SIPOC: conheça a ferramenta e aprenda a utilizá-la

A SIPOC é uma ferramenta muito utilizada quando precisa-se tratar de processos dentro de um projeto. Ela é um instrumento de trabalho ideal para otimizar e entender os processos da empresa que está sendo analisada. Sua grande vantagem é o fato de ser muito visual, permitindo o entendimento mais fácil e rápido.

Como a SIPOC funciona?

Como a própria sigla diz, a SIPOC é dividida em cinco áreas que devem ser abordadas: supplier (fornecedor), responsáveis pelo fornecimento das entradas do processos, input (entrada), o que entra no processo e é modificado ao longo dele , process (processo), o processo em si, output (saída), o que sai modificado com a realização do processo e customer (cliente), as pessoas que irão receber o entregável. 

Aprenda a aplicar a SIPOC em um projeto

Em primeiro lugar, é necessário ter um programa (seja o Excel, um papel e uma caneta, etc.) ideal para fazer a SIPOC ou um template já pronto, para que, assim, se tenha uma padronagem entre as SIPOCs dos diversos processos. O segundo passo é o mais importante: definir o processo, entendê-lo e nomeá-lo. Isto é, saber como ele é, seus objetivos finais e para que ele existe. Nessa etapa, deve-se prezar muito pela qualidade, pois é ela que define o andar da SIPOC e sua relevância.

Com o processo já estabelecido, deve-se pensar em quais são suas principais atividades e a ordem destas. Essa etapa é fundamental para que haja um direcionamento melhor das outras áreas da SIPOC e do projeto em si. Feita essa definição, com a analise geral do processo, é necessário estabelecer os fornecedores, as entradas, as saídas e os clientes deste, e, de tal maneira, estabelecer a SIPOC completamente.

Agora, na primeira coluna (ou coluna S) deve-se inserir os fornecedores do processo, na segunda (ou coluna I), as entradas. Já na terceira coluna, ou coluna P, deve estar o processo em si. Já na quarta, ou coluna O, devem ser inseridas as saídas. Por fim, na última coluna, ou coluna C, os clientes devem estar identificados.

Em suma, a SIPOC é uma excelente ferramenta para ajudar a mapear e estruturar os processos de uma empresa. E, para que isso aconteça da melhor forma, um grupo bem alinhado e coeso conseguirá uma melhor visão dos processos e, assim, terá um desempenho, provavelmente, mais ideal.

Quer entender melhor os processos da sua empresa e como é possível otimizá-los através de ferramentas como a SIPOC? Entre em contato com a gente e solicite gratuitamente uma reunião de diagnóstico. Enquanto isso, segue um template para que você possa, desde já, aplicar a metodologia na sua empresa e tentar realizar melhorias.

sipoc

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

A importância do User Experience UX Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros