Missão, Visão e Valores: como aplicá-los em seu Negócio

Durante a jornada empreendedora, é comum que donos de negócios ou até mesmo funcionários se questionem acerca da identidade da empresa. Dessa forma, ouvimos perguntas como “para onde minha empresa está indo?” ou “qual é minha motivação aqui dentro?”. 

Por isso, para responder perguntas como essas, grandes, médias e pequenas empresas ao redor de todo o globo se lançam na definição do que chamamos de Identidade Organizacional.

Identidade o que? Calma que nós te explicamos.

Por definição, a Identidade Organizacional é tudo aquilo que é central, distintivo e duradouro na organização de uma empresa. Sendo isso tudo baseado nas crenças compartilhadas pelos seus membros. Ademais, em outras palavras, a Identidade Organizacional é uma série de elementos que compõe a individualidade de uma organização. Assim, dentre esses elementos, 3 são principais: a Missão, a Visão e os Valores. A seguir, vamos explicar cuidadosamente cada um desses componentes abaixo, ensinando como aplica-los em seu negócio.

 

O QUE É MISSÃO?

A Missão de uma firma é o motivo pela qual ela existe, sua “razão de ser”. Por exemplo, o que, lá no fundo, faz os funcionários da Coca-Cola se levantarem de manhã bem cedo para trabalhar? Segundo ela, para “refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo, criar valor e marcar a diferença”.  Então, se observarmos bem, a missão aborda um objetivo de longo prazo, que não é atingido rapidamente e que exige tempo e esforço.

 

COMO FAZER UMA BOA MISSÃO?

Nessa lógica, para uma boa Missão, é importante que características menores da empresa já estejam bem claras e definidas para seus formuladores. Desta forma, essas características são:

  • O que minha empresa executará?
  • Por que minha empresa executará?
  • Qual o principal meio que ela usará para executar?
  • Para quem ela executará?
  • Qual o impacto social ela quer alcançar com sua atividade?

Dessa forma, tendo tais aspectos bem descritos, focando sempre na objetividade e clareza, agora é a hora de combiná-los entre si. Ainda que não necessariamente abordando todos esses aspectos. Para ilustrar, traremos a Missão da Ayra Consultoria.

Missão, Visão e Valores
A Missão da Ayra Consultoria

 

EXEMPLOS DE MISSÃO:

  1. Wal-Mart: “Vender por menos para as pessoas viverem melhor”.
  2. McDonald’s: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”.
  3. Disney: “Divertir e alegrar as pessoas”.
  4. Fiat: “Produzir automóveis que as pessoas queiram comprar e que tenham orgulho de possuir”.
  5. 3M: “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora”.
  6. Natura: “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar / Estar Bem”.
  7. HSBC: “Ser o maior grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores”.
  8. Nike: “Viver a alegria do avanço e usar a tecnologia em benefício do público”.

 

O QUE É VISÃO?

A Visão de um negócio é a afirmação responsável por nortear sua atividade nos próximos anos. Ou seja, a Visão representa onde esse negócio quer chegar como organização. Simples? Nem tanto. A realidade é que muitos gestores e empresas pecam gravemente por falta de objetividade – ou excesso de devaneio – em suas afirmações.

Por isso, ao formulá-las, esses autores acabam estabelecendo objetivos muito distantes e praticamente impossíveis de serem alcançados de verdade. Quando lidamos com negócios, lidamos com sonhos. Mas até que ponto devemos manter nossos sonhos em mente ou encarar a realidade que nos limita? A resposta está no equilíbrio: uma boa visão Visão é ousada e ambiciosa, mas entende a realidade em que o negócio está inserido.

 

COMO FAZER UMA BOA VISÃO?

Conforme dito anteriormente, nem sempre é fácil elaborar uma Visão madura. Para isso, torna-se importante, antes de tudo, delimitar um espaço de tempo para a organização atingi-la.

Ao contrário, diferentemente da Missão, é importante que a Visão, de tempos em tempos, seja avaliada e redefinida conforme o avanço da empresa. Nesse ponto, as empresas variam bastante entre si. Normalmente, empresas menores elaboram seus direcionamentos para um curto prazo e empresas maiores para um longo – mesmo que nem sempre.

Em seguida, algumas perguntas também são relevantes:

  • Em que posição de mercado quero que minha empresa esteja?
  • Como meus clientes precisam ver minha empresa no futuro?
  • Como minhas atividades devem estar daqui há alguns serviços?
  • O quanto posso escalar meu serviço ou produto em X anos?

Por fim, é hora de juntar as respostas acima em uma frase objetiva e memorizável por partes dos colaboradores do negócio.

 

EXEMPLOS DE VISÃO:

  1. Petrobras (até 2030): “Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida do seus públicos de interesse”.
  2. Ayra Consultoria (até 2018): “Consolidar-se como uma empresa júnior madura, focada na qualidade de projetos em 2018”.
  3. Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.
  4. Duratex: “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento”.
  5. Cacau-Show: “Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.
  6. Vale: “Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta”.
  7. O Boticário: “Ser a empresa que melhor atende e satisfaz as necessidades de produto, serviço e autorrealização de seus clientes”.
  8. Arcor: “Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional”.

 

O QUE SÃO VALORES?

Os valores de uma instituição são tudo aquilo que deve ser considerado como conduta e posturas ideais dentre seus colaboradores. Desse modo, servem para guiar as atitudes e comportamentos da organização nas mais diversas ocasiões do dia a dia. Consequentemente, tanto internamente, nas relações inCompany, como externamente, lidando com os stakeholders, os valores de uma empresa são inegociáveis e inflexíveis.

Nesse sentido, eles, de forma geral, correspondem a virtudes que, dentro da cultura de determinada firma, são especialmente levadas em consideração. Esse é o motivo pelo qual membros de empresas com uma forte Cultura Organizacional costumam conhecer seus valores na ponta da língua.

Como um exemplo de caso, temos a startup Stone. Essa é uma empresa recente que vende máquinas de pagamentos e escalou suas operações consideravelmente nos últimos anos. Mas quais são seus diferenciais?

Dentre muitos, uma grande diferença é representado por um de seus valores: “The Reason”. Sua descrição é a seguinte: “Para nós, o cliente não tem sempre razão. O cliente É a razão.”. É notório  que esse valor permeia todas as atividades da Stone e isso é ilustrado nos resultados recentes da startup. Sendo assim, nos últimos anos, ela ficou conhecida como uma das empresas brasileiras com melhor desempenho no Relacionamento com Clientes.

 

COMO FAZER BONS VALORES?

Para elaborar bons valores é necessário reunir sua equipe, se houver, e refletir acerca de quais são as boas práticas observadas em suas relações de trabalho. Para isso, tenha sempre um papel e uma caneta e anote até mesmo o que não soar excelente.

Só isso? Ainda não! Logo depois, é importante analisar criticamente e observar quais são as práticas ruins – que precisam de maior atenção – durante o dia a dia da firma.

Por fim, estude rapidamente o mercado. Observe concorrentes ou possíveis negócios referência e tente encontrar seus valores e inspirações (sempre evitando o plágio).

Também, para defini-los, tente ser pessoal e criativo, escolhendo nomes marcantes e definições claras e objetivas. Logo, cabe ressaltar que esses valores devem ser facilmente lembrados e mencionados por toda a empresa.

Missão, Visão e Valores
Como fazer Valores?

 

EXEMPLOS DE VALORES:

Stone:

  1. Own It: seja dono de suas escolhas. Não deixe a vida te levar, seja você mesmo protagonista do seu destino.
  2. Live The Ride: viva a jornada. Aqui, acreditamos em um trabalho com propósito, vivemos nossas missões.
  3. No Bullshit: não deixe que a burocracia atrapalhe seu resultado. Vá e vença.
  4. Team Play: se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em equipe.
  5. The Reason: para nós, o cliente não tem sempre a razão. O cliente É a razão.

Fiat:

  1. Satisfação do cliente: ele é a razão da existência de qualquer negócio.
  2. Valorização e respeito às pessoas: são as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
  3. Atuar como parte integrante do Grupo Fiat: juntos nossa marca fica muito mais forte.
  4. Responsabilidade social: é a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
  5. Respeito ao Meio Ambiente: é isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

 

Quanta informação, não é? Vemos constantemente clientes dizendo que montar uma Identidade Organizacional de um negócio pode ser difícil e trabalhoso.

Quer a ajuda de uma consultoria especializada? Solicite aqui um orçamento grátis para nossa equipe!

Contato

Peça o seu diagnóstico gratuito e saiba como evoluir sua empresa

Outras postagens

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

Antes de um usuário virar cliente existe um caminho extenso Por isso é de extrema

A importância do User Experience UX Antes de um usuário virar cliente existe um caminho

A importância da integração entre os membros de uma empresa A integração entre os membros