Saiba como gerar engajamento no seu Instagram

Você tem uma conta no Instagram, mas não consegue engajamento com os seus seguidores? Esse é um problema bem comum entre muitos usuários. Aprenda os recursos e as técnicas necessárias para gerar interação com o seu público e domine a plataforma.

Estruture o seu perfil

Escolha o seu tema

Para conseguir um bom engajamento no Instagram, o primeiro passo a ser tomado é definir o que será abordado na sua conta. É importante optar por temas específicos e que você domine de alguma forma. Isso porque o objetivo disso é fazer com que as pessoas passem a te associar ao conteúdo que você divulga.

Para facilitar a escolha dos seus temas, é aconselhável que você construa um mapa de tópicos. Ele é uma representação visual em que são escolhidos assuntos para serem tratados na sua rede social. O ideal é que sejam no mínimo três e no máximo cinco proposições diferentes. A partir delas você conseguirá desmembrar modos variados de comunicar um mesmo tema.

Encontre o seu público-alvo

Após eleger quais tópicos serão utilizados, é essencial que você estude quem é o público interessado neles. Essa etapa é extremamente significativa porque é a partir dela que você conseguirá definir qual tom de voz usar com os seus seguidores.

Para reconhecer o seu público-alvo é vantajoso usar ferramentas como o Facebook Audience Insight. Nela, você consegue ter uma ideia de quantas pessoas tem interesse sobre determinado assunto e ainda descobre características particulares sobre elas. A partir disso, você já vai conseguir entender com qual linguagem os seus seguidores mais se identificam e poderá aplicá-la para ter um relacionamento melhor com eles.

Faça um cronograma

Outro fator que deve ser levado em consideração para conquistar as pessoas que te acompanham e conseguir engajamento é ter um cronograma de publicações. Saber os dias da semana em que você vai postar e o horário da divulgação parecem detalhes simples. Contudo, para alcançar seguidores fieis, é preciso que eles se acostumem com a sua presença e estabeleçam uma rotina contigo. Por isso, o ideal é que você prepare os conteúdos com antecedência e se programe para fazer as postagens sempre nos mesmos dias e horários.

Entretanto, se o seu perfil do Instagram for recente, é válido publicar em turnos variados no início. Assim, com o tempo, você perceberá qual é o melhor horário para divulgar as suas postagens. Com isso, já poderá seguir o calendário de publicações de forma constante.

Caso você tenha uma conta comercial, também poderá conferir gráficos que indicam a quantidade de pessoas que acessa a rede social em cada horário do dia. Para acessar esses dados, basta entrar no menu, selecionar “Informações” e clicar em “Público”.

Crie uma identidade visual

O segundo passo para engajar as pessoas do seu Instagram é criar um cenário favorável para a interação. Nesse sentido, é interessante que você escolha uma paleta de cores para o seu feed. Isso é importante porque, caso as pessoas gostem da organização dele, podem seguir por inspiração ou até mesmo compartilhar com amigos.

Para facilitar a escolha da paleta de cores é aconselhável que você utilize o Coloors. Essa é uma plataforma on-line que te dá sugestões de cores de acordo com o seu gosto. Para a escolha delas, é indispensável levar em consideração a psicologia das cores. Isso porque cada uma transmite um significado específico para o cérebro do cliente e essas sensações devem ser utilizadas ao seu favor.

Monte uma base de interação

Outra questão que você precisa ter em mente é que para as pessoas interagirem com a sua conta, você também precisa se engajar com elas. Ou seja, é interessante que você responda os stories de outros usuários, curta as publicações de seguidores e comente no que achar relevante. Dessa forma, você irá gerar empatia e fará com que as pessoas se sintam a vontade para interagir com você também.

Use truques de engajamento

Depois de já ter concluído as etapas anteriores, é bem provável que o seu número de interações esteja maior. Nesse caso, sempre responda a todos os comentários e mensagens que o seu público te mandar. Isso porque essa é uma demonstração de que você se importa com o que foi enviado, motivando a pessoa a tomar essa atitude novamente.

Melhorar a experiência de quem te acompanha é essencial para conseguir mais engajamento. Uma dica interessante para estimular ainda mais essa comunicação é responder usando não só o username do seu seguidor, mas também o nome dele. Assim, você cria uma relação de proximidade com ele e aumenta as chances dele retribuir sendo mais participativo.

Utilize as ferramentas do Instagram

Um recurso que pode te ajudar a levantar ainda mais o engajamento é utilizar perguntas. Seja nos stories ou nas legendas dos feeds, uma pergunta tem a capacidade de instigar o seu seguidor a interagir com você. Por isso, é primordial que elas não sejam retóricas, vagas ou sem contexto com o que foi publicado.

Aliado a isso, caixas de respostas com sim ou não e enquetes nos stories também possuem esse mesmo efeito de atração. Isso porque elas dão aos usuários a sensação de que a opinião deles é importante e faz com que eles queiram responder.

Coloque hashtags

Outra técnica interessante é usar hashtags tanto no feed quanto nos stories. Com elas, pessoas que não te acompanham podem encontrar a sua publicação e até mesmo procurar saber mais sobre a sua conta. Entretanto, não é proveitoso usar muitas, pois as postagens ficam poluídas e o Instagram pode diminuir o alcance do seu conteúdo. O ideal é que você use no máximo dez e que elas tenham relação com o assunto tratado. Alguns temas que podem ser abordados são: seu segmento, seu nicho, sua comunidade, seu conteúdo, sua marca e sua localização.

Uma dica valiosa é esconder as hashtags nos stories. Assim, você obtém um alcance maior de visualizações sem poluir a sua publicação. Para fazer isso, você pode diminuir bastante o tamanho delas e escondê-las na imagem ou até mesmo arrastá-las para o lado até que não possam mais ser vistas.

Peça por engajamento

Outro método eficaz é pedir por engajamento. Você pode, por exemplo, acrescentar uma imagem no fim do seu carrossel pedindo para curtirem, comentarem ou salvarem caso tenham gostado. Isso demonstrará que você quer ter uma relação mais próxima com os seus seguidores e os instigará a realizar alguma ação.

Domine os algoritmos

Para ter um bom engajamento no Instagram é imprescindível que as suas publicações cheguem para o maior número possível de pessoas. Dessa forma, é essencial que você compreenda como os algoritmos funcionam. Eles são um mecanismo que entende quais postagens são mais relevantes para cada conta na plataforma. Isso define quais publicações devem aparecer no início ou no final do feed e do story. Ademais, eles também ditam se o seu conteúdo vai aparecer ou não na aba de “Explorar”, a qual é uma ótima oportunidade para conquistar seguidores novos.

Diante disso, os vinte minutos que seguem depois que uma publicação é feita são essenciais para o desempenho dela. Isso porque o nível de engajamento que ocorre ali dita se esse conteúdo é relevante ou não. Ou seja, ele determina o alcance que a postagem terá para as próximas pessoas.

As interações que ocorrem tanto dentro quanto fora desse período de tempo possuem pontuações diferentes no sistema dos algoritmos. A mais importante delas é o ato de salvar uma postagem. Isso porque a rede social entende que se alguém decidiu guardar aquele conteúdo para ver depois é porque ele é muito importante para ela. Depois disso estão o compartilhamento, o comentário e a curtida, respectivamente. O primeiro é visto como relevante por ter sido interessante ao ponto de ser enviado para outra pessoa. O segundo por ter motivado alguém a se pronunciar em uma postagem. E o último porque, graças ele, o usuário deixou de ser passivo às publicações.

Dicas de conteúdos

Um dos conteúdos que está em alta no momento e que é amplamente salvo e compartilhado é a template. Ela é uma opção de postagem para os stories que funciona de forma bem visual e pode conter informações ou brincadeiras para interagir com o público. Exemplos populares delas são: bingo, charada, isso ou aquilo, quizz e listas.

Uma ferramenta muito utilizada para criar essas templates é o Canva. Esse é um site e aplicativo que permite fazer artes de forma fácil e gratuita. Ele também possui uma versão paga, mas é possível montar postagens incríveis sem gastar um único centavo. Nele, você coloca o formato de imagem que deseja e escolhe fontes, cores, fotografias e elementos variados para formar a template ideal para o seu Instagram.

Outras opções de conteúdos que podem ser tanto para os stories quanto para o feed são os opinativos, informativos ou de humor. Esses são assuntos que geram identificação. Ou seja, ao abordá-los, você deve tentar comunicar aquilo que o seu público gosta de ouvir ou está sentindo no momento.

Varie nos formatos de publicação

É interessante que você utilize todos os formatos de divulgação do Instagram. Dessa forma, programe-se para postar não só no feed e no story, mas também para fazer vídeos no IGTV, criar materiais no reels e fazer lives. Isso porque a rede social costuma entregar para mais pessoas os conteúdos que utilizam as novas ferramentas dela como maneira de promover seus recursos.

Adote o IGTV

O IGTV é um recurso para a publicação de vídeos. Nele, você pode abordar assuntos mais densos e que precisam de maior explicação para promover o entendimento. Desse modo, é essencial que eles sejam legendados. Isso porque muitas pessoas hoje em dia assistem as filmagens sem som. Portanto, é importante que a mensagem no vídeo seja possível de entender mesmo no mudo. Caso contrário, esses usuários que não ativam o áudio vão desistir de ver o material e deixarão de interagir.

Outro motivo para legendar os vídeos é para que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam entendê-lo. Isso é extremamente importante, pois permite que essa parcela da população também tenha acesso a conteúdos que consideram interessantes.

Crie materiais no reels

A ferramenta reels é outro material interessante do Instagram. Nela, você pode gravar cenas, colocar uma música de fundo e até adicionar um efeito a sua postagem. Ela também conta com um temporizador e um recurso de alinhamento, o qual pode te ajudar a deixar as transições entre as cenas mais orgânicas.

O ideal é que o tópico compartilhado prenda os usuários e os deixe curiosos. Dessa forma, eles vão querer não só interagir com o post, mas também saber mais sobre a sua conta.

Faça lives

As lives são stories ao vivo. Nelas, você pode interagir diretamente com o seu público, transmitindo a eles a ideia de proximidade. Aliado a isso, o Instagram envia uma notificação avisando que a live começou para todas as pessoas que te seguem e estão on-line. Isso contribui muito para o engajamento, pois dá maior visibilidade para a publicação.

É relevante que você também utilize o recurso de perguntas e respostas nas lives. Assim, você poderá responder os questionamentos dos seus seguidores ao vivo, estabelecendo um bom relacionamento com eles. Entretanto, sempre tenha em mente temas para debater durante a transmissão. Isso evitará que você fique em silêncio enquanto não surgem mais dúvidas e ainda ajudará a guiar possíveis perguntas de quem te acompanha.

Um truque interessante é fazer lives com outros usuários. Isso pode te ajudar a ter mais visualizações porque o Instagram entende que é como se uma nova transmissão ao vivo tivesse começado. Ou seja, ele envia uma nova notificação para as pessoas que te acompanham e também manda uma para as que seguem quem está na live com você.

Realize sorteios

A divulgação é sempre uma boa maneira de conseguir engajamento. Desse modo, um artifício muito utilizado e que ainda pode te garantir mais alguns seguidores é realizar sorteios.

Essa é uma estratégia em que você encanta o usuário que te acompanha com a ideia de ganhar um prêmio de graça. Entretanto, para receber essa recompensa, ele precisa tomar uma série de atitudes como curtir a publicação, seguir a sua conta e ainda marcar amigos na postagem.

Isso vai fazer com que os algoritmos do Instagram entendam o seu conteúdo como relevante para aquela pessoa. Ou seja, mesmo que ela não ganhe o sorteio, as suas postagens aparecerão mais vezes para ela, o que pode aumentar a vontade dela de adquirir o que tinha sido ofertado e fazê-la considerar a compra.

Aliado a isso, é possível que os usuários marcados na publicação tenham interesse no produto ou serviço oferecido. Com isso, eles também poderão participar do sorteio marcando mais pessoas e aumentando ainda mais a visibilidade da sua conta. Outra vantagem é que eles podem, da mesma maneira que o seu seguidor inicial, se interessar pelo seu perfil e começar a te acompanhar também.

Busque apoio

É interessante que você se promova em outras redes sociais para ter um bom engajamento no Instagram. Faça um canal no Youtube, tenha um Facebook ou crie um grupo no Whatsapp e no Telegram.

Utilize essas mídias digitais para avisar as pessoas de que você publicou um conteúdo novo. Atualize seus amigos e familiares do seu trabalho constantemente e peça para que eles o divulguem para outros colegas também.

Não há vergonha alguma em pedir ajuda. Você está investindo na sua conta do Instagram e esse auxílio pode contribuir para que outras pessoas te conheçam.

Peça apoio de pessoas que fazem o mesmo trabalho que você ou que podem te complementar de alguma forma. Fechar parcerias é uma ótima maneira de gerar engajamento. Isso porque os seguidores da conta com quem você está fazendo uma colaboração também vão interagir com você por causa da presença da pessoa que eles acompanham.

Faça impulsionamentos

Caso seja do seu interesse, também é possível criar anúncios para a sua conta no Instagram. Essa é uma boa maneira de se promover e impulsionar tanto a sua visibilidade quanto o seu engajamento a curto prazo.

Para realizar o impulsionamento, é importante segmentar o que deve ser anunciado e para quem ele deve ser direcionado. Isso porque o preço pode variar bastante dependendo do que você deseja alcançar. Assim, é preciso focar em atingir o público certo para que o dinheiro investido possa ter um bom rendimento.

Conclusão

Ter um Instagram com alto nível de engajamento não é uma tarefa fácil. Contudo, ao estabelecer uma boa estrutura para a sua conta você alcançará esse resultado. Ademais, conhecer os algoritmos da rede social e utilizá-los ao seu favor contribuirão para conseguir um desempenho ainda melhor.

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