O que é Branding e como ele diferencia a sua marca

Walter Landor, um dos maiores nomes do design e do branding de todos os tempos, declarou que os produtos são feitos nas fábricas, mas as marcas são construídas na mente. Tal perspectiva ressalta a importância da construção e implementação de estratégias de marketing periódicas. Elas devem ter o objetivo de consolidar a imagem de uma marca no mercado.

Mas o que é Branding?

Branding é uma palavra de origem inglesa. Apesar de não apresentar tradução direta, pode ser entendida como todo o processo que envolve a gestão de uma marca. Assim, os diversos elementos que compõem a identidade visual, as fontes, as cores, o nome e o logotipo fazem parte disso. Outros fatores como a reputação da empresa ao longo de sua história e os valores da companhia também são considerados pontos de muita relevância.

Com isso, cabe ressaltar que o branding é responsável pela forma como aquela marca se apresenta no mercado. Ele contribui também com a percepção que as pessoas em geral têm a respeito dela. A valorização da mesma deve ser construída visando principalmente os consumidores. No entanto, não se deve deixar de lado os colaboradores e acionistas que são essenciais para a manutenção da empresa. O ideal é que todos percebam a marca como a solução principal para o que eles buscam.

Assim, considera-se um trabalho de branding bem-sucedido todo aquele que consegue fazer com que uma marca se torne representante de toda a categoria daquele produto. É o caso do Cotonete, do Band-aid e do Bombril, por exemplo. No entanto, tais companhias alcançaram esse lugar de destaque entre os demais concorrentes após muitos anos. Esse fato demonstra que tal processo é fruto de uma construção gradual, mas que pode trazer ótimos resultados.

Nota-se, então, que o Branding muitas vezes é tido como algo supérfluo. Isso porque tratar de resultados que muitas vezes não são vistos de forma imediata. Dessa forma, muitas empresas optam por estratégias mais diretas, com um retorno mais rápido, capaz de auxiliar no alcance de metas a curto prazo.

Por que o Branding é importante para a minha empresa?

Empresas que oferecem serviços e/ou produtos similares podem apresentar desempenhos muito distintos quando uma investe na gestão de marca e a outra não. Assim, é importante destacar que, por mais que com qualidade semelhante quando comparadas, aquelas marcas já consolidadas no mercado sempre vão se sobrepor àquelas menos expressivas.

Isso acontece porque, entre tantos motivos, as escolhas de compra não são completamente racionais. Dessa forma, muitas vezes, o consumidor, ao se deparar com dois produtos distintos, embora não conheça nenhum deles, escolhe o que pelo menos já viu ou ouviu falar em algum momento.

Paralelo a isso, existe o fato de que o branding aumenta a percepção de valor. Ou seja, as pessoas se dispõe a pagar mais por algum produto de uma marca específica. Essa percepção pode ser baseada em diversos atributos, como a qualidade, o conforto, a durabilidade, entre outros. Por isso, é essencial entender qual é o diferencial da sua empresa: no que ela se destaca e como isso é visto pelo cliente?

Como fazer a gestão da sua marca? 

Para que você consiga estruturar o branding da sua empresa é necessário que se entenda que as marcas possuem comportamentos que devem estar alinhados com o público que se quer alcançar. Nesse sentido, é de suma importância que ela defina um posicionamento ou um propósito claro.

Com isso, cabe lembrar que ela deve ser sólida e passar confiança para o público. Isso se constrói, entre outras questões, a partir do estabelecimento de um tom de voz coerente. Independente do canal utilizado, deve-se manter um certo padrão que ao longo do tempo passará a ser reconhecido no mercado.

Outro fator é a manutenção da cultura corporativa da companhia. Ela deve estar de acordo com os valores da empresa e ser realmente percebida na prática através do seu comportamento diário. Isso porque eles são os principais responsáveis por transmitirem a mensagem da marca. 

O marketing de conteúdo é uma das técnicas do branding capazes de criar uma relação de confiança com seu público. Isso se dá através da disponibilização de conteúdos gratuitos de acordo com o interesse deles, sem o intuito inicial de lucrar. O resultado é o estabelecimento daquela marca como autoridade no assunto e o acompanhamento constante de certa quantidade de pessoas. Estas poderão, eventualmente, se apresentar como consumidores em potencial.

O branding, portanto, atua não somente visando aumentar o valor econômico de uma marca mas também o seu valor simbólico. Sendo assim, ele também auxilia a reforçar a reputação da empresa que está ligada a ela. 

E aí, gostou das nossas dicas? Entre em contato com a gente e solicite uma reunião de diagnóstico gratuita. Podemos te ajudar a gerir a percepção de marca do seu negócio e alcançar bons resultados.

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