Ayra Consultoria

funcionários

Como manter seus funcionários motivados na quarentena

Com o surto do novo coronavírus, muitas empresas tiveram de adotar o isolamento de seus funcionários a fim de evitar o contágio. Aquelas que podem manter as atividades de forma remota adotaram novas estratégias a fim de manter seus colaboradores ativos,  fazendo uso apenas do ambiente virtual.

Entretanto, o distanciamento pode ser algo muito prejudicial para alguns profissionais, os quais podem se sentir desmotivados frente a um cenário de falta de perspectivas e  predominância de notícias ruins.

A fim de buscar a motivação dos funcionários e, assim, possibilitar um maior engajamento desses com as atividades da empresa, algumas medidas podem ser adotadas.

Defina metas e acompanhe o andamento

Primeiramente, é necessário que haja uma definição das metas a serem atingidas pela empresa nesse período. Entretanto, para que essas metas sejam alcançadas, será preciso o estabelecimento de um planejamento das atividades que têm de ser realizados durante as semanas seguintes.

É interessante que cada colaborador tenha um planejamento semanal ou mensal do que precisa cumprir.

Após a realização desse planejamento e o alinhamento com todos os funcionários sobre as metas da empresa, é importante haja uma gestão à vista das tarefas que estão em andamento e os resultados dessas. Uma plataforma interessante para isso é o Trello. Ele permite que toda a equipe visualize as tarefas que têm de ser feitas, as que estão em curso e as finalizadas, além de quem está encarregado de cada uma.

Dessa forma, o acompanhamento tanto durante quanto após a realização das atividades permite que os funcionários possam ter objetivos maiores e vejam motivação em alcançar resultados.

Rotina de Comunicação

A falta de interação pode ser algo problemático para muitos funcionários.  A fim de mantê-los constantemente informados e mostrar que são importantes nas decisões da empresa, faz-se necessário que haja uma rotina de comunicação entre os colaboradores e o gestor, preferencialmente via videoconferências. O diálogo frequente evitará que se sintam excluídos, e os manterá mais motivados durante essa fase complexa.

Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou até mesmo o WhatsApp são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os colaboradores. Dessa forma, torna-se viável um alinhamento entre os funcionários a respeito do progresso das atividades planejadas e um ambiente de maior interação entre os profissionais, para que não se sintam sozinhos e desmotivados.

Entretanto, é necessário destacar a importância da definição de pautas antes de reuniões de repasses e alinhamento, para que não sejam longas e maçantes.

Feedbacks

O feedback se torna algo indispensável em um momento no qual os profissionais talvez não enxerguem os resultados de seu trabalho e suas conquistas pela empresa. Para que não se sintam alheios ao seu desempenho, faz-se necessária uma rotina de acompanhamento à evolução dos colaboradores.

O reconhecimento de um bom trabalho pelo gestor, aliado ao apontamento de melhorias que podem ser atingidas pelos funcionários pode motivá-los e engajá-los na busca dos objetivos pela empresa.

Ajude no gerenciamento de tempo

Por estarem em um ambiente familiar e de maior conforto, é possível que os funcionários tenham dificuldades em gerir o tempo e terminem trabalhando muito mais do que o necessário. Isso tende a deixá-los mais cansados ao longo das semanas, e possivelmente desmotivados.

Portanto, é muito importante que haja o oferecimento de ferramentas e treinamentos que ensinem os colaboradores como organizar sua rotina. Para que façam um melhor trabalho em um menor tempo. Dessa forma, há tempo para a vida profissional e não abdica-se do tempo com a família. Para conferir algumas dicas de gestão de tempo, visite nosso Blog.

Esses foram algumas dicas para ajudar sua empresa. Continue acompanhando as nossas redes sociais para aprender mais sobre como manter o seu empreendimento cada vez mais atualizado diante das inovações do mercado. Entre em contato com a gente, agende um diagnóstico gratuito e veja a melhor solução personalizada para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *