5 Razões para estar Presente nas Redes Sociais

No meio do século passado, quando uma empresa de produtos de limpeza queria lançar algum produto novo, o mais estratégico a fazer era criar uma campanha para o jornal da tarde, uma vez que não existiam as redes sociais. Isso acontecia porque esses programas iam ao ar bem no meio da tarde, ou seja, quando as mulheres, que em sua maioria eram donas de casa e trabalhavam diretamente com a limpeza dos lares, tinham acabado de fazer seus serviços do dia e estavam descansando. Desse modo, essas empresas tinham certeza que estariam atingindo seu público alvo.

Hoje, esse cenário mudou. Não somente devido a questões sociais (como nesse exemplo o espaço que a mulher ganhou no mercado de trabalho), mas também devido à mudança da relação que temos com o meio digital. MySpace e Orkut começaram e o Facebook e o Instagram elevaram esse movimento à décima potência. Com isso, as empresas também tiveram que se adaptar. Consequentemente, as mídias digitais transformaram toda a estrutura de marketing de uma vez. Aqui, vamos mostrar 5 razões para que a sua empresa não fique de fora dessa revolução!

Seu público está lá

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Hootsuite, os brasileiros são os que mais gastam tempo nas redes sociais. Nossa média é 60% maior que a do resto do mundo. Além disso, essa mesma pesquisa evidenciou que gastamos 3 horas e meia por dia somente com redes sociais. Com isso em mente, podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que todos os tipos de consumidores estão conectados atualmente. Publicar um anúncio no Facebook ou Instagram (usando as ferramentas e as estratégias certas) é garantir que sua marca chegará às telas de um imenso número de potenciais clientes.

Pesquisa feita pela Hootsuit
Pesquisa feita pela Hootsuit

Melhor custo benefício

Além de revolucionar o jeito de anunciar, as redes sociais também provocaram uma reviravolta na forma de precificação. Antes, anúncios tinham preços fixos, como acontecia nas revistas e jornais e, claro, na televisão. Agora, o anunciante paga somente quando o consumidor clica no seu anúncio, sendo mais justa e com enorme custo-benefício. Desse modo, é possível obter grandes resultados com muito pouco investimento. É isso que mostramos nesse exemplo:

O Facebook conta com dois tipos de campanhas para promoção: a promoção da própria página ou a de uma postagem específica. Quando fazemos a simulação com uma página recém-criada (ou seja, com menos de 10 seguidores), simulando um Food Truck de frutos do mar, colocamos um orçamento de 9 reais por dia, conseguimos ter o estabelecimento à vista de, pelo menos, 2 mil potenciais clientes!

Orçamento de Anúncios do Facebook
Orçamento de Anúncios do Facebook

Uma gama de possibilidades de campanhas

Nas redes sociais, também é possível explorar novas formas de exposição da marca. Desse modo, novas abordagens que utilizam uma linguagem mais comum ou gírias são muito eficientes e deixam o contato com o consumidor muito mais leve e direto. Algumas marcas executam muito bem essa estratégia. Netflix, McDonalds e Nubank são grandes exemplos:

Campanha Netflix

 

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Fomentação de Embaixadores da marca

O boca-boca de antigamente foi substituído pelos comentários, menções e compartilhamentos de hoje. Oferecer um bom conteúdo para seus clientes é o primeiro passo para conquista-los e fideliza-los. Feito isso, um bom relacionamento com os clientes é o próximo passo para gerar os chamados “Embaixadores da Marca”, pessoas que admiram e gostam tanto da marca, que a defendem e espalham para seus amigos, conhecidos e seguidores. O resultado desse processo é um público muito mais engajado com a marca e uma visão positiva de quem ainda não a conhece.

Entretanto, para que isso aconteça, deve-se ter uma presença consistente no ambiente virtual, principalmente, através das redes sociais. Também é possível pegar empresas de mercado como referência nessa prática:

Comentário de Facebook em agradecimento à marca Nubank. (redes sociais)
Comentário de Facebook em agradecimento à marca Nubank.

 

Publicação no Facebook de valorização da marca Redbull. (redes sociais)
Publicação no Facebook de valorização da marca Redbull.
*Obs: O nome e a foto dos usuários foram trocados para manter suas privacidades

Dados

Além de servir como vitrine para todo tipo de produto, serviço ou estabelecimento, as redes sociais também compilam e mostram dados extremamente importantes e valiosos para a estratégia dos anunciantes. Desse modo, é possível saber quem clicou em seus anúncios, quantos deles compraram ou contataram o anunciante, qual o perfil dessas pessoas e o que elas curtem nas redes sociais são dados que ajudam a formulação de estratégias futuras de empresas.

Outras estatísticas como o alcance da publicação, quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e taxa de rejeição, ajudam a entender o desempenho do anúncio específico e o que deve ser feito para melhorá-lo no futuro.

 

Estatísticas de uso e alcance do Facebook. (redes sociais)
Estatísticas de uso e alcance do Facebook.

 

Agora que já entendemos a importância de uma boa e estruturada presença digital, é hora de entrar em ação. A Ayra Consultoria tem mais de 15 anos de experiência com projetos personalizados de consultoria e diversos cases de sucesso em Marketing Digital.

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