Saber como se posicionar nas mídias e outras plataformas digitais é de suma importância nos dias de hoje. Isso se dá porque grande parte dos possíveis clientes que você pode alcançar estão presentes no mundo virtual. Assim, dúvidas sobre a forma de falar e se portar nessas redes surgem de marcas de todos os tipos de mercado. Entenda de que forma o estabelecimento do Branding na sua empresa auxilia no processo de Posicionamento Digital.
Branding
Primeiro, é válido conceituar esse termo. Sendo assim, Branding nada mais é do que um conjunto de informações que ajudam no processo de construção da imagem de uma marca. Nesse viés, essa estratégia tem por fim fidelizar clientes, se destacar da concorrência, entre outras vantagens agregadoras. Ademais, o Branding de uma marca abrange o modo que ela deve se dirigir à um cliente, a como ela deve falar nos veículos de comunicação, sua paleta de cores, sua identidade organizacional (missão, visão e valores), podendo ir além.
O Branding deve representar a essência da marca e o que a move. Sendo assim, para definir essa estratégia no seu negócio é ideal que tenha um alinhamento sobre o propósito da empresa e o que a impulsiona. A partir disso, deve ser criada a logo, a paleta de cores, a identidade organizacional e o tom de voz. Todos esses componentes do Branding transmitem para o público o que a marca preza.
Por exemplo, não é vantajoso para uma marca que busca atingir um público mais jovem, se apropriar de uma linguagem muito formal ou rebuscada. Assim como, para uma empresa que lida diariamente com seus clientes, não possuir um valor que preze por uma boa relação, é de fato nada satisfatório. Isto posto, é notório que para o estabelecimento do Branding da sua marca e consequentemente um Posicionamento Digital coerente, deve-se ter bem definido, entre outras coisas, o público alvo.
Qual a relação entre Branding e Posicionamento digital?
Uma vez que você tem, principalmente, o tom de voz e identidade organizacional bem definidos, a forma que sua marca vai passar a se posicionar no mundo virtual já está mais concreta, visto que o Posicionamento digital é composto majoritariamente por esses dois pilares do Branding. Isso se dá porque com o estabelecimento da mensagem que seu negócio quer transmitir, assim como os valores que ele preza, o conteúdo vai ser disseminado com mais clareza. Além disso, tende a gerar mais identificação e empatia por parte do consumidor que pode simpatizar com a missão, visão ou valores da sua marca (identidade organizacional). Já o tom de voz, cria uma espécie de personalidade à marca que estabelece a linguagem que ela deve usar e o modo que deve se portar desde o momento da tirada de dúvidas até um post rotineiro.
Indo além…
O Posicionamento Digital do seu negócio pode ir muito além do exposto. Sendo assim, sua presença nas diversas plataformas da atualidade deve ser constante. A fim de fidelizar clientes e conquistar usuários interessados no seu material, não se deve abrir mão de criar uma rotina de postagens. Além disso, não basta investir em conteúdos sem qualidade. Isto posto, crie materiais que façam parte da sua esfera de mercado e que seja de domínio de quem estiver escrevendo.
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