Matriz SWOT: como fazer?
Você sente que não consegue alcançar os objetivos traçados dentro de sua empresa? Os motivos para isso podem ser diversos e um deles é não saber quais os pontos fracos e fortes dentro do mercado.
É o seu caso? Então entenda a importância da matriz SWOT e como colocá-la em prática.
Mas o que é a matriz SWOT?
A SWOT é uma ferramenta muito utilizada na reestruturação do planejamento estratégico de uma empresa. SWOT é a sigla para (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). Para ficar mais fácil, você também pode chamá-la de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
Para você se possa chegar ao resultado adequado desta análise por meio da ferramenta SWOT, é preciso dividir o ambiente da empresa em duas esferas:
Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças para a Empresa
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas da Empresa.
Após a definição do que se inclui nas questões internas da empresa e nas externas é preciso definir quais são cada uma, relacionando com o andamento do seu negócio.
Entenda como funciona a análise:
A Análise SWOT é um sistema simples de análise. Então, devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.
A construção dessa matriz é de suma importância para qualquer negócio, uma vez que você obtêm um autoconhecimento da sua empresa que o deixa preparado para elaborar as melhores estratégias pautado nele.
Faz parte do conceito de Análise SWOT também a identificação assertiva dos fatores que influenciam no funcionamento da organização, fornecendo informações bastante úteis no processo de seu planejamento estratégico.
Ambiente interno
O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros, sobre os quais é possível exercer maior controle, pois são resultado de estratégias definidas pela direção.
Portanto, as forças e fraquezas se encontram dentro das fronteiras de sua empresa. Logo, é internamente que podemos manejar e administrar de forma estratégica, com controle sobre cada fator.
- Exemplos de forças:
equipe de vendas experiente;
canais de distribuição bem desenvolvidos;
boa percepção da marca;
localização estratégica;
questão sustentável;
preços com bom custo benefício. - Exemplos de fraquezas:
preços pouco competitivos.
mão de obra sem o treinamento necessário;
equipamentos poluentes e que gastam muita energia;
lideranças com pouca experiência;
resistência dos consumidores ao seu produto.
Ambiente externo
O ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização e que de alguma forma exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não existe controle, porém deve ser monitorado continuamente, pois é base para o planejamento estratégico.
Tudo aquilo que está fora do controle da empresa pode ser considerado ambiente externo.
Ademais, é nesta esfera que normalmente podemos identificar as oportunidades e as ameaças para as quais a empresa deve se preparar.
Sendo assim, devemos considerar exemplos de oportunidades todas aquelas condições ambientais em que a empresa pode se beneficiar. Desse modo, ameaças podem ser definidas como a possibilidade de influências negativas sobre faturamento ou funcionamento da empresa impostas por uma tendência ou situação desafiadora.
Exemplos de oportunidades
acesso a uma nova tecnologia que os concorrentes ainda não dominam;
fechamento de uma empresa concorrente;
abertura de uma universidade na cidade onde a empresa se localiza.
Exemplos de ameaças
setor debilitado;
concorrente com potencial de crescimento;
alto custo matéria prima;
Agora o desafio é construir sua matriz SWOT e aplicar as estratégias pontuadas para sua empresa. Esse autoconhecimento pode ser trabalho e difícil, principalmente por precisar de mais informações para compreender o mercado em que está inserido e definir seus objetivos. Precisa de uma consultoria especializada para colocar seu planejamento estratégico em prática? Entre em contato com a gente!