As redes sociais são plataformas online que possuem o propósito de unir pessoas para conversas, compartilhamento de opiniões, interesses e busca por novas amizades. No âmbito empresarial, as redes sociais vêm desempenhando um papel chave para a propaganda de negócio de diversos segmentos. Isso se dá uma vez que o notório alcance que ela pode gerar na sociedade faz com que o investimento em gerenciamento de mídias seja prioritário.
Mas, cuidado… não pense que esse gerenciamento é baseado apenas em postar imagens e textos no perfil da empresa gerenciada. É muito mais do que isso! Para você gerir com êxito e fazer o seu negócio crescer, é indispensável a elaboração de diversas estratégias que irão definir o foco da campanha nas redes sociais. Nesse post, nós iremos oferecer ideias que poderão alavancar o seu negócio nas redes sociais.
Contato com o público
Primeiramente, tenha em mente que o frequente contato com o público das redes sociais produz empatia. A partir do momento em que o gerenciamento produz informações da empresa, seja informando acerca do produto ou serviço que ela pode oferecer ou as vantagens de escolher a sua empresa, você irá manter o laço com seu cliente e irá criar laços com possíveis clientes, além de gerar credibilidade.
Instagram Insights
Ademais, a partir desse contato com o público, as estratégias de marketing conseguirão ser definidas de maneira mais objetiva. No caso do Instagram, o aplicativo possui uma ferramenta chamada “Instagram Insights”, especialmente feita para perfis comerciais e que possui a finalidade de analisar o alcance e impressões das publicações, além de possuir uma análise por faixa etária e demográfica dos seguidores. Esse aparato consegue ajudar as empresas nesta plataforma, uma vez que analisando as métricas fornecidas, a empresa conseguirá ter a noção das ações de marketing que estão dando certo e as que não estão.
Conteúdos relevantes
O gerenciamento de mídias deve se atentar a produzir conteúdo relevante, desenvolvido de forma criativa por meio de imagens ou vídeos. Entretanto, você deve compreender as redes sociais que você planeja usar, uma vez que o Instagram, rede social mais visual, é perfeita para ações com imagens e até vídeos que possam mostrar o produto que você está oferecendo na prática, seja a partir dos stories ou dos vídeos postados no perfil da empresa.
Cabe dizer que o Facebook, por ter um viés mais informativo no âmbito empresarial, é o local perfeito para a divulgação de link para os posts do seu blog e para a informação sobre seu negócio.
Rotina de postagem
A consistência no gerenciamento de mídias é algo indispensável para o crescimento da sua empresa. A regularidade de posts em suas redes sociais gera fidelidade para seus seguidores. Além disso, proporciona informação – relevante e de qualidade – de maneira contínua.
A consistência não diz que você deve postar demasiadamente todos os dias, o que seria um erro, dado que poderia gerar um desgaste da imagem de seu negócio, mas sim manter uma frequência que possa demonstrar que você está ciente das necessidades do cliente e quer resolvê-las a partir de suas publicações.
Caso a sua empresa tenha um nível alto de engajamento e o fluxo dela seja de mais de 5 postagens por dia, torna-se essencial o uso de ferramentas que possam te auxiliar na economia de tempo e a possibilidade de programar automaticamente as postagens. A Social Pilot é uma ferramenta que, em versão gratuita, permite que você conecte até 3 redes sociais e compartilhe um total de 10 publicações por dia por rede social conectada. Ela programa publicações para Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Instagram, além de outras redes sociais.
Impulsione seu negócio
Para impulsionar seu negócio, você deve estar atento nas mídias da concorrência. Entender e prestar atenção sobre os temas que as concorrentes estão postando são fundamentais. Isso ocorre uma vez que você adquire um conhecimento melhor sobre a sua própria comunicação, já que você pode visualizar o que pode melhorar dentro do seu gerenciamento de mídias. A partir desse melhor conhecimento, você pode buscar se diferenciar no mercado e ter uma vantagem competitiva sobre as outras empresas que formam a concorrência.
Monitoramento de mídias
Além disso, é de extrema importância que a sua marca seja notada pelas pessoas. Mais do que isso, você tem que saber qual é a percepção das pessoas dentro do seu campo de atuação. A partir do monitoramento das mídias sociais da sua empresa, você conseguirá gerenciar o feedback em avaliações, comentários e check-ins. A busca e uso de hashtags que estejam relacionadas com a proposta do seu negócio é essencial, posto que possibilita uma conversa direta e um conteúdo direcionado para leads.
Portanto, torna-se importante entender as diversas ações de gerenciamento de mídias que irão ajudar o seu negócio crescer no meio cibernético e fora dele. É válido salientar que seu resultado estará interligado ao seu desempenho nas redes sociais.
E aí? Ainda com dúvidas em como gerenciar redes sociais e assim fazer seu negócio crescer? Caso você continue com incertezas, entre em contato com a Ayra Consultoria e peça um diagnóstico para nós. Dessa forma, nós conseguiremos entender e curar essas dores com a finalidade de impulsionar sua empresa. Por fim, torná-la ativa e influente no meio das mídias sociais.