As redes sociais têm um grande potencial de alavancar as vendas de uma empresa, já que podem ser utilizadas como uma poderosa ferramenta de divulgação. O Instagram é uma das principais redes sociais. Ele é a que mais cresce e a segunda com o maior número de usuários. Porém, entre os empreendedores, há uma dúvida bastante comum: como seria a conta ideal no Instagram para o meu negócio?
Por isso, desenvolvemos esse texto com a finalidade de facilitar a criação de uma conta exemplar para a sua marca. E, com isso, garantir que ela será muito bem vista pelos seus consumidores.
Crie uma conta comercial no Instagram
A partir de 2016, o Instagram disponibilizou a possibilidade de criação de contas comerciais. Essas contas têm o objetivo de diferenciar um perfil pessoal de um perfil de empresa. Elas também têm a finalidade de oferecer dados que permitam um acompanhamento mais preciso dos resultados da rede. Dessa maneira, empresas que utilizam os perfis para aumentar a visibilidade – e, consequentemente, as vendas – passaram a conseguir metrificar, com uma maior facilidade, o desempenho do canal.
Hoje, ter um perfil comercial contribui para que o público veja a sua empresa de maneira profissional. Assim, os usuários passam a olhar a sua marca como um perfil sério, que transmite uma postura com confiança e credibilidade.
Agora que ficou clara a importância da criação da conta comercial, vamos ao passo a passo:
1 – Baixe o aplicativo do Instagram (que está disponível na Play Store, na App Store e no Windows Phone Store);
2 – Crie uma conta na rede social com seus dados;
3 – Configure o seu perfil. Para isso, entre nos três tracinhos que aparecem no canto superior direito do seu perfil, clique em “Configurações” e depois em “Conta”. Por fim, acesse “Mudar para conta profissional”.
Personalize a sua conta no Instagram
É importante que o início das atividades do seu perfil aconteça depois que a sua conta já esteja com a identidade da sua marca evidenciada de maneira transparente.
Por isso, adicione na foto do perfil a logo da sua empresa. Além disso, na biografia da conta, acrescente o slogan, a identidade organizacional (a missão, a visão e os valores da sua companhia), a localização do seu ponto de venda e os canais para contato (como o telefone, o e-mail e o WhatsApp).
É muito positivo para uma empresa transparecer logo de início essas informações no perfil. Isso porque os usuários não querem procurar por dados básicos. Então, busque sempre facilitar o acesso a essas informações.
Caso queira entender um pouco mais sobre como explorar o branding da sua empresa nas redes sociais, clique aqui e veja o artigo que publicamos com essa temática.
Interaja com seus seguidores
Busque manter seu perfil do Instagram ativo e interagir constantemente com seus seguidores. As curtidas e os comentários são maneiras simples e práticas de fazer isso. Por isso, utilize-os para se aproximar e garantir um atendimento solícito e de qualidade.
Há, na rede social, ainda, a possibilidade de os usuários enviarem mensagens diretas para o seu perfil. Então, garanta que a comunicação está sendo profissional e respeitosa nesse contato privado. Esse é o momento de maior aproximação com o cliente.
O ideal é que a empresa desenvolva um manual de tom de voz para garantir que qualquer funcionário que venha a responder o contato de um cliente, faça-o de maneira adequada. Assim, ele responderá de acordo com o manual da empresa e com os valores que a marca quer transparecer.
Utilize hashtags estratégicas
No Instagram, as hashtags têm a finalidade de aumentar o alcance das suas publicações. Elas impulsionam a sua postagem de maneira que mais pessoas a veem. As hashtags são palavras- chave que segmentam a busca de acordo com o interesse. Por isso, utilize aquelas que de fato tenham relação com o que é vendido por sua empresa ou com o conteúdo da sua postagem. Dessa forma, as pessoas que buscarem por essas palavras serão aquelas que realmente têm interesse pelo que é vendido.
Crie exclusividades nos seus stories
Os stories são uma ferramenta de postagem que fica no ar por apenas 24 horas. Por isso, postar frequentemente e criar exclusividade nessa ferramenta faz com que os usuários sintam a necessidade de seguir o seu Instagram para acompanhar com maior facilidade os seus stories.
Além disso, as contas comerciais disponibilizam a possibilidade dos seguidores ativarem as notificações do seu perfil. Com isso, os que ativarem essa opção irão, a cada postagem que a sua conta fizer nos stories, receber um aviso. Assim, é essencial mostrar essa ferramenta ao público e cativá-lo para que ele entenda a importância de não perder nenhum conteúdo disponibilizado no seu Instagram.
Responda os seus seguidores o mais rápido possível
O Instagram conta com um algoritmo que avalia a interação que cada usuário tem com os demais. Portanto, se o seu perfil está recebendo mensagens e está interagindo de maneira rápida e eficiente, ele entende que deve repassar sua postagem para um número maior de pessoas.
Portanto, como a finalidade da rede social é a interação, quanto mais essa atividade estiver acontecendo, mais o Instagram entenderá que deve aumentar o seu alcance. Por isso, se os seus seguidores não estiverem naturalmente enviando mensagens e comentários, adicione as ferramentas que são disponibilizadas pela plataforma. Elas podem ser, por exemplo, as caixinhas de perguntas dos stories. Essas aumentam a interação com o seu público.
Invista no Instagram Ads
Os Ads do Instagram são os anúncios digitais da plataforma. Eles são a melhor maneira de ampliar o alcance das suas postagens na rede social. Com a segmentação ideal, os ads aumentam de maneira bastante significativa a taxa de conversão dos usuários alcançados em consumidores da sua marca. Por isso, faça uma análise do seu público-alvo, entendendo as características comuns dos seus consumidores (como faixa etária, gênero e local que eles moram), para, então, aderir aos anúncios pagos do Instagram.
Dessa forma, você vai atingir um perfil de público que possivelmente se interessa pelo conteúdo da sua postagem. Consequentemente, irá alcançar pessoas que têm potencial para se tornarem seus clientes. Para saber mais sobre como definir o seu público-alvo, clique aqui.
Utilize a chamada para ação (CTA)
A CTA (chamada para ação, do inglês, “Call To Action”) é uma maneira de convidar o usuário a tomar alguma atitude. Uma marca que tem como objetivo aumentar as suas vendas, pode investir em uma CTA que leve os usuários para o link de uma landing- page. Assim, a página obtém alguns dados do usuário em troca de um material de seu interesse (como um e-book, um curso ou uma planilha).
Dessa maneira, a CTA influenciará no mapeamento de potenciais clientes. Com as informações desses usuários, a empresa terá a oportunidade de nutrí-los com informações que venham a gerar um maior interesse pela marca.
Utilize as métricas disponíveis no perfil comercial
O perfil comercial, como foi dito anteriormente, traz algumas vantagens em relação a um perfil pessoal no Instagram. De todos os benefícios que ele traz, o acesso às métricas é um dos melhores. Isso porque ele auxilia o acompanhamento da sua conta, gerando um maior entendimento de como estão os resultados das estratégias adotadas.
As métricas disponibilizadas pelo Instagram Comercial são:
- Número de visualizações e visitas;
- Informações demográficas;
- Número de impressões;
- Horários em que seus seguidores estão ativos;
- Número de cliques no link da bio, no link dos stories e em contato;
- Atividade dos seus seguidores;
- Número de pessoas que salvaram sua postagem.
Dessa forma, olhe para todos esses números e informações que são passados pelas métricas e retire ideias para entender como pode aumentar esses números. Entenda, fazendo um comparativo, quais estratégias estão sendo mais bem sucedidas e quais devem ser repensadas. Além disso, utilize as informações do seu público-alvo para estratégias futuras como, por exemplo, os melhores horários para colocar os métodos de divulgação em prática.
Conclusão
Assim, é possível notar que o Instagram é uma rede social de grande relevância para um negócio. Ele é muito importante para que as marcas se inspirem e estejam bem posicionadas. Existem diversas estratégias e todas elas são totalmente personalizáveis.
Então, quer entender mais sobre como posicionar o seu negócio de uma maneira personalizada? Ainda tem dúvidas de como se inserir nas redes sociais? Acompanhe as nossas mídias digitais ou entre em contato com um de nossos consultores. A nossa reunião de diagnóstico é 100% online e gratuita!