Nos dias de hoje, ter um visão estratégica do seu negócio é fundamental para evitar a mesmice e a estagnação dentro de um mercado fortemente concorrido. Mercado esse que preço é o maior fator de atratividade de cliente. Assim, é necessário o uso de algumas estratégias, que serão abordadas no decorrer do texto.
Como ter uma visão estratégica do seu negócio?
Por que alguns produtos ou serviços são mais caros que outros? Até mesmo com a qualidade parecida? Por que determinadas marcas conseguem ocupar um lugar na mente dos consumidores?
Essas são algumas perguntas que muitos empreendedores possuem quando estudam o mercado que estão inseridos ou até mesmo cases de sucesso. Grande parcela dos empresários não sabem responder qual é, de fato, o seu negócio.
Então, acabam por entrar em um mercado com diversos concorrentes e com produtos ou serviços similares, em que o preço é o principal fator de escolha. Assim, é caracterizado o Negócio Míope, que o foco é o produto ou serviço ofertado.
Porém, as companhias que se destacam possuem um Negócio Estratégico, que foca nos benefícios que a empresa oferece com a mercadoria.
Como exemplo:
Nesse contexto, poucas pessoas desejam comprar Esquadrias de Alumínio. Elas querem possuir mais privacidade, conforto e segurança em suas casas, seja com uma Esquadria de Alumínio ou com qualquer outro material. Dessa maneira, a empresa do setor que utilizar a segunda opção, provavelmente, deverá chamar mais atenção dos clientes, visto que oferece os sentimentos que ele busca.
Por isso, estudar o mercado, os clientes e seus comportamentos é essencial para entender como utilizar uma Visão Estratégica, sempre com o objetivo de guiar a companhia, atender as necessidades do cliente e aumentar a diferenciação no mercado.
Por fim, acompanhar as tendências no setor é fundamental para conseguir uma vantagem em relação aos concorrentes. Caso queira saber mais sobre os tipos de tendências de mercado, clique aqui.