo a ideia desenvolvida nas frentes demonstradas, pode-se unificar seus pontos mais importantes e de maior destaque em uma apresentação. Esta será voltada a cativar o interesse dos stakeholders a serem atingidos, de modo a captá-los assertivamente e obter sua participação em seu empreendimento.
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