Como iniciar uma conversa com um lead

Lead é oportunidade

Você tem uma empresa e não sabe como potencializar as suas vendas? É um vendedor iniciando sua carreira e quer descobrir como abordar um lead? Para isso, é preciso ter muita atenção! Desde o seu primeiro contato, não é só a imagem do negócio que está em jogo, mas também a oportunidade de compra. O nome desta chance é lead.

Cabe pontuar que há uma grande confusão entre o termo e “comprador”. Este equívoco ocorre porque muitas pessoas acreditam que ambos são sinônimos. Em virtude desse erro semântico, pode ocorrer um tratamento incorreto para a experiência de consumo. Partindo do princípio de que o Lead é um interessado na sua marca e não um comprador, é notável que um encantamento precisa entrar em prática para converter esse interesse em consumo.

É evidente, portanto, que um primeiro contato de qualidade é imprescindível para elevar as suas chances de venda. Sendo assim, primeiramente, é necessário conhecer bem o seu cliente. Desta maneira, é importante recolher de antemão informações como quem ele é, sua localização e seu nicho de mercado. Isto porque é nelas que você baseará o seu primeiro contato. Durante a ligação, é muito importante demonstrar domínio sobre o assunto. Para tanto, esses dados prévios permitem elaborar uma pesquisa antes de realizar o primeiro contato com o Lead.

Fazendo o contato

O passo seguinte é a forma de abordagem. Essa é uma etapa crítica do processo. Nela, uma abordagem ruim pode fazer um cliente perder o interesse, ter desconfiança ou até mesmo desligar imediatamente. É preciso despertar curiosidade de forma orgânica para que situações assim não ocorram. Logo, o tom de voz também é um ponto chave porque ele, mais do que o assunto em si, reflete diretamente nas emoções presentes na conversa.

É importante saber que um tom de voz enérgico, por exemplo, faz um assunto totalmente desinteressante parecer a solução de ouro. Por outro lado, uma boa ideia pode aparentar ser um assunto arriscado se você expressá-la com um tom inseguro. Vale, ainda, contar cases de sucesso e de fracasso. Isto para demonstrar ao Lead os cenários que podem ocorrer caso contratem ou não a sua solução. Contudo, muitas pessoas se perdem nessas horas, portanto, é preciso ter em mente que o case deve se adequar à realidade do cliente.

Aproximando a relação

Dependendo do tipo de funil de vendas do seu negócio, haverá bastante reuniões e o processo pode ser complexo. Em muitos casos, isto cria uma relação diária com o cliente. Entretanto, há um problema bastante comum: a dificuldade de se conectar com todos os tomadores de decisão desse possível projeto. Tal fato possibilita que, talvez, haja um repasse de informações incorretas.

Abordagens como “Caso esteja tudo bem para o senhor, podemos usar o Whatsapp ou Telegram para facilitar a comunicação. O que acha?” ou até mesmo “O senhor possui algum sócio? Podemos marcar uma reunião com todos para apresentar melhor o projeto” são muito efetivas. Isto porque esta forma de comunicação permite chegar o mais próximo possível do Lead. Tal abordagem acontece sem impor nada, quebrando muitas barreiras de contato de uma única vez. Além disso, você abrirá um leque de possibilidades, viabilizando enviar conteúdos relevantes para ele, campanhas em datas especiais etc.

Desenvolva a sua técnica!

Ao adquirir experiência, você descobrirá muitas técnicas e qual delas se encaixa melhor no seu perfil e faz sentido para o seu negócio. Sendo assim, tendo essas ideias em mente, será possível realizar um primeiro contato com o Lead de forma cada vez mais eficiente. Isto deve ocorrer sempre despertando o seu interesse através de boas histórias e demonstrando o seu conhecimento sobre o mercado. O resultado desse trabalho será a geração de soluções que se adequem, ou até mesmo, superem as expectativas do seu cliente. Desta maneira, esse será o seu melhor marketing.

Essas foram algumas dicas para ajudar sua empresa. Continue acompanhando as nossas redes sociais para aprender mais sobre como manter o seu empreendimento cada vez mais atualizado diante das inovações do mercado. Entre em contato com a gente, agende um diagnóstico gratuito e veja a melhor solução personalizada para o seu negócio.

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