Como o Marketing Mix pode mudar sua Marca

Um dos conceitos mais famosos dentro do Marketing são os 4 Ps, também chamados de Marketing Mix. Eles nada mais são do que os pilares principais que compõem as estratégias de marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas você sabe qual a importância do Marketing Mix para o seu negócio?

Por essência, ter sucesso em seu negócio esta atrelado a ideia de vender e lucrar cada vez mais. Todavia, para que isso seja alcançado, é necessária toda uma construção de marca, não sendo simplesmente abrir um canal de vendas e divulgar o seu produto. É preciso entender, antes de tudo, quem é seu público-alvo. Quanto ele estará disposto a pagar pelo o que seu negócio irá prover? Quais são os lugares ideais para venda e divulgação do seu produto? Entendendo os 4 Ps, será mais fácil responder essas perguntas e se relacionar com seu público.

4 P's de Marketing

P de Produto

Esse deve ser o primeiro a P pelo o qual você deve pensar, tendo em vista que ele serve para a sua marca entender e definir quais são as características do item a ser ofertado. Como forma de ajudar nessa etapa, busque responder as seguintes perguntas:

  • Quais as necessidades e/ou desejos que seu produto/serviço deve suprir do seu público-alvo?
  • Quais as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?
  • Qual o nome do seu produto?
  • Qual a marca?
  • Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

Esse também é o momento de se compreender o ciclo de vida do seu produto (introdução, crescimento, maturidade e declínio). Busque analisar qual o comportamento dele no mercado, suas ameaças e possíveis projeções. Ao compreender o ciclo do seu produto, será possível elaborar estratégias pontuais para cada fase enfrentada pelo o seu empreendimento e aplicá-las no momento e da maneira correta.

 

P de Preço 

O P de Preço diz respeito ao valor que será cobrado pela a solução que o seu negócio irá prover. Esse é o pilar indicará o futuro da empresa, pois a partir da circulação do dinheiro será possível movimentar diversas células do negócio, como: o pagamento dos funcionários, investimentos, propaganda e o tão querido lucro.

Para esse alcance, é interessante assegurar que o Marketing Mix do seu negócio responda as determinadas perguntas:

  • Qual o valor do seu produto ou serviço para o comprador?
  • Quais as faixas de preço para produtos e serviços em cada área de distribuição?
  • Qual o comportamento do cliente em relação ao preço?
  • Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece?
  • Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, pessoas físicas, clientes fiéis)?
  • Como seu preço se compara ao de seus competidores?
  • Há a possibilidade de se criar promoções progressivas?

É importante sinalizar que o preço deve estar de acordo com a percepção de marca que o público tem do negócio. Assim, o preço está totalmente ligado a noção de relevância do produto. Ou seja, marcas valiosas para o cliente são as que possuem uma faixa de preço condizente com a proposta e qualidade do item ofertado. Dessa forma, sua marca terá maior destaque entre a concorrência.

 

P de Praça 

O P de Praça não apenas deve ser compreendido como o local onde o seu produto será vendido, mas principalmente como será a colocação no mercado do seu empreendimento. Dessa forma, a praça refere-se aos meios de distribuição da empresa. Isso permitirá que o cliente entre em contato com o produto/serviço prestado, seja para a compra dele ou para obter alguma informação e suporte.

Segue perguntas interessantes de se responder para se obter as melhores praças:

  • Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
  • No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
  • Quais são os canais de divulgação a serem explorados?
  • O que se pode fazer de diferente em termos de distribuição de produto?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Essas respostas, juntamente com uma análise de localidade, vão prover insumos para facilitar a definir onde e como seu negócio deve estar acessível para os consumidores.

Muitas das vezes essa etapa pode parecer simples, principalmente devido aos artifícios da internet que facilitam a criação de e-commerce e lojas virtuais, porém, é necessário entender que não adianta possuir uma linda vitrine se não  há público em frente a ela, ou pior, se não o há o público-alvo do negócio.

 

P de Promoção 

O próximo ponto do Marketing Mix é o P de Promoção. O primeiro passo desse P é entender que ele não se trata sobre liquidações e sales, como vemos em lojas e shoppings. Nesse contexto, promoção configura-se como o ato de promover a marca e as soluções que ela oferta. Dessa maneira, a sua proposta de valor alcançará o seu respectivo nicho.

Para fazer com que a sua marca passe a se tornar referência no mercado, é necessário focar nas necessidades e desejos do cliente. 

  • Quando e onde você consegue transmitir (efetivamente) as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Quais os melhores canais (TV, rádio, internet, impressos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
  • Seu mercado é sazonal (vendas ou serviços prestados em datas específicos, como ovos de páscoa árvores de natal)? Qual, então, deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
  • Como os seus competidores fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual a influência deles sobre as suas ações?

 

Mas por que o  Mix de Marketing é tão importante?

Os 4 Ps do marketing é parte do sistema norteador de uma marca. Ele ajuda a definir importantes diretrizes da marca, é um grande impulsionador de vendas e também uma maneira de ser mais efetivo na conquista de clientela.

O Mix de Marketing está fortemente relacionado à ideia de não apenas fazer com que o público conheça o seu produto, mas também de fazê-lo enxergar seu diferencial no mercado. Planejamento é um processo fundamental e os 4 Ps do marketing representam um conceito de fácil acesso e entendimento, seja você já intimo com estratégias de marketing ou não. Portanto, aposte nesses pilares para poder vender mais e com muita qualidade.

 

Os 4 Ps são os pilares do Marketing, que auxiliam a vender mais e com muita qualidade. Entender sobre seu público-alvo, suas dores e como relacionar-se com ele é fundamental para alavancar seu negócio. Você já pensou em fazer uma pesquisa de público-alvo e aprender a como dialogar com ele? Entre em contato com a gente hoje mesmo!

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