Passos para melhorar a produtividade do seu corretor de imóveis

5 Passos para melhorar a produtividade do seu corretor de imóveis

O trabalho como corretor de imóveis requer bastante dedicação. Sobretudo por se tratar de um ofício comissionado, ocasionando na dependência dos esforços próprios e na satisfação do cliente. Assim, separamos cinco pontos a serem seguidos para melhorar a produtividade nessa área.

1.Conheça e domine seus produtos

A necessidade de se conhecer os produtos ofertados é importante na medida em que os clientes passam a confiar mais naquele vendedor que tem autoridade no assunto. Não se limite a apresentar os pontos positivos do imóvel. Transpareça também o porquê dele ser o ideal para cada cliente, personalizando, portanto, os seus serviços.

Apenas para ilustrar, imagine as seguintes situações:

· Um investidor que pretende financiar um imóvel, a fim de alugá-lo mais tarde.

Mostre uma carteira com seus melhores imóveis para valorização. As melhores localizações e instalações suficientes para uma vivência temporária, assumindo os desejos de seu cliente. Revele-o indicadores que respaldem a segurança desse investimento. Faça-o perceber o porquê dessa carteira ser a melhor opção, adequando suas soluções às dores do cliente.

· Uma família com quatro integrantes, dois adultos e duas crianças.

Apresente o imóvel que melhor possui adequações para uma família. Caso seja uma casa, mostre uma com quintal, com quartos suficientes, com localização vantajosa, perto de escolas e hospitais. No caso de um apartamento, apresente aquele que melhor adequa uma família, com condomínio seguro, com áreas de recreação juvenil.

Em síntese, faça o cliente perceber que ele é o foco de seus esforços. Não falhe na hora de fazer a propaganda de seus imóveis, estando sempre atento às dúvidas de seus clientes. Ao abordar um possível cliente, entenda quais são as necessidades dele, seus interesses e sua condição. Não convém oferecer um imóvel incrível a alguém que sacrificará uma porcentagem significativa do seu salário para pagá-lo. Compreenda a posição do comprador e o revele não apenas imóveis, mas oportunidades.

Para além do ordinário, reconheça também quais são os produtos oferecidos pela concorrência. Dado que o trabalho de corretor de imóveis consente com uma determinada liberdade de ação, se permita conhecer os produtos alheios e, quando possível, venda-os. Seja os oferecendo para comissão própria, seja através de algum contato, por meio da estratégia do fifty-fifty, é possível abrir horizontes e exponenciar suas vendas. Dessa forma, domine seus produtos e conheça os alheios, adequando sua abordagem às dores de cada cliente.

2.Possua documentos e templates predeterminados

O serviço de corretagem é, frequentemente, burocrático. Fazer simulação de financiamento, contratos X e Y, avaliar documentação. Esses e muitas outras mais atividades jurídicas fazem parte do dia a dia de um corretor. Portanto, manter padrões predefinidos de documentos, bem como uma coerente organização processual, facilita em demasia a vida profissional.

Além disso, é interessante formular algumas cartas de apresentação de imóveis para melhorar a produtividade do seu corretor. É comum imobiliárias publicarem, a cada lançamento, um portfólio ilustrado sobre o bem. No entanto, ao realizar o seu próprio, além de oferecer autoridade ao cliente, há maior liberdade de detalhes, sendo possível o molde desse documento conforme a sua necessidade. Por exemplo, um mesmo apartamento pode ser apresentado tanto com foco no possível retorno, quanto como um ótimo ambiente para moradia estudantil.

3.Organize sua rotina para melhorar a produtividade do seu corretor de imóveis

Não apenas à corretores de imóveis, mas a todos aqueles que pretendem ser profissionais no exercício de suas atividades, manter uma rotina organizada é fundamental. O equilíbrio de uma vida saudável, com leves cargas de estresse, parece utópico, no entanto, é viável mediante a uma prudente organização. Um planejamento arquitetado de forma inteligente colabora para uma ascensão definitiva, seja na vida profissional, seja na própria vida pessoal, uma vez que a gestão do tempo bem elaborada dispensa a ansiedade e permite uma visão macro das horas disponíveis.

Trazendo ao cotidiano de um corretor, marcar num calendário as reuniões com clientes e chefes é vital. No entanto, para além do básico, possuir uma agenda semanal denotando o que fazer a cada dia, ou ao menos elencar os deveres mais urgentes para a semana, é bastante interessante.

4.Use a tecnologia a seu favor

Outro importante passo para elevar a produtividade do trabalho é se adequar a modernidade. Hoje, há softwares especializados no ramo imobiliário, que ajudam o corretor a gerir sua carteira de imóveis, as comissões, contratos, viabilidade.

Um desses sistemas é o ERP UAU, o qual possui alguns módulos gratuitos. Caso não haja capital para um investimento numa plataforma tão abrangente, o próprio Excel já poupa de uma tremenda dor de cabeça. O uso de planilhas predefinidas automatizadas ajuda nos processos manuais, como cadastro, e são uma ferramenta bem vinda na rotina do corretor, podendo ser entendidas como uma recomendação para a implementação do ponto dois desse artigo (‘possua documentos e templates predeterminados’). Ademais, o uso do Trello pode assumir um aspecto organizacional igualmente interessante.

Um outro sistema acessível, fundamental para o aspecto organizacional (vide ponto três desse artigo: ‘organize de rotina’), é o Google Agenda. Com ele é possível visualizar de forma clara todos os compromissos que foram agendados, facilitando a gestão do tempo.

Por fim, não se pode esquecer da ferramenta essencial para qualquer corretor de imóveis: o WhatsApp. A comunicação com o cliente é base para a construção do relacionamento que tornará o lead qualificado num cliente. Portanto, o diálogo não pode ser negligenciado e é através desse aplicativo de mensagens que é possível, de forma direta e, de certa forma, íntima, fazer esse contato.

5.Estude o setor que está inserido para melhorar a produtividade do seu corretor de imóveis

Conhecer o mercado ao qual está inserido é tão importante quanto o primeiro passo. Se o corretor trabalha com a área de escritórios, ele tem que saber tudo sobre esse setor, desde a mensuração de seu preço à quanto ele valoriza ou deprecia por ano. Caso ele venda imóveis ao público familiar, ele deve conhecer sobre o entretenimento esperado por esse mercado, bem como a localização ideal para melhor convivência. Assim, ao categorizar seu meio, é possível a especialização, que é marca registrada da produtividade.

Para além da compreensão do cenário micro, como o público esperado, há também a necessidade de avaliação do ambiente macro, desde o nível regional ao federal. Analisar se há facilidade na disposição de crédito para financiamento ajuda a prever o comportamento do setor de imóveis, o auxiliando, por exemplo, no quando aumentar ou relaxar reservas pessoais. Ademais, é fundamental entender a perspectiva das construtoras. Perceba se há incentivos a engenharia civil, se no município o qual se trabalha há um crescimento da população ou investimento imobiliário, para então estar um passo à frente da concorrência. Assim, compreendendo sinceramente seu setor e mercado, além de dominar o conteúdo de seus produtos, fazer o link entre ambos é natural e irá, de forma definitiva, incrementar sua produtividade.

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